Avaliação dos professores: imaginários e percepções dos educadores nos departamentos de Cundinamarca e Boyacá
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061103Palavras-chave:
avaliação do professor, prática pedagógica, retroalimentação (Tesauro), desempenho, instrumentos e percepções (Palavras-chave sugeridas pelos autores)Resumo
Este trabalho é um exercício derivado de um projeto de pesquisa nacional que procurou investigar sobre os imaginários e percepções dos professores do magistério oficial em relação à Avaliação de Caráter Diagnóstico Formativa -ECDF- cinco anos após sua implementação. O artigo é abordado especificamente da perspectiva dos professores dos departamentos de Cundinamarca e Boyacá no que diz respeito à avaliação dos professores. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, de tipo avaliativo e descritivo, no qual foi colhida uma amostra não-probabilística de 171 professores do setor oficial sob o Decreto 1278/02, pertencentes às entidades territoriais e secretarias de educação dos departamentos em questão. Esta pesquisa produziu uma abordagem com educadores de contextos urbanos e rurais com o objetivo de promover espaços de reflexão pedagógica. Com base nos resultados da pesquisa de campo, propõe-se se a -ECDF- permite a melhoria das práticas pedagógicas em sala de aula e, consequentemente, tem um impacto na melhoria da qualidade da educação. O resultado é um espaço para analisar e avaliar a relevância deste teste e a noção que os educadores têm sobre ele.
Downloads
Referências
Aarón, M. (2016). El contexto, elemento de análisis Para enseñar. Zona Próxima, 25, 34-48. https://www.redalyc.org/pdf/853/85350504004.pdf
Álvarez, M. y Barreto, C. (2013). Mujeres y docencia. Una mirada desde la historia de vida contada por sus protagonistas. Saber, Universidad De Oriente, Venezuela, 25 (1), 104-110. http://ve.scielo.org/pdf/saber/v25n1/art12.pdf
Arizmendi, A., y Saa-García, B. (2018). La evaluación docente en Colombia. Revista Educación, Política Y Sociedad, 3(2), 60–75. https://revistas.uam.es/reps/article/view/12320
Alliaud, A. (2014). Formación de Profesores para la Calidad de la Enseñanza Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 22, 1-15. https://www.redalyc.org/pdf/2750/275031898111.pdf
Constitución Política de Colombia [Const]. Art. 68. 7 de julio de 1991 (Colombia).
Departamento Administrativo Nacional de Estadística (2020). En Boletín Técnico de educación formal /EDUC. 2020. https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/boletines/educacion/bol_EDUC_20.pdf
De Zubiría, J. (10 de diciembre de 2014). La evaluación de los docentes en Colombia. Revista Semana. http://www.semana.com/educacion/articulo/la-evaluacion-de-los-docentes-en-colombia/411775-3
Díaz-Bravo, L., Torruco-García, U., Martínez-Hernández, M., y Varela- Ruiz, M. (2013). La entrevista, recurso flexible y dinámico. Investigación En Educación Médica, 2(7), 162-167. http://www.riem.facmed.unam.mx/index.php/riem/article/view/430
Federación Colombiana de Educadores -FECODE-. (3 de febrero de 2018). Boletín Encuentro No 541. FECODE. http://fecode.edu.co/images/boletin_encuentro/Boletin%20Encuentro%202018/BOLETIN%20ENCUENTRO%20N_%20541.pdf
Gajardo, J. y Ulloa, J. (2016). Observación y retroalimentación docente como estrategias de desarrollo profesional docente (N°7). LÍDERES EDUCATIVOS: centro de liderazgo para la mejora escolar. Universidad De Concepción. https://www.lidereseducativos.cl/wp-content/uploads/2017/01/nt-7.pdf
Gallego, A. y Vásquez, O. (2015). Pruebas de ascenso y reubicación salarial en maestros. Un problema de dignificación de la labor docente Título. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 46, 60-70. http://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/699/1226
Guzmán Marín, F. (2018). La experiencia de la evaluación docente en México: Análisis crítico de la imposición del servicio profesional docente. Revista Interamericana de Evaluación Educativa, 11(1), 135-158.
Hernández, R. (2017). Impacto de las TIC en la educación: retos y perspectivas. Propósitos y representaciones, 5(1), 325-347. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5904762.pdf
Huerta, M. (2018). Evaluación basada en evidencias, un nuevo enfoque de evaluación por competencias. Revista De Investigaciones De La Universidad Le Cordon Bleu, 5(1), 159-171. https://doi.org/10.36955/RIULCB.2018v5n1.0011
Lozano, D. (2008). La evaluación de docentes en Colombia: una práctica instrumental y burocrática. Actualidades pedagógicas, (51), 133 - 148. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1124&context=ap
Lozano Medina, A. (2020). La evaluación docente en México: el caso de la educación media superior. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 4(7), 67-77. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040706
López, N., D'lessandre, V. y Pla, J. (2006). Educación y desigualdad social. Buenos Aires: Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación. https://www.aacademica.org/jesicalorenapla/25.pdf
Mcconnell, M. (2019). Emociones en educación: cómo las emociones, cognición y motivación influyen en el aprendizaje y logro de los estudiantes. Revista mexicana de bachillerato a distancia, 11 (21), 109-129. 10.22201/Cuaed.20074751e.2019.21.68217
Ministerio de Educación Nacional.(14 de septiembre de 1979). Decreto Número 2277 de 1979.DIARIOOFICIAL 35374. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-103045_archivo_pdf.pdf
Ministerio de Educación Nacional.( 19 de junio de 2002). Decreto Número 1278 de 2002. DIARIO OFICIAL 44840. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-86102_archivo_pdf.pdf
Ministerio de Educación Nacional.( 26 de mayo de 2015). Decreto Decreto Único Reglamentario del Sector Educación 1075 de 2015. DIARIO OFICIAL 49523.https://www.mineducacion.gov.co/portal/normativa/Decretos/351080:Decreto-No-1075-del-26-de-mayo-de-2015
Ministerio de Educación Nacional.( 21 de octubre de 2016). Decreto 1657 de 2016. DIARIOOFICIAL50033.https://www.mineducacion.gov.co/portal/normativa/Decretos/382070:Decreto-1657-de-octubre-21-de-2016
Morales-Soto, J. A., y Pérez-Trujillo, A. R. (2021). Experiencias de docentes evaluadores certificados en México. Reflexiones en torno a la evaluación del desempeño docente. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(9), 100-115. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050908
Muñoz, J., Villagra, C. y Sepúlveda, S. (2016). Proceso de reflexión docente para mejorar las prácticas de evaluación de aprendizaje en el contexto de la educación para jóvenes y adultos. Folios, (44), 77-91. http://www.scielo.org.co/pdf/folios/n44/n44a05.pdf
Murillo, F.J. (2007). Evaluación del desempeño y carrera profesional docente. Una Panorámica De América Y Europa. Santiago De Chile: Unesco. [2ª Ed. Revisada]
Murillo, J. & Hidalgo, N. (2016). Hacia un proceso de evaluación docente justo y socialmente justo. Revista iberoamericana de Evaluación, 9 (2), 5-8. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5127733.pdf
Nieto, M. y Delgado, M. (2006). Procesos de valoración y emoción: características, desarrollo, clasificación y estado actual. Reme, 9 (22). http://reme.uji.es/articulos/numero22/revisio/num22revisio.pdf
Niño, L. S. (2001). Las tendencias predominantes en la evaluación docente. Opciones Pedagógicas, 24, 45-65
Puryear, J. (2000). La educación en América Latina. Retos y desafíos. Programa de promoción de la reforma educativa en América Latina y el Caribe. https://www.oei.es/historico/reformaseducativas/educacion_AL_problemas_desafios_puryear.pdf
Rodríguez, H. (2017). Importancia de la formación de los docentes en las instituciones educativas. Revista Ciencia Huasteca, 5(9). https://Www.Uaeh.Edu.Mx/Scige/Boletin/Huejutla/N9/E2.Html
Ronquillo, S., Moreira, C. y Verdesoto, O. (2016). La evaluación docente una propuesta para el cambio en la facultad de administración de la universidad ecuatoriana. Revista Universidad Y Sociedad, 8 (2), 125-131. http://rus.ucf.edu.cu/
Rueda, M. (2014). Evaluación docente: La valoración de la labor de los maestros en el aula. Revista Latinoamericana de Educación Comparada (6), 97 - 106. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6507434
Vera, J. y Rodríguez, C. (2007). Evaluación de la práctica docente en escuelas urbanas de educación primaria en Sonora. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 12 (35), 1129-1151.http://Www.Scielo.Org.Mx/Pdf/Rmie/V12n35/1405-6666-Rmie-12-35-1129.Pdf
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.