Subsistema do Ensino Secundário. Políticas públicas implementadas: 2008-2023
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog25.06091609Palavras-chave:
Currículo educativo, Educación Media Superior, evaluación docente, política educativa, reformas educativas (Tesauros)Resumo
Este texto apresenta brevemente o caminho que a política pública implementada no Ensino Médio teve desde a realização da Reforma Integral do Ensino Médio (RIEMS), em 2008, até a implementação da Nova Escola Mexicana, em 2019. As políticas públicas que emanam de uma administração chamada alternância, à qual se propõe um governo hegemônico, e a condição atual que defende por ser uma administração que propõe a Quarta Transformação, três gestões marcadas por diferentes partidos políticos que, em seus discursos oficiais, procuraram enfrentar o problema desse nível educacional e que continuaram ou modificaram o que no ensino médio deveria ser formado e formado.
Downloads
Referências
Arias, R. 2019. El “ciclo de las políticas” en la enseñanza de las políticas públicas. Opera, 25, 137–157. https://doi.org/10.18601/16578651.n25.08
Arroyo, J. P. (2020). Revisión del Marco Curricular de la EMS (Plan de 0 a 23 años). Proyecto estratégico. SEP.
Arroyo, J. P. (s.f.). Líneas de política pública para la educación Media Superior. SEP.
Diario Oficial. (2008a, diciembre 2). Acuerdo 449. México, México.
Diario Oficial. (2008b, octubre 21). Acuerdo 455. México, México.
Diario Oficial. (2009, junio 23). Acuerdo 488. México, México.
Diario Oficial. (2013a, septiembre 11). Ley del Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. México, México.
Diario Oficial. (2013b, septiembre 11). Decreto por el que se reforman, adiciona y derogan diversas disposiciones de la Ley General de Educación. México.
Diario Oficial. (2018, enero 15). Acuerdo 01/01/18. México, México.
Diario Oficial. (2023, agosto 25). Acuerdo 09/08/23. México, México.
González, R. V., Rivera, L. F., & Guerra, M. M. (2017). Anatomía Política de la reforma educativa. UPN.
INEE. (2018). La implementación del Marco Curricular Común en los planteles de la educación media superior. INEE.
Lozano, A. M. (2020). La evaluación docente en México: el caso de la educación media superior. Revista electrónica en educación y pedagogía, 4(7), 67-77. http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040706
Ornelas, C. (2009). La dimensión institucional de la educación media superior. En F. E. Tent (Ed.), Diversidad cultural, desigualdad social y estrategias de políticas educativas (pp. 213-275). IIPE-Unesco.
Pineda-Castillo, K. y Ruiz-Espinoza, F. (2021). Planeación didáctica por competencias: el último nivel de concreción curricular. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(8), 158-179. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050811
Presidencia de la República. (2012). Pacto por México. SEP.
SEMS. (2019). La nueva escuela mexicana: principios y orientaciones pedagógicas. SEP.
SEMS. (5 de noviembre de 2021). Modelo Educativo 2017. http://www.sems.gob.mx/work/models/sems/Resource/12482/1/
SEP. (2017). Modelo educativo para la educación obligatoria. Educar para la libertad y la creatividad. SEP.
SEP. (5 de noviembre de 2021). Foros de consulta para la revisión del modelo educativo. https://www.gob.mx/sep/documentos/foros-de-consulta-para-la-revision-del-modelo-educativo-documento-base-educacion-media-superior
Sosa H., G. (2017). El pacto por México y la comunicación política. POLIS, 13(1), 193–199.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Electrónica en Educación y Pedagogía

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.