Desafios da educação média latino-americana em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061014

Palavras-chave:

Ensino Médio, América Latina, educação online, tecnologia educacional, pandemia

Resumo

O SARS-CoV-2 marcará um antes e um depois na história da humanidade ao trazer mudanças intimamente ligadas à esfera tecnológica. O desenvolvimento de um novo estilo de vida trouxe incompatibilidades com a cotidianidade, particularmente no sistema educacional. Este trabalho se concentra em apontar os desafios que a Educação média na América Latina deve enfrentar, no âmbito da pandemia e da invasão das ferramentas tecnológicas como forma acessória de ensino-aprendizagem. O estudo foi abordado e orientado sob uma abordagem qualitativa, em nível exploratório e desenho de pesquisa documental, apoiado por vivências e/ou experiências da realidade como: casa e família, estudantes, professores, processo educacional e instituições. O aproveitamento desta circunstância permitiria gerar uma sinergia entre tecnologia e educação na sociedade latino-americana, promovendo condições ótimas de inclusão, imersão e alfabetização tecnológica que produziriam mudanças substanciais e relevantes no sistema educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abad-Salgado, A. (2021). Reflexiones sobre los procesos de enseñanza/ aprendizaje en la educación a distancia. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(9), 132-148. doi: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050910

Ayuso, J. (2006). Profesión docente y estrés laboral: una aproximación a los conceptos de Estrés Laboral y Burnout. Revista Iberoamericana de Educación, 39(3), número especial. https://rieoei.org/RIE/article/view/2575

Cabezas, E., Naranjo, D. y Torres, J. (2018). Introducción a la metodología de la investigación científica. Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE.

Castillo, L. M. (2020). Lo que la pandemia nos enseñó sobre la educación a distancia: voces en tiempos de contingencia. Revista Latinoamericana de estudios educativos, 50 (Especial), 343-352. https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.119

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) y Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2020). La educación en tiempos de la pandemia COVID-19. Naciones Unidas. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510 _es.pdf

Crespo, M. y Palaguachi, M. (2020). Educación con Tecnología en una Pandemia: Breve Análisis. Revista Scientific, 5(17), 292-308. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2020.5.17.16.292-310

De Sousa Santos, B. (2020). La cruel pedagogía del virus (1° ed.). CLACSO. http://209.177.156.169/libreria_cm/archivos/La-cruel-pedagogia-del-virus.pdf

Educación 2030. (2016). Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4: Garantizar una educación inclusiva y equitativa de calidad y promover oportunidades de aprendizaje permanente para todos.UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_spa.locale=es

Guerra, S. (2018). Los estudiantes con necesidades educativas especiales. Recursos y apoyos para su atención educativa. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 2(2), 51-66. doi: http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ. pedagog18.03020204

Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación de la Universidad Nacional Autónoma de México (IISUE). (2020). Educación y pandemia. Una visión académica. Universidad Nacional Autónoma de México. http://www.iisue.unam.iisue/covid/educacion-y-pandemia

karam, J., Linares, L., Moreno, A., Mejía, F., Plazas, A. y Castillo, C. (2019). Las Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Educación con Enfoque en América Latina. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 3(4), 89-106. doi:http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog19.03030406

Piscitelli, A. (2009). Nativos e inmigrantes digitales: una dialéctica intrincada pero indispensable. En O. d. Iberoamericanos, Los desafíos de las TIC para el cambio educativo (págs. 71-78). Fundación Santillana.

Publicado

2022-06-07

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Desafios da educação média latino-americana em tempos de pandemia. (2022). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(10), 210-227. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061014

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>