Validação de instrumentos para medir a autogestão da aprendizagem e competências informacionais em um sistema de sala de aula on-line
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061113Palavras-chave:
alfabetização informativa, aprendizagem on-line, autogestão (Tesauros)Resumo
O objetivo desta pesquisa é validar instrumentos para medir a capacidade do estudante de alcançar a aprendizagem autogerida e o nível de competências informacionais que ele gerencia, em um contexto de sala de aula on-line, utilizado em uma amostra de 218 alunos do ensino médio da Escola Alberto Hurtado, na comuna de Villarrica. Foi utilizado o programa O SPSS v28.0 para testar a confiabilidade dos instrumentos usando o coeficiente Alfa do Cronbach. O primeiro instrumento avaliou a aprendizagem autogerida, composto de 34 indicadores, cuja análise rendeu uma pontuação de .901. O segundo instrumento avaliou as competências informativas, composto de 18 indicadores, cuja análise deu um resultado .903. Vale a pena mencionar que a validade dos dois instrumentos foi avaliada por um painel de especialistas. Com os resultados acima mencionados, conclui-se que ambos os instrumentos são válidos e confiáveis para serem aplicados no Chile a um grupo de estudantes com características similares.
Downloads
Referências
Abad -Salgado, A. M. (2021). Reflexiones sobre los procesos de enseñanza/ aprendizaje en la educación a distancia1. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 5(9), 132-148. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050910
Barberá, E. (2008). Aprender e-learning. Barcelona: Paidós.
Beltrán. J. A. (2003), Estrategias de aprendizaje. Revista de Educación, 332, 55-73 http://s623319320.web-inicial.es/wp-content/uploads/2019/03/Lectura-estrategias-de-aprendizaje.pdf
Cabero Almenara, J. (coord.) (2010). Tecnología educativa. Mc Graw Hill.
Cabero Almenara, J. (2014). Nuevas miradas sobre las TIC aplicadas a la educación. Revista Digital Andalucía Educativa, 81. https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/40732/Nuevas_miradas_sobre_las_TIC_aplicadas_en_la_educacion.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Cerda, C., & Saiz, J. L. (2015). Aprendizaje autodirigido en estudiantes de pedagogía chilenos: un análisis psicométrico. Self-directed learning in Chilean student teachers: A psychometric analysis. Suma Psicológica, 22(2), 129-136. https://doi.org/10.1016/j.sumpsi.2015.08.004
Chaves Barboza, E. (2014). Autogestión del aprendizaje en la investigación educativa sobre Entornos Personales de Aprendizaje (PLE): Una revisión de literatura. EDMETIC, 3(2), 114-134. https://doi.org/10.21071/edmetic.v3i2.2892
Chianchana, C. (2016). Developing of the measurement Model of self-directed learning characteristics. Iccsbs 2016 - the Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences. United Kingdom: Future Academy. http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2016.05.2
Conde-Rodríguez, A. (2003). Potencialidades educativas de la comunicación telemática en un sistema de teleformación. (Tesis Doctoral presentada en marzo de 2003, sin publicar). Universidad de Huelva. España. http://hdl.handle.net/10272/6432
Daura, F. (2015). Aprendizaje autorregulado y rendimiento académico en estudiantes del ciclo clínico de la carrera de Medicina. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 17(3), 28-45. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/408/1293
García Llorente, H. J., Martínez Abad, F., & Rodríguez Conde, M. J. (2019). Validación de un instrumento de evaluación de competencias informacionales autopercibidas en educación secundaria obligatoria. Anales de Documentación, 22(1). https://doi.org/10.6018/analesdoc.22.1.305641
Garrote Rojas, D., Garrote Rojas, C. & Jiménez Fernández, S. (2016). Factores influyentes en motivación y estrategias de aprendizaje en los alumnos de grado. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(2), 31-44. https://doi.org/10.15366/reice2016.14.2.002
Gómez Hernández, J. (2009). Las bibliotecas universitarias y el desarrollo de las competencias informacionales en los profesores y los estudiantes. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, 7(2), 39-49. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78016225014
Kima, S. & Lee, K. (2018). Development and Validation of Self-directed Learning Ability Test (SDLAT) for Elementary School Students. International Electronic Journal of Elementary Education, 10(5), 551-557. https://doi.org/10.26822/iejee.2018541304
Kraus, G., Formichella, M. y Alderete, M. (2019). El uso del Google Classroom como complemento de la capacitación presencial a docentes de nivel primario. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (24), 79-90. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-99592019000200010&lng=es&tlng=es
Mateo-Girona , M. T., Agudelo-Ortega , J. A., & Caro-Lopera, M. Ángel. (2021). El uso de herramientas TIC para la enseñanza de la escritura argumentativa. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 5(8), 80-98. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050806
Panadero, E. (2017). A Review of Self-regulated Learning: Six Models and Four Directions for Research. Frontiers in Psychology, 8 (422), 1-28. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00422
Pinto, M. & Guerrero, D. (2017). Cómo perciben las competencias informacionales los estudiantes universitarios españoles: un estudio de caso. Investigación bibliotecológica. Investigación bibliotecológica, 31(73), 213–236 https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2017.73.57854
Piscitelli, A. (2002.) Metacultura: El eclipse de los medios masivos en la era de Internet. La Crujía.
Plasencia -Díaz, A. (2021). ¿Hacia una nueva realidad educativa? Complejidad, educación y poscovid. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 5(9), 10-13. https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/article/view/241
Rosales, C., Sánchez, R. & Muñoz, S. (2019). Escala de aprendizaje autogestivo en estudiantes universitarios de la carrera de psicología de un sistema en línea. Hamut´ay, 6(2), 102-125. http://dx.doi.org/10.21503/hamu.v6i2.1778
Salas Lamadrid, C. (2007). Alfabetización informacional en la educación básica: El concepto adaptado a la realidad chilena. Serie Bibliotecología y Gestión de Información, 52. http://eprints.rclis.org/handle/10760/9172
Suh, H. N., Wang, K. T. & Arterberry, B. J. (2015). Development and Initial Validation of the Self-Directed Learning Inventory with Korean College Students. Journal of Psychoeducational Assessment, 33(7), 687-697. https://doi.org/10.1177/0734282914557728
Uribe-Tirado, A. (2010). La alfabetización informacional en Iberoamérica: una aproximación a su pasado, presente y futuro desde el análisis de la literatura publicada y los recursos web. IBERSID: Revista de sistemas de información y documentación, 165-176. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/2568
Uribe-Tirado, A. (2012). La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Chile. Visualización de los niveles de incorporación considerando la información publicada en sus sitios web. Infoconexión. Revista Chilena de Bibliotecología, 4. http://hdl.handle.net/10495/2624
Yang, Y.F. (2016). Self-directed learning to develop autonomy in an online ESP community. Interactive Learning Environments, 24(7), 1629-1646. https://doi.org/10.1080/10494820.2015.1041402
Zimmerman, B. J. & Shunk, D. H. (1998). Self-regulated learning and academic achievement. Theory, research, and practice (169-209). New York, Springer/Verlag.
Zimmerman, W. A. & Kulikowich, J. M. (2016). Online learning self-efficacy in students with and without online learning experience. American Journal of Distance Education, 30(3), 180-191. https://doi.org/10.1080/08923647.2016.1193801
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.