Importância e relação entre educação integral, qualidade e equidade na educação, e o diretor escolar.
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061118Palavras-chave:
administrador educacional, qualidade e equidade educacional, educação, liderança, equidade educacionalResumo
A sociedade, como entidade dinâmica em constante mudança, busca formas e meios para potencializar seu desenvolvimento, incluindo uma educação de qualidade com equidade para todos. Assim, ao se responsabilizar pela formação integral do cidadão, este se preocupa com a função de construir e promover conhecimentos, saberes, valores, técnicas, atitudes, aptidões e competências para a atuação do ser humano nos diferentes espaços em que atua. opera. . Soma-se ao exposto o fato de que a educação tem grande impacto no tipo e na qualidade de vida do sujeito; assim como a ascensão social. Além disso, se for considerada a influência da globalização, do desenvolvimento tecnológico, do progresso científico e de outros fenômenos que determinam a necessidade de modificar a visão do mundo que o cerca e de atuar nele, onde assume maior importância como meio de resposta a ele. Destaca-se, portanto, o papel e a responsabilidade de quem participa do processo de educar e do sistema educacional. Em particular, este artigo destaca o trabalho do gestor nessas áreas. Da mesma forma, algumas de suas funções são mencionadas, bem como seu papel como líder. Para isso, é feita uma bagagem teórica dos tipos de liderança que este pode exercer. Por fim, analisa-se o trabalho do orientador que ele pôde desenvolver de modo a favorecer o aprimoramento das diversas instituições de ensino.
Downloads
Referências
Acosta, E. (2019). Influencia de un programa didáctico, basado en la metacognición, en la comprensión lectora del inglés en estudiantes universitarios [Tesis Doctoral, Universidad Nacional de Trujillo]. Repositorio institucional de la Universidad Nacional de Trujillo. https://dspace.unitru.edu.pe/handle/UNITRU/14060
Aponte, L., Beleño de Castro, N., Molina, G. y Tafur, J. (2015). Calidad Educativa y Gestión Escolar. Corporación Universitaria Latinoamericana.
Arias, F. (2007). Educación en la globalización: un cambio en la perspectiva. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 5 (1), 1-18. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77350103
Arroyo, J. (2009). Gestión directiva del currículum. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 9 (2), 1-17. https://www.redalyc.org/pdf/447/44713058021.pdf
Avendaño, W. y Guacaneme, R. (2016). Educación y globalización: una visión crítica. Civilizar. Ciencias Sociales y Humanas, 16 (30), 191-206. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=100246672012
Benavides, C. y Tovar, N. (2017). Estrategias didácticas para fortalecer la enseñanza de la comprensión lectora en los estudiantes del grado tercero de la Escuela Normal Superior de Pasto [Tesis de Maestría, Universidad Santo Tomás]. Repositorio institucional de la Universidad Santo Tomás. https://repository.usta.edu.co/bitstream/handle/11634/9533/BenavidesCristian2017.pdf?sequence
Blancas, E. (2018). Educación y desarrollo social. Horizonte De La Ciencia, 8(14), 113-121. https://revistas.uncp.edu.pe/index.php/horizontedelaciencia/article/view/298/313
Blanco, M. (2005). La educación de calidad para todos empieza en la primera infancia. Revista enfoques educacionales, 7 (1), 11-33. DOI: 10.5354/0717-3229.2005.48175
Bodero, H. (2014). El impacto de la calidad educativa. Apunt. Cienc. Soc., 04(01), 112-117. https://doi.org/10.18259/acs.2014011
Bolívar, A. (2010). El liderazgo educativo y su papel en la mejora: Una revisión actual de sus posibilidades y limitaciones. Psicoperspectivas, 9 (2), 9-33. https://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/view/112
Castillo, M. y Gamboa, R. (2012). Desafíos de la educación en la sociedad actual. Diálogos educativos, 12 (24), 55-69. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4156179
Castro, E., Guateque, J. y Londoño, P. (2022). Importancia del docente y su formación en las reformas educativas en Latinoamérica. Pedagogía y Sociedad, 25 (63), 18-42. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/1407
Constitución Política de Colombia [Const.]. Arts. 44-45. 7 de julio de 1991 (Colombia).
Cuervo, F. (2021). Fortalecimiento en los procesos de aprendizaje del inglés como lengua extranjera por medio de la didáctica no parametral [Tesis de maestría, Corporación Universitaria Minuto de Dios]. Repositorio institucional de Corporación Universitaria Minuto de Dios. https://repository.uniminuto.edu/handle/10656/14089
Cuevas, M., Díaz , F. e Hidalgo, V. (2008). Liderazgo de los directores y calidad de la educación. Un estudio del perfil de los directivos en un contexto pluricultural. Profesorado, Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 12 (2),1-20. http://www.ugr.es/~recfpro/rev122COL3.pdf
De la Cruz, G. (2017). Igualdad y equidad en educación: retos para una América Latina en transición. Educación, 25 (51), 159-178. http://www.scielo.org.pe/pdf/educ/v26n51/a08v26n51.pdf
De la Garza, M., Cervantes, A., Guzmán, E. y Ramos, C. (2017). Características del liderazgo del administrador educativo de las Instituciones de Educación Superior en México. Actualidades Investigativas en Educación, 17(3), 1-26. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v17i3.29871
De Vincezi, A. y Tudesco, F. (2009). La educación como proceso de mejoramiento de la calidad de vida de los individuos y de la comunidad. Revista Iberoamericana de educación, 49 (7), 1-12. https://rieoei.org/RIE/article/view/2047
Díaz, E. A. (2020). Educación y pedagogía: Un desafío de todos los tiempos. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 4(7), 10-13. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040701
Díaz, T. y Alemán, P. (2008). La educación como factor de desarrollo. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (23), 1-15. https://www.redalyc.org/pdf/1942/194220391006.pdf
Espinoza, E. y Campuzano, J. (2019). La formación por competencias de los docentes de educación básica y media. Revista Conrado, 15(67), 250-258. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1990-86442019000200250
Forero, I. (2009). La sociedad del conocimiento. Revista Científica General José María Córdova, 5 (7), 40-44. https://www.redalyc.org/pdf/4762/476248849007.pdf
Formichella, M. (2011). Análisis del concepto de equidad educativa a la luz del enfoque de las capacidades de Amartya Sen. Educación, 35 (1), 1-36. https://www.redalyc.org/pdf/440/44018789001.pdf
Gajardo, J. y Ulloa J. (2016). Liderazgo Pedagógico, Conceptos y Tensiones. Nota Técnica N°6, LIDERES EDUCATIVOS, Centro de Liderazgo para la Mejora Escolar: Universidad de Concepción.
Gamboa, E. y Cruz, M. (2021). Influencia de la comprensión lectora en el pensamiento crítico en estudiantes de educación primaria. Polo del Conocimiento, 6(12), 620-643. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/download/3394/7613
Gamboa, M., Patiño, M. y García, A. (2017). El liderazgo del director escolar: ¿influye en la calidad educativa de la escuela secundaria? [Ponencia]. Congreso nacional de investigación educativa, COMIE. México. http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/2865.pdf
Gavilanez, S. (2021). Propuesta didáctica basada en la comprensión sintáctica contextualizada del inglés para desarrollar habilidades lingüísticas en estudiantes “Language Center Los Andes” [Tesis Doctoral, Universidad Nacional de Trujillo]. Alicia. https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UNIT_67713018f7b319b1b8f76be066fc92d6/Details
Guzmán, M. (2011). Sociedad y educación: La educación como fenómeno social. Foro Educacional (19), 109-120. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6429461.pdf
Ibáñez, M. (2017). Inclusión y equidad: un análisis con base en el acceso y logros para el nivel medio de educación en Argentina. Semestre Económico, 20 (43), 111-138. http://www.scielo.org.co/pdf/seec/v20n43/0120-6346-seec-20-43-00111.pdf
Jandrić, P. y McLaren, P. (2020). Postdigital cross border reflections on critical utopia. Educational Philosophy and Theory, 52(14), 1470–1482. https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1731687
Jessup, M., Pulido, R. y Fernandez, M. (2013). Formación docente y educación para el desarrollo humano integral. Revista internacional Magisterio, educación y pedagogía, (65). https://bibliotecadigital.magisterio.co/revista/no-65-formaci-n-docente
León, G. (2004). La educación en el contexto de la globalización. Rhela, 6 (6), 343-354. https://www.redalyc.org/pdf/869/86900620.pdf.
Ley 1075 de 2015. Por el cual se adiciona el Decreto 1075 de 2015 Único Reglamentario del Sector Educación, para reglamentar la Ley 1740 de 2014. 26 de mayo de 2015. D.O. No. 49523. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-353594_recurso_1.pdf
Ley 115 de 1994. Por la cual se expide la Ley General de Educación. 8 de febrero de 1994. D.O. No. 41214. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf
López, A. y Zawady, Y. (2021). Estrategias didácticas innovadoras para una educación inclusiva en estudiantes con problemas de aprendizaje [Tesis de maestría, Universidad de la Costa]. Repositorio institucional de la Universidad de la Costa https://repositorio.cuc.edu.co/bitstream/handle/11323/8748/ESTRATEGIAS%20DID%C3%81CTICAS%20INNOVADORAS%20PARA%20UNA%20EDUCACI%C3%93N%20INCLUSIVA%20EN%20ESTUDIANTES%20CON%20PROBLEMAS%20DE%20APRENDIZAJE.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Martínez, F. (2009). Formación integral: compromiso de todo proceso educativo. Docencia Universitaria, 10 (1), 123 – 135. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistadocencia/article/view/1393
Martínez, Y. (2014). El liderazgo transformacional en una institución educativa pública. Educación 23(44), 7-28. https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/8938
Martins, F., Cammaroto, A., Neris, L. y Canelón, E. (2009). Liderazgo transformacional y gestión educativa en contextos descentralizados. Actualidades Investigativas en Educación, 9 (2), 1-27. https://www.redalyc.org/pdf/447/44713058008.pdf
Medina - Orozco, L. A. (2022). La acreditación en alta calidad de la Educación Superior. Expectativas, efectos y retos. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(10), 61-74. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061004
Ministerio de Educación Nacional de Colombia [MEN]. (1998). Serie Lineamientos Curriculares Idiomas Extranjeros. Ministerio de Educación Nacional.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia [MEN]. (2006). Serie Guías 22. Estándares básicos de competencias en lenguas extranjeras: inglés. Ministerio de Educación Nacional.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia [MEN]. (2016). Orientaciones y principios Pedagógicos Currículo Sugerido De Inglés. Ministerio de Educación Nacional.
Miranda, E. (2002). La supervisión escolar y el cambio educativo. Un modelo de supervisión para la transformación, desarrollo y mejora de los centros. Profesorado, revista de currículum y formación del profesorado, 6 (1), 1-15. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41963
Miranda, S. (2016). La gestión directiva: un concepto construido desde las comprensiones de los directivos docentes de las escuelas públicas bogotanas. RIDE Revista Iberoamericana Para La Investigación Y El Desarrollo Educativo, 7(13), 562 - 589. https://www.ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/245
Mogollón, A. (2006). Funciones de la supervisión escolar en Venezuela. Actualidades Investigativas en Educación, 6(3),1-22. https://www.redalyc.org/pdf/447/44760307.pdf
Molina Benavides, L. S., Rey Martín, C., Vall Casas, A., y Clery Aguirre, A. G. (2017). La evaluación de las instituciones de educación superior. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 1(1), 43-58. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010103
Nova, A. (2015). La formación integral: una apuesta de la educación superior. Cuestiones De Filosofía, 1(18), 185 - 214. https://doi.org/10.19053/01235095.v1.n18.2016.5363
Ocando, H. (2017). La supervisión educativa como elemento clave para alcanzar la calidad educativa en las escuelas públicas. Omnia, 23(3), 42-57. https://produccioncientificaluz.org/index.php/omnia/article/view/23325
Olín, I. (2018). La comprensión lectora en el idioma inglés y su influencia en el aprendizaje significativo, en los estudiantes del tercer semestre en la especialidad de educación inicial del Instituto de Educación Superior Pedagógico Público Arequipa, Cayma [Tesis de maestría, Universidad Nacional San Agustín de Arequipa]. Repositorio institucional UNSA. http://repositorio.unsa.edu.pe/handle/UNSA/8367
Orozco, J., Olaya, A. y Villate, V. (2009). ¿Calidad de la educación o educación de calidad? Una preocupación más allá del mercado. Revista Iberoamericana De Educación, 51, 161-181. https://doi.org/10.35362/rie510637
Plancarte, P. (2017). Inclusión educativa y cultura inclusiva. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva 10(2), 213-226. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/294
Quintana, Y. (2018). Calidad educativa y gestión escolar: una relación dinámica. Educación y Educadores, 21(2), 259-281. https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.2.5
Rodríguez, G. (2011). Funciones y rasgos del liderazgo pedagógico en los centros de enseñanza. Educación y Educadores, 14 (2), 253-267. https://www.redalyc.org/pdf/834/83421404003.pdf
Sánchez, J. (2012). El liderazgo y la administración en un ambiente global cambiante y su impacto en las escuelas formadoras de docentes. Visión Educativa IUNAES, 6 (13), 6-14. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3995851.pdf
Seclén, R. (2015). Programa de estrategias metodológicas para mejorar la comprensión lectora de inglés especializado en los estudiantes del primer ciclo de la facultad de medicina veterinaria de la Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo [Tesis de maestría, la Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo]. Repositorio institucional de la Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo. https://repositorio.unprg.edu.pe/handle/20.500.12893/7976
Spencer, H. (2004). ¿Qué es una sociedad? Una sociedad es un organismo. Reis. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, (107), 231-243. https://www.redalyc.org/pdf/997/99717665010.pdf
Vásquez, A. (2013). Calidad y calidad educativa. Investigación Educativa, 17 (2), 49-71. https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/educa/article/download/8206/7157/
Yugcha, M. (2017). Actividades interactivas basadas en cuentos tradicionales ecuatorianos como apoyo a la comprensión lectora del idioma inglés [Tesis de maestría, Pontificia Universidad Católica del Ecuador]. Repositorio PUCESA. https://repositorio.pucesa.edu.ec/handle/123456789/2005
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.