Percepção da importância das competências tecnológicas em professores de escolas rurais

Autores

  • Marcos Gerardo Minor Jiménez Escuela de Ciencias de la Educación
  • Azael Cortes Dueñas Escuela de Ciencias de la educación

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog19.03030404

Palavras-chave:

Formação contínua; percepção; competências profissionais de professores; competências tecnológicas; escolas rurais

Resumo

Atualmente, os professores de qualquer nível educativo, desde ensino fundamental até ensino médio, enfrentam um desafio como a incursão da tecnologia no campo educativo. Nesse sentido, é importante saber o que acontece com os professores das escolas rurais, como tem influenciado neles a tecnologia? E saber se, eles possuem as competências tecnológicas e os recursos necessários para melhorar sua prática educacional? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo geral descrever a percepção sobre a importância das competências tecnológicas dos professores de educação básica de escolas rurais do Estado de Nuevo León (México), para desenvolver o restante de suas competências profissionais. Nesta primeira abordagem ao objeto de estudo, foi abordado a partir do enfoque quantitativo de tipo descritivo; onde os sujeitos de estudo foram professores do ensino fundamental de escolas rurais que fizeram um curso de formação em competências tecnológicas em um Centro Estadual de Formação de Professores. Conclui-se que os professores consideram que as competências tecnológicas influenciam positivamente no desenvolvimento do restante de suas competências profissionais, bem como naquelas em que consideram ter maior ou menor influência de acordo com sua experiência na prática educativa.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Marcos Gerardo Minor Jiménez, Escuela de Ciencias de la Educación

    Doctor en Educación, Escuela de Ciencias de la Educación. Grupo de Investigación, Escuela de Ciencias de la Educación. E-mail: mark_minor43@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6802-8937. Nuevo León, México. género en convocatorias de CONACYT

  • Azael Cortes Dueñas, Escuela de Ciencias de la educación

    Magister en Administración Educativa, Escuela de Ciencias de la Educación. Secretaría de Educación Nuevo León. E-mail:azaelcortes@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8931-3115. Nuevo León, México.

Referências

Angulo, A.J.; Báez, P.E.; Serna, A.M. & Valdés, C.A. (julio-diciembre, 2014). Percepción del profesorado universitario sobre las competencias tecnológicas en la práctica docente. La Sociedad Mexicana, 44. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/272022057_Percepcion_del_profesorado_universitario_sobre_competencias_tecnologicas_en_la_practica_docente

Arancibia, M.M.; Araneda, R.S.; Cabero-Almenara, J. & Valdivia, Z.I. (enero-marzo, 2018). Percepciones de profesores y estudiantes de la formación virtual y de las herramientas en ellas utilizadas. Revista Diálogos Educativos, 18(56), 149-163. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/324106669_Percepciones_de_profesores_y_estudiantes_de_la_formacion_virtual_y_de_las_herramientas_en_ellas_utilizadas_Teachers%27_and_students%27_perceptions_on_virtual_training_and_the_tools_used_in_it [accessed Jun 29 2018].

Cebrían, M. & Gallego, A.M. (2011). Procesos educativos con TIC en la sociedad del conocimiento. España. Editorial Pirámide.

Fernández, M.R. (enero-febrero, 2003). Competencias profesionales del docente en la sociedad del siglo XXI. Organización y Gestión Educativa: Revista del Fórum Europeo de Administradores de la Educación, 11(1), 4-7. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/buscar/documentos?querysDismax.DOCUMENTAL_TODO=competencias+profesionales+del+docente+en+la+sociedad+del+siglo+XXI

Ferrández, A. (2002). Ideas para seguir reflexionando sobre educación. España: Universidad Autónoma de Barcelona.

Gallego, D. J. (enero, 2001). Internet: estrategias para una innovación educativa. En I congreso internacional Educared, Fundación Telefónica. Madrid. Recuperado de http://www.educared.org/global/congresoi/pdf/congreso-i/Ponenciagallego.PDF

Gimeno, S. (Comp.).(2008). Educar por competencias ¿qué hay de nuevo? España: Editorial Morata.

Instituto Nacional de Geografía y Estadística (INEGI). (2015). Estadísticas. Población. Censo Económico. Recuperado de http://www.inegi.org.mx/

Gutiérrez, P.M. & Prendes, E.M. (mayo-agosto, 2013). Competencias tecnológicas del profesorado en las Universidades Españolas. Revista de Educación, 361, 196-222. Recuperado de https://sede.educacion.gob.es/publiventa/detalle.action?cod=15860

Rocha, E. (2010). Educación a distancia. Retos y tendencias. México: Universidad Autónoma de Nuevo León.

Secretaría de Educación Pública de México, Subsecretaria de Educación Media Superior. (2008, 29 de octubre). Acuerdo secretarial 447. Por el que se establecen las competencias docentes para quienes impartan educación media superior en la modalidad escolarizada. Recuperado de http://cosdac.sems.gob.mx/homedd.php

Secretaría de Educación Pública de México, Dirección General de Educación Superior para Profesionales de la Educación. (octubre, 2009). Modelo integral para la formación profesional y el desarrollo de competencias del maestro de educación básica (Documento de trabajo). Recuperado de http://www.dgespe.sep.gob.mx/public/gt-en/acuerdos/subcomisiones/RIPEEN/14-Oct-2009/modelo_integral_doc.pdf

Secretaría de Educación Pública de México (agosto,2012). Acuerdo secretarial 649. Por el que se establecen el plan de estudios para la formación de maestros de educación primaria. Diario Oficial de la Federación. Recuperado de: https://www.dgespe.sep.gob.mx/public/normatividad/acuerdos/acuerdo_649.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2008). Estándares de competencias en TIC para docentes. Recuperado de: http://www.eduteka.org/pdfdir/UNESCOEstandaresDocentes.pdf

Publicado

2019-06-05

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Percepção da importância das competências tecnológicas em professores de escolas rurais. (2019). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 3(4), 57-71. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog19.03030404

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>