Proposta de educação ambiental baseada em diagnóstico socioambiental para San Baltazar Tetela, Puebla, México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/

Palavras-chave:

aprendizaje activo, contaminación del agua, educación ambiental (Tesauros)

Resumo

A diretoria auxiliar de San Baltazar Tetela está localizada na cidade de Puebla, rodeada pela barragem Valsequillo. Vários estudos documentaram a má qualidade da água que existe na região, no entanto, poucos projectos envolvem uma abordagem às comunidades. O objetivo deste estudo é gerar uma proposta de educação ambiental que responda às necessidades e interesses da população, isto através de uma metodologia exploratória mista, através de entrevistas semiestruturadas e pesquisas de uma amostra representativa (não probabilística), para saber a percepção dos moradores da comunidade sobre os problemas socioambientais existentes. Entre os resultados das pesquisas constatou-se que 12% participaram de oficinas ambientais e 94% consideraram que a comunidade poderia se beneficiar de um programa de educação ambiental; Com base nisso, propõe-se a concepção de quatro oficinas: Água no meio ambiente; Poluição e saúde; Gestão integral de resíduos; Plantas medicinais. Concluindo, esta proposta busca conscientizar a comunidade a partir do seu próprio contexto por meio da educação ambiental, metodologias ativas de aprendizagem e marketing social, que promove ações para melhorar a qualidade de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguilar González, X., Ronquillo-Cedillo, I., Ávila-Nájera, D. M., Rodríguez-Hernández, C., Pedraza-Mandujano, J., & Martínez-Jiménez, D. L. (2022). Riesgos a la salud por el uso de herbicidas. Producción Agropecuaria Y Desarrollo Sostenible, 10(1), 23–33. https://camjol.info/index.php/PAyDS/article/view/13341

Allen, C. (2019). Community-Based Social Marketing: an investigation of sustainable behavioral change strategies at the municipality level in Sweden. Department of Earth Sciences, Uppsala University. https://www.divaportal.org/smash/get/diva2:1331216/FULLTEXT01.pdf

Bonilla, M.N., Ayala, A.I., González, S., Santamaría, J.D. y Silva, S.E. (2015). Calidad fisicoquímica del agua del distrito de riego 030 “Valsequillo” para riego agrícola. Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, 2(3), 1-29. https://acortar.link/IcHtNC

Caride, J.A. (2001). La educación ambiental en el desarrollo humano: horizontes para la sustentabilidad ecológica y la responsabilidad social. Ministerio de Medio Ambiente, CENEAM. https://acortar.link/8OiV3l

Caride, J.A. y Meira P.A. (2000). La educación ambiental como estrategia y prácticas: señas de identidad y perfiles históricos. En Educación Ambiental y Desarrollo Humano (pp. 131-188). Ariel Educación.

Castillo-Figueroa, E. (2020). La población en riesgo y la calidad del agua al sur de la Zona Metropolitana de Guadalajara (Jalisco, México). Water and Landscape, (17), 55-76. DOI:10.175661/AT.17.5469

De Los Santos, E. (2021). Organizaciones ambientales en México. Parques alegres. https://parquesalegres.org/biblioteca/blog/5-organizaciones-ambientales-en-mexico/

Flores-Díaz, A.C., Chávez, A., Hansen, A., González, A., Casasola, B., Jiménez, B., Prado, B., Rodríguez, B., Murillo, D., Gutiérrez, E., Garduño, F., Cabestany, G., González, I., Zamora, I., Barrios, J., Barrios, J., Carrillo, J., Durán, J., Salgado, J., ... Garrido, S. (2019). Calidad del agua en México. En Calidad del Agua en las Américas: Riesgos y Oportunidades (pp. 417-436). Red Interamericana de Academias de Ciencias. https://ri.ibero.mx/bitstream/handle/ibero/2762/FDAC_Cap_01.pdf?sequence=5&isAllowed=y

Handl, G. (2013). Declaration of the United Nations conference on the human environment (Stockholm declaration), 1972 and the Rio declaration on environment and development, 1992. United Nations Audiovisual Library of International Law. https://legal.un.org/avl/pdf/ha/dunche/dunche_e.pdf

INEGI (2010). Junta Auxiliar San Baltazar Tetela. Censo de Población y Vivienda 2010. Coordinación General de Trasparencia. Gobierno Municipal de Puebla. http://www.pueblacapital.gob.mx/juntasauxiliares/13-juntas-auxiliares/58-san-baltazar-tetela

López-Roldán, P. y Fachelli, S. (2017). El diseño de la muestra. En Metodología de la investigación social cuantitativa. Universitat Autónoma de Barcelona. https://ddd.uab.cat/record/185163

Martínez-Tavera, E., Duarte-Moro, A.M., Sujitha, S.B., Rodríguez-Espinoza, P.F., Rosano-Ortega, G. y Expósito, N. (2021). Microplastics and metal burdens in freshwater Tilapia (Oreochromis niloticus) of a metropolitan reservoir in Central Mexico: Potential threats for human health. Chemosphere, 266. https://doi.org/10.1016/j.chemosphere.2020.128968

Miquel, M. y Cazarín, A. (2017). Gobernanza y desarrollo local: estudio para la junta auxiliar de San Baltazar Tetela, en el municipio de Puebla, Puebla. Tla-Melau, (43). http://dx.doi.org/10.32399/rtla.11.43.370

Morales-García, S.S., Rodríguez-Espinosa, P.F., Shruti, V.C., Jonathan, M.P. & Martínez-Tavera, E. (2017). Metal concentrations in aquatic environments of Puebla River basin, Mexico: natural and industrial influences. Environmental Science and Pollution Research, 24(3), 2589-2604. DOI 10.1007/s11356-016-8004-3

O’Donoghue, R., Taylor, J. y Venter, V. (2018). How are learning and training environments transforming with ESD. In Issues and Trends in Education for Sustainable Development. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261445

Pérez, P.J. y Dorantes, J.F. (2021). ¿Cómo hacer educación ambiental en tiempos de COVID-19? Experiencias del proyecto “Jóvenes aprendiendo a conservar”. En O.R. Castro Martínez y A. Villafuerte Salazar (Ed.), Educación ambiental y estudios biológicos. Aportes e investigaciones en tiempos de pandemia (1° Ed., pp. 84-94). Universidad Autónoma Chapingo. https://acortar.link/vfpCvm

Perló, M. & Zamora, I. (2017). Perspectivas ambientales sobre la contaminación y la recuperación del río Magdalena en la Ciudad de México. Revista Internacional de Contaminación Ambiental, 33(3). 377-391. DOI: 10.20937/RICA.2017.33.03.02

Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente. (1975) The Belgrade charter: a framework for environmental education. PNUMA. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000017772

Ramírez, M., Ramírez, P., Cuesta, N. y Rodríguez, P. (2018). Contaminación del agua potable y enfermedades: causas, consecuencias y soluciones. En Avances de Investigación en Salud a lo largo del Ciclo Vital (Volumen II, pp. 41-46). Asociación Universitaria de Educación y Psicología. https://acortar.link/UKlSIa

Rodríguez-Espinosa, P.F., Morales García, S.S., Jonathan, M.P., Navarrete-López, M., Bernal-Campos, A.A., González-Cesar, A. y Muñoz-Sevilla, N.P. (2011). Servicio ambiental de la presa Valsequillo para las cuencas de los Ríos del Atoyac-Sahuapan y Alseseca, Puebla, Tlaxcala, México. Inst Nac Ecol y Cambio Clim (INECC). Secr Medio Ambiente y Recursos Na, 1-10. https://acortar.link/YTYBbF

Rowles III, L., Alcalde, R., Bogolasky, F., Kum, S., Díaz-Arraiga, F., Ayres, C., Mikelonis, A.,Toledo-Flores, L., Alonso-Gutiérrez, M., Pérez-Flores, M., Layler, D., Ward, Peter., López-Cruz, J. & Sale, N. (2017). Perceived versus actual water quality: community studies in rural Oaxaca, México. Science of the Total Environment, 622-623, 626-634. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2017.11.309

Ruiz Valero, C. (2018). Diseño de proyectos de educación ambiental. UDGVIRTUAL. http://biblioteca.udgvirtual.udg.mx/jspui/handle/123456789/2165

Saldaña Munive, J.A., Ruiz Suarez, L.G., Mangas Ramírez, E. y Torres Trejo, E. (2018). Actividades antropogénicas y emisiones de GEI en la Presa de Valsequillo, Puebla, Mex. Revista Iberoamericana de Ciencias, 5(1). http://reibci.org/publicados/2018/feb/2400103.pdf

Sánchez-Carrasco, M. (2023). Historización de la educación ambiental en cumbres y congresos internacionales (1972-2021). Revista Investigium IRE: Ciencias Sociales y Humanas, 14(1), 115-125. https://doi.org/10.15658/10.15658/INVESTIGIUMIRE.231401.11

Secretaria del Medio Ambiente y Recursos Naturales. (26 de abril de 2021). Gobierno de México impulsa educación ambiental para la sustentabilidad en todos los niveles de enseñanza. https://acortar.link/z6FY57

United Nations. (1972). Report of the United Nations conference on the human environment. United Nations Publication. https://undocs.org/en/A/CONF.48/14/Rev.1

Valbuena -Núñez, C. (2022). La convivencia escolar y la calidad educativa en educación primaria. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6(10), 141-151. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061009

Publicado

2024-12-14

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Proposta de educação ambiental baseada em diagnóstico socioambiental para San Baltazar Tetela, Puebla, México. (2024). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 8(15), 53-68. https://doi.org/10.15658/

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>