Infâncias consumidoras: uma reflexão sobre o uso do telefono celular e seus efeitos sobre os estudantes
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061117Palavras-chave:
consumo, telefones celulares, identidade, infância, desempenho acadêmico (Tesauros), abilidades sociaisResumo
Este artigo reflete sobre os efeitos entre a relação do consumo simbólico dos telefones celulares e o desempenho acadêmico dos alunos da quarta e quinta série do ensino fundamental. Para isso, este estudo envolveu 32 alunos da quarta e quinta série do ensino fundamental no Liceo Femenino Mercedes Nariño, na cidade de Bogotá, com idade entre 8 e 12 anos. O eixo problemático é o consumo simbólico, entendido como a relevância do significado que os consumidores dão à mercadoria, que é um meio para estabelecer relações sociais e, por sua vez, para construir seu próprio ser ou identidade. Neste sentido, é proposto um exercício de reflexão que procura compreender a conexão entre este fenômeno e o desempenho acadêmico dos sujeitos de estudo. Com relação à metodologia, o trabalho foi enquadrado dentro da abordagem qualitativa, para o desenho foram aproveitados os seguintes quadros interpretativos: etnografia virtual, fenomenologia e, finalmente, teoria fundamentada, um método que foi complementado pela implementação do software Atlas.ti para a análise de dados qualitativos. Quanto às conclusões, foi possível determinar que os sujeitos do estudo identificam plenamente os diferentes símbolos culturais que giram em torno do consumo de telefones celulares e as dinâmicas sociais que se tecem em torno deste consumo, além disso, foi possível identificar a influência do consumo de telefones celulares no desempenho acadêmico dos estudantes, finalmente, é reconhecida a importância do uso de telefones celulares para apoiar processos pedagógicos e didáticos que promovam a apropriação e a criação de conhecimento.
Downloads
Referências
Almansa, A., Fonseca, O. y Castillo, A. (2012). Redes sociales y jóvenes. Eso de Facebook en la juventud colombiana y española. Revista Científica de Educomunicación, 20(40), 127-135. http://dx.doi.org/10.3916/C40-2013-03-03
Álvarez, C. (2011). El interés de la etnografía escolar en la investigación educativa. Estudios Pedagógicos, 37(2), 267-279. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052011000200016
Amador, J. C. (2017). Cinco historias de mutantes: subjetividad y educación en la era de la comunicación transmedia. En Ruiz, A. y Quintero, M. (Ed.). Educación, política y subjetividad. DIE-UPN.
Amador, J. C. (2021). Estudios de infancias: la emergencia de un campo que asume a los niños como agentes sociales. En Amador, J. C y García, C. (2021). Infancias, cultura y poder. Siglo del Hombre, Cinde y U. de Manizales.
Buckingham, D. (2012). Repensando el niño-consumidor: nuevas prácticas, nuevos paradigmas. Comunicação, mídia e consumo, 9(25), 3-72. http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/viewFile/311/pdf_2
Burgos, J. (2018) Comprensiones narrativas de los factores asociados al desempeño académico en estudiantes de Boyacá, Colombia. Diversitas, 14(1), 137-148. https://doi.org/10.15332/s1794-9998.2018.0001.10
Fenollar, P. y Ruiz de Maya, S. (2002). Efectos de los medios de comunicación, la imagen social de la publicidad y los "otros" en el consumo simbólico. Universidad de Murcia, 1-8. http://www.epum2004.ua.es/aceptados/258.pdf
Fernández, C. y Quiles, Y. (2018). Relación de las redes sociales con la autoestima. En M. Pérez, J. Gázquez, M. Molero, A. Barragán, Á. Martos, M. Simón, M. Sisto (coord.), Avances de Investigación en Salud a lo largo del Ciclo Vital (pp. 341-346). Asociación Universitaria de Educación y Psicología (ASUNIVEP).
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6806931
Garbanzo, G. (2007). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios, una reflexión desde la calidad de la educación superior pública. Educación, 31(1), 43-63. https://www.redalyc.org/pdf/440/44031103.pdf
Hernández, S. R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (6a ed.). McGraw Hill.
Hernández, V. I. (28 de octubre de 2020). Los 'nativos digitales' son los primeros niños con un coeficiente intelectual más bajo que sus padres. BBC NEWS MUNDO. https://www.bbc.com/mundo/noticias-54554333
Hine, C. (2004). Etnografía virtual. UOC. https://www.uoc.edu/dt/esp/hine0604.html
Linne, J. (2021, del 20 al 22 de octubre). Ghosting y curving en la era de las apps de citas [Ponencia]. 5to Encuentro de la Red de Investigadores sobre Apropiación de Tecnologías Digitales (RIAT) y II Reunión del Grupo de Trabajo del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (GT CLACSO). https://hdl.handle.net/11441/133942
Marañón, C. O. (2012). Redes Sociales y Jóvenes: Una Intimidad Cuestionada en Internet. Aposta. Revista de Ciencias Sociales, (54), 1-16. https://www.redalyc.org/pdf/4959/495950250003.pdf
Martínez, M., Enciso, R. y González, S. (2015). Impacto del uso de la tecnología móvil en el comportamiento de los niños en las relaciones interpersonales. Educateconciencia, 5(6), 67-80. http://tecnocientifica.com.mx/volumenes/V06A06.pdf
Meneses, T. y Cardozo, J. (2014). La Etnografía: una posibilidad metodológica para la investigación en cibercultura. Revista Encuentros, 12(2) 93-103. http://hdl.handle.net/11619/1466
Navarro, R. E. (2003). El Rendimiento Académico: Concepto, Investigación y Desarrollo. Revista Iberoaméricana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 1(2), 1-15. https://www.redalyc.org/pdf/551/55110208.pdf
Ramírez, R. (2008). ¿Dónde estás? el teléfono móvil y la vida cotidiana: análisis del caso de las personas mayores en la ciudad de Barcelona. [Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Barcelona]. TDX Tesis doctoral en Xarxa. http://hdl.handle.net/10803/4156
Reyes, Y. (2003). Relación entre el rendimiento académico, la ansiedad ante los exámenes, los rasgos de personalidad, el auto concepto y el asertividad en estudiantes de primer año de psicología de la UNMSN [Tesis de pregrado, Universidad Nacional Mayor de San Marcos]. Cybertesis. https://hdl.handle.net/20.500.12672/590
Rodríguez, A., González, A. y Alonso, C. (2021). Uso del móvil en la infancia. [Tesis de maestría, Universidad de La Laguna]. RIULL Repositorio Institucional. http://riull.ull.es/xmlui/handle/915/24984
Rueda, O. R. (2004). Tecnocultura y sujeto cyborg esbozos de una tecnopolítica educativa. Nomadas, (21), 70-86. https://www.redalyc.org/pdf/1051/105117678006.pdf
Vargas A. (2016). Redes sociales, literacidad e identidad (es): el caso de Facebook. Colombian Applied Linguistics Journal. 18(1), 11-24. http://dx.doi.org/10.14483/calj.v18n1.9415
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.