Vínculos afetivo-sexuais e violência: uma experiência educativa com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog19.09030505Palavras-chave:
Adolescência; educação; violência ;ensino médio; gêneroResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de ciclo de exercícios com 217 adolescentes de instituições públicas do ensino médio da cidade de Montevidéu (Uruguai). Os objetivos do ciclo foram: sensibilizar os adolescentes sobre a violência no namoro, tornar visíveis os tipos de violência que ocorrem no referido fenômeno, desnaturalizar as práticas violentas no namoro, refletir sobre a problemática e promover laços saudáveis. A análise qualitativo-interpretativa foi baseada nas falas dos participantes, dependendo das técnicas aplicadas nos exercícios. Com base nas informações obtidas, foram definidas categorias analíticas operacionais a serem desenvolvidas neste trabalho. Os resultados indicam que os adolescentes naturalizam e legitimam a violência em seus vínculos afetivo-sexuais, principalmente nas práticas de vigilância e controle em ambientes digitais. Da mesma forma, apesar dos avanços normativos e culturais das últimas décadas, as representações culturais relacionadas ao amor romântico continuam em vigor e operam no cotidiano dos adolescentes. A partir dessa experiência se observou que os diferentes atores da comunidade educacional têm um papel preponderante na prevenção, detecção e intervenção desse tipo de violência específica que ocorre com alta prevalência, incluso dentro dos próprios prédios da escola.
Downloads
Referências
Batthyany, K. y Genta, N. (2016). Diagnóstico prospectivo en brechas de género y su impacto en el desarrollo. Tendencias en la educación de varones y mujeres en Uruguay. Montevideo, Uruguay: OPP.
Benjamín, J. (1996). Sujetos iguales, objetos de amor: Ensayo sobre el reconocimiento y la diferencia sexual. Buenos Aires, Argentina: Editorial Paidós.
Beserra, M., Da Cruz, M., Domingues, M., Scatena, L., Dos Santos, T., Pereira, L. y de Carvalho, M. (2015). Prevalência de Violência no Namoro entre Adolescentes de Escolas Públicas de Recife/Pe – Brasil. Revista de Enfermagem Referência, 4(7), 91-99.
Blanco, M. (2014). Implicaciones del uso de las redes sociales en el aumento de la violencia de género en adolescentes. Comunicación y medios, (30), 124-141.
Bleichmar, S. (2009). Paradojas de la sexualidad masculina. Buenos Aires, Argentina: Paidós.
Borges, D. y Spanó, A. (2017). Symbolic violence among adolescents in affective dating relationships. Journal of school of nursing, University of Sao Paulo, 51, 1-8.
Bourdieu, P. (2000). La dominación masculina. Barcelona, España: Editorial Anagrama.
Bozon, M. (2004). Sociología da sexualidade. Rio de Janeiro, Brasil: Editora FVG.
Calvo, M. (2014). Muertas en el ropero: Discursos sobre violencia en parejas de mujeres. En D, Sempol, (Coord.), De silencios y otras violencias. Políticas públicas, regulaciones discriminatorias y diversidad sexual (pp.123-154). Montevideo, Uruguay: MIDES.
Castro, R. (2012). Problemas conceptuales en el estudio de la violencia de género. Controversias y debates a tomar en cuenta. En N. Baca y G. Vélez (Coords.). Violencia, género y la persistencia de la desigualdad en el Estado de México. Buenos Aires, Argentina: Editorial Mnemosyne.
Consejo Nacional Consultivo de Lucha contra la Violencia Doméstica (CNCLVD). (2013). Primera Encuesta Nacional de Prevalencia sobre Violencia basada en Género y Generaciones. Montevideo: Autor.
De León, A. (2015). Violencia en el noviazgo adolescente. Montevideo, Uruguay: Facultad de Psicología, Universidad de la República.
Dutton, D. (1997). El golpeador: Un perfil psicológico. Buenos Aires, Argentina: Editorial Paidós.
Estébanez, I. (2012). Del amor al control a golpe de click. La violencia de género en las redes sociales. Revista Pedagógica Tabanque, 23, 1-5.
Ferrer, V. y Bosch, E. (2013). Del amor romántico a la violencia de género. Para una coeducación emocional en la agenda educativa. Profesorado, 17(1), 105-122.
Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF). (2018). Panorama de la violencia hacia la infancia en Uruguay 2017. Montevideo, Uruguay: UNICEF Uruguay.
Giddens, A. (1992). La transformación de la intimidad. Sexualidad, amor y erotismo en las sociedades modernas. Madrid, España: Ediciones Cátedra.
González, R. y Santana, J. D. (2001). Violencia en parejas jóvenes. Psicothema, 13(1) ,127-131.
Lagarde, M. (2005). Para mis socias de la vida. Claves feministas. Barcelona, España: Horas y Horas.
López-Cepero, J; Rodríguez, L; Rodríguez, F y Bringas, C. (2014). Violencia en el noviazgo: Revisión bibliográfica y bibliométrica. Arquivos Brasileiros de Psicología, 66(1), 1-17.
Makepeace, J.M. (1981). Courtship violence among college students. Family relations, 30(1), 97-102.
Martínez-Benlloch, I; Bonilla-Campos, A; Gómez-Sánchez, L. y Bayot, A. (2008). Identidad de género y afectividad en la adolescencia: asimetrías relacionales y violencia simbólica. Anuario de Psicología, 38(1), 109-118.
Ministerio de Salud Pública (MSP). (2011). Memoria Anual. Programa de Violencia Doméstica. Montevideo: Autor.
Ministerio de Salud Pública (MSP). (2006). Abordaje de Situaciones de Violencia Doméstica hacia la mujer. Guía de Procedimientos en el Primer Nivel de Atención en Salud. Montevideo: Autor.
Mujer y Salud en Uruguay (MYSU). (2013a). Mujeres adolescentes. Inicio sexual, conocimiento de derechos y acceso a la salud sexual y reproductiva. Montevideo: MYSU
Mujer y Salud en Uruguay (MYSU). (2013b). Varones adolescentes. Inicio sexual, conocimiento de derechos y acceso a la salud sexual y reproductiva. Montevideo: MYSU.
Pazos, M., Oliva, A. y Hernando, Á. (2014). Violencia en relaciones de pareja de jóvenes y adolescentes. Revista latinoamericana de psicología, 46(3), 148-159.
Retamoso, A. y Vernazza, L (2017). Panorama de la violencia hacia la infancia en Uruguay 2017.Montevideo, Uruguay: Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia, unicef Uruguay
Riviere, J. (2009). Los hombres, el amor y la pareja. Bilbao, España: Emakunde.
Rocha, B., Avendaño, C., Barrios, M. y Polo, A. (2017). Actitudes hacia el amor en relaciones románticas de jóvenes universitarios. Praxis y Saber, 8(16), 155-178.
Rubio-Garay, F., Carrasco, M., Amor, P. y López-González, M. (2015). Factores asociados a la violencia en el noviazgo entre adolescentes: una revisión crítica. Anuario de psicología jurídica, 25(1), 47-56.
Ruíz, S. (2009). Diversidad sexual en las aulas. Evitar el bullying o acoso homofóbico. Badajoz, España: Cuadernos Plural.
Segato, R. (2003). Las estructuras elementales de la violencia. Ensayos sobre género, entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos. Bernal, Argentina: Universidad Nacional de Quilmes.
Vizcarra, M., Poo, A. y Donoso, T. (2013). Programa educativo para la prevención de la violencia en el noviazgo. Revista de Psicología, 22(1), 48-61.
Xóchitl, I.; Sánchez, A. y Robles, F. (2013). Relaciones entre estilos de amor y violencia en adolescentes. Psicología desde el Caribe, 30(2), 211-235.
Yela, C. (2003). La otra cara del amor: mitos, paradojas y problemas. Encuentros en Psicología Social, 1(2), 263-267.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.