Subsistema do Ensino Secundário. Políticas públicas implementadas: 2008-2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog25.06091609

Palavras-chave:

Currículo educativo, Educación Media Superior, evaluación docente, política educativa, reformas educativas (Tesauros)

Resumo

Este texto apresenta brevemente o caminho que a política pública implementada no Ensino Médio teve desde a realização da Reforma Integral do Ensino Médio (RIEMS), em 2008, até a implementação da Nova Escola Mexicana, em 2019. As políticas públicas que emanam de uma administração chamada alternância, à qual se propõe um governo hegemônico, e a condição atual que defende por ser uma administração que propõe a Quarta Transformação, três gestões marcadas por diferentes partidos políticos que, em seus discursos oficiais, procuraram enfrentar o problema desse nível educacional e que continuaram ou modificaram o que no ensino médio deveria ser formado e formado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Arias, R. 2019. El “ciclo de las políticas” en la enseñanza de las políticas públicas. Opera, 25, 137–157. https://doi.org/10.18601/16578651.n25.08

Arroyo, J. P. (2020). Revisión del Marco Curricular de la EMS (Plan de 0 a 23 años). Proyecto estratégico. SEP.

Arroyo, J. P. (s.f.). Líneas de política pública para la educación Media Superior. SEP.

Diario Oficial. (2008a, diciembre 2). Acuerdo 449. México, México.

Diario Oficial. (2008b, octubre 21). Acuerdo 455. México, México.

Diario Oficial. (2009, junio 23). Acuerdo 488. México, México.

Diario Oficial. (2013a, septiembre 11). Ley del Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. México, México.

Diario Oficial. (2013b, septiembre 11). Decreto por el que se reforman, adiciona y derogan diversas disposiciones de la Ley General de Educación. México.

Diario Oficial. (2018, enero 15). Acuerdo 01/01/18. México, México.

Diario Oficial. (2023, agosto 25). Acuerdo 09/08/23. México, México.

González, R. V., Rivera, L. F., & Guerra, M. M. (2017). Anatomía Política de la reforma educativa. UPN.

INEE. (2018). La implementación del Marco Curricular Común en los planteles de la educación media superior. INEE.

Lozano, A. M. (2020). La evaluación docente en México: el caso de la educación media superior. Revista electrónica en educación y pedagogía, 4(7), 67-77. http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040706

Ornelas, C. (2009). La dimensión institucional de la educación media superior. En F. E. Tent (Ed.), Diversidad cultural, desigualdad social y estrategias de políticas educativas (pp. 213-275). IIPE-Unesco.

Pineda-Castillo, K. y Ruiz-Espinoza, F. (2021). Planeación didáctica por competencias: el último nivel de concreción curricular. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(8), 158-179. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050811

Presidencia de la República. (2012). Pacto por México. SEP.

SEMS. (2019). La nueva escuela mexicana: principios y orientaciones pedagógicas. SEP.

SEMS. (5 de noviembre de 2021). Modelo Educativo 2017. http://www.sems.gob.mx/work/models/sems/Resource/12482/1/

SEP. (2017). Modelo educativo para la educación obligatoria. Educar para la libertad y la creatividad. SEP.

SEP. (5 de noviembre de 2021). Foros de consulta para la revisión del modelo educativo. https://www.gob.mx/sep/documentos/foros-de-consulta-para-la-revision-del-modelo-educativo-documento-base-educacion-media-superior

Sosa H., G. (2017). El pacto por México y la comunicación política. POLIS, 13(1), 193–199.

Publicado

2025-02-28

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Subsistema do Ensino Secundário. Políticas públicas implementadas: 2008-2023. (2025). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 9(16), 181-198. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog25.06091609

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>