Trajetórias escolares dos estudantes de Psicologia, geração 2017 na modificação curricular de uma universidade pública no México
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061105Palavras-chave:
rendimiento académico (Tesauros), modificación curricular, trayectorias escolares (Palabras clave sugeridas por los autores)Resumo
O estudo das trajetórias escolares permite observar o comportamento acadêmico dos estudantes ao longo de sua formação, desde a entrada até a conclusão dos estudos de graduação, no contexto de uma instituição superior com um currículo específico. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar as trajetórias escolares de uma amostra de estudantes da coorte de 2017 do Bacharelado em Psicologia de uma universidade pública. Através de uma chamada aberta aos estudantes daquela geração, foi formada uma amostra de 17 estudantes. Foi realizado um estudo quantitativo descritivo através da análise de um banco de dados que foi construído a partir da consulta da plataforma da Diretoria Geral de Administração Escolar (DGAE) e do Sistema Integral de Administração Escolar (SIAE) (http//:www.dgae.unam.mx) da Universidade Nacional Autônoma do México, organizado em 198 variáveis e 691 casos, com os quais foi realizada uma análise estatística no programa SPSS-20. As variáveis analisadas foram: sexo, média do ensino médio, escola de origem, notas em cada uma das 52 matérias, ciclo e tipo de exame. Os resultados mostraram que os estudantes completaram os ciclos acadêmicos de acordo com os critérios do currículo e o nível de progresso foi o esperado, com notas médias de 8 e superiores, atingindo 100% dos créditos do currículo. Entretanto, não se pode concluir se ocorreu algum efeito devido à modificação curricular.
Downloads
Referências
Alvarado, I.R., Cepeda, M.L., Del Bosque, A.E., Vega C.Z. y Rodríguez, M.E. (15-17 de marzo de 2017). Rendimiento escolar y porcentaje de avance de créditos de la licenciatura presencial en Psicología cohorte 2011. Ponencia presentada en el Primer Encuentro de Enseñanza en la psicología en los sistemas escolarizado, Abierto y a Distancia. Celebrado en la ciudad de México. https://suayed.iztacala.unam.mx/2016/10/primer-encuentro-de-ensenanza-de-la-psicologia-en-sistemas-escolarizados-abiertos-y-a-distancia/
Araiza, M.A. (2018). Trayectorias escolares universitarias de acuerdo con el capital cultural de los estudiantes de licenciatura de la UPSIN. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, XLVIII (2), 171-198. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27057946008
Arellano, A. (2004). Un estado del arte del estudio sobre las reformas escolares. Revista de Educación y Pedagogía, 16 (38), 11-25. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/325193
Arnaz, J. (1981). La planeación curricular (segunda edición). Trillas.
Benítez, M.G., Becerra, G.E., Soto, R.M., Aguilar, M.T. y González, C. (2004). Trayectorias escolares de los estudiantes de las generaciones 1998 y 1999 de la Facultad de Contaduría y Administración de la UASLP. Revista de Educación Superior, 33 (3), 7-53. http://publicaciones.anuies.mx/revista/131/1/1/es/trayectorias-escolares-de-los-estudiantes-de-las-generaciones-1998-y
Briscioli, B. (2017). Aportes para la construcción conceptual de las trayectorias escolares. Actualidades investigativas, 17 (3), 1-30. 10.15517/AIE.V17I3.30212
Brito, M.D., Grimaldo, J.I., y Moreno, J.A. (2010). Comparación de las trayectorias escolares como complemento en la evaluación de los cambios curriculares. Gaceta Médica Mexicana, 146 (4). www.anmm.org.mex
Camilloni, A. (2018). Didáctica y currículo universitario: palabras, conceptos y dilemas conceptuales en la construcción del conocimiento didáctico. Intercambios. Dilemas y transiciones de la Educación Superior, 5 (2), 12-23. www.researchgate.net
Chain, R. (1994). Trayectorias escolares en la Universidad Veracruzana. Colección Pedagógica Universitaria, 25-26, 195-235.
Chain, R. (2005). Trayectorias escolares en educación Superior. Propuesta metodológica y experiencias en México. En J.C. Ortega, R. López, E. Alarcón (Coors). México: Biblioteca Digital de Investigación Educativa. Universidad Veracruzana. ISBN978-607-502-438-7. www.uv.mx/dbie
Chiardo, F. y Dávila, O. (2005). Cursos y discursos escolares en las trayectorias juveniles. Última Década, 235, 33-76. ISSN 0718-2233 versión on-line
De Garay, A. y Sánchez, R.L. (2012). La modificación de la política de admisión en la UAM y los cambios en las trayectorias escolares al primer año de estudios en la Unidad Azcapotzalco. Perfiles educativos, 34 (35), 78-99. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=1322304206
Directores que hacen escuela, en colaboración con López, J. (2015). De trayectoria en singular a las trayectorias en plural. Organización de los estados Iberoamericanos: Buenos Aires.
Fogar, M. y Silva, C.A. (2014). Los estudiantes y su formación. Escenarios y tensiones en la educación técnica. Estudios de casos del profesorado en Tecnología del INTETyP. Theomani, 30, 172-180. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12435592019
Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, P. (2010). Metodología de la Investigación. McGraw-Hill Interamericana.
Litwin, E. (2006). El currículo universitario: perspectivas teóricas y metodológicas para el análisis del cambio. Revista Educación y Pedagogía, 18 (46), 25-31. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/6883
Monteiro, A. y Mendes, J. (2011). Prácticas sociales y organización curricular: cuestiones y desafíos. Traducción del portugués por Elkin Obregón. Revista Educación y Pedagogía, 23 (59), 37-46. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/8690
Morales, A., García, J. y Escalante, E. (2009). Causas de reprobación en los cursos de mecánica de fluidos de la facultad de Ingenieria de la Universidad Autónoma de Yucatán. Ingeniería Revista Académica de la UI-UADY, 13(3), 45-51. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=46712187006
Murillo, O. L. y Luna, E. (2021). El contexto académico de estudiantes universitarios en condición de rezago y reprobación. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 12 (32), 58-75. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=2991166154004
Piña, I., Balán, C., Rodríguez, A. y Vázquez, G. (2007). Los estudios de trayectorias académicas y profesionales, contribuciones al estado del arte. Revista de Enfermería ENEO-UNAM, 4 (3), 32-35. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/01/1028464/449-manuscrito-anonimo-857-1-10-20180417.pdf
Ripamonti, P.C. y Lizana, P.C. (2020). Trayectorias escolares desde singularidades resistentes. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 25(85), 291-316. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7555325
Rojas, C. (2012). Participación de las y los docentes en la transformación curricular. Revista Electrónica de Actualidades Investigativas en Educación, 2 (1), 1-18. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44723363012
Schneider, M. y Preckel, F. (2017). Variables associated with achievement in Higher Edition: A systematic review of Meta-Analyses. Psychological Bulletin, 143 (6), 565-600.
Silva, A. (2007). La enseñanza, el ejercicio y la investigación en Psicología en un mundo plural y tolerante. Pax, México.
Terigi, F. (2007). Los desafíos que plantean las trayectorias escolares. Paper presentado en el III Foro Latinoamericano de educación. Jóvenes y docentes. La escuela secundaria en el mundo de hoy. Fundación Santillana. agmeretrerios.com.ar/indexlop-content/uploads/2014/07/Itinerario-3-Los-desafios-que-plantean-las-trayectorias-escolares-pdf
Tinto, V. (1989). Definir la deserción: una cuestión de perspectiva. Revista de Educación Superior, 71 (18). publicaciones.anuies.mx/revista/71
Universidad Nacional Autónoma de México. Facultad de Estudios Superiores Iztacala (2015). Plan de estudios de la licenciatura en Psicología. Facultad de Estudios Superiores Iztacala. http://www.psicología.iztacala.unam-mx
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.