El poder de las palabras del educador en los procesos de paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.09020304

Palavras-chave:

Educação; palabra; paz; processo de paz; profesor

Resumo

Nestes momentos críticos, mas ao mesmo tempo esperançosos para a Colômbia, é essencial perguntar-se sobre a contribuição dos educadores nos processos de paz. Um professor não se dedica exclusivamente a transmitir conhecimento, se não que seu trabalho transcende: o educador é uma pessoa que impacta e orienta a vida de outras pessoas e, para alcançar isso, o melhor aliado é a palavra. Nesse sentido, o objetivo foi analisar sistematicamente uma experiência particular em uma sala de aula pertencente ao currículo de humanidades da Universidade da Sabana. O estudo adotou uma abordagem qualitativa através do estudo de caso. Na situação apresentada, que surge em meio a uma tensão entre dois alunos, foi o professor, o bom uso das palavras e seus limites que possibilitaram a ressignificação do discurso, apesar das rupturas acadêmicas e ideológicas. Em conclusão, na aula, as palavras referem-se não apenas a um código, mas também à escuta, àquele ato de engajar-se na comunicação; ao reconhecer esse diferenciar entre ato-sujeito a julgar objetivamente e ao silêncio, esse estado de consciência antes de pensar em dizer uma palavra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tany Giselle Fernandez Guayana, Instituto de La Familia, Universidad de La Sabana

    Licenciada en Pedagogía Infantil

    Especialista en Desarrollo Personal y Familiar

    Estudiante de Maestría en Educación y Desarrollo Humano

Referências

Aranguren, J. & Stork, J. (2008). Antropología filosófica. Un manual de excelencia humana. Barañaín, España: Editorial EUNSA

Ariza Landínez, P.A. & Baquero Rodríguez, M.J. (septiembre-diciembre, 2014). Educación, paz y posconflicto: oportunidades desde la educación superior. Revista de la Universidad de La Salle, 65, 115-134.

Bernal, C.A. (2010). Metodología de la investigación. Adminsitración, economía, humanidades y ciencias sociales. Bogotá, Colombia: Pearson.

Buitrago Jerez, O., Delgado Sepúlveda, M.L. & Espinosa, L.M. (2003). Institución educativa. Entorno de paz y cultura del amor. Pereira, Colombia: Universidad Tecnológica de Pereira.

Cobo, M.P. (2016). La importancia de la palabra. De las palabras a los hechos. Recuperado de www.eltelegrafo.com.ec

Cañas, R. (julio, 2010). La Dialéctica en la filosofía griega. InterSedes: Revista de las Sedes Regionales de la Universidad de Costa Rica, (11), 22, 37–56.

Day, C. (2006). Pasión por enseñar: La identidad personal y profesional del docente y sus valores. Madrid: Narcea S.A. Ediciones.

D’Avenia, A. (2017). El arte de la fragilidad. Cómo la poesía te puede salvar la vida. Barcelona, España: La esfera de los libros.

Fernández Guayana, T. (11 de marzo, 2016). La voz del silencio. Campus Periódico de la Universidad de La Sabana. Edición 1.327, p. 3.

González, L.A. (2017). Importancia de las palabras. Recuperado de www.alainet.org

Grijelmo, A. (2000). La seducción de las palabras. España: Punto de lectura.

Horcas Villareal, J.M. (marzo, 2009). El origen del lenguaje. Contribuciones a las Ciencias Sociales, 3, 1-6.

Joamich, F. (2005). Hitler. Una biografía. Barcelona: Editorial Planeta

Larrosa, J. (2004). La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica

Maritain, J. (2008). La educación en la encrucijada. España: Ediciones Palabra.

Mejía, M.R. (enero-marzo, 2016). En busca de una cultura de paz. Desde una pedagogía del conficto y la negociación cultural. Contexto e Educação, 61, 61-92.

Mruk, C. (1998). Autoestima: investigación teoría y práctica. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer

Pineda, J. (octubre, 2004). Relatar, narrar y fabular los modos del habitar ecopoético. Revista Luna Azul, 19, 1-5.

Reyes, Y. (2016). La poética de la infancia. Bogotá, Colombia: Luna Libros.

Sánchez Cardona. M. (julio-diciembre, 2010). La educación para la paz en Colombia: una responsabilidad del Estado Social de Derecho. Revista VIA IURIS, 9, 141-160.

Publicado

2018-11-09

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

El poder de las palabras del educador en los procesos de paz. (2018). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 2(3), 49-55. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.09020304

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>