Anotações para uma reflexão sobre o currículo crítico octogonal. Caso: Mesa de humanismos
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061111Palavras-chave:
educação (Tesauros), currículo crítico octogonal, Mesa de humanismos, reflexão (Palavras-chave do autor)Resumo
Este artigo faz uma breve análise da gênese do projeto "Construção de um currículo crítico em filosofia, ética e educação religiosa escolar", realizado pelos professores da Mesa de Humanismos do município de Rionegro. A fim de cumprir o objetivo da reflexão investigativa, foram considerados quatro momentos: o primeiro, a revisão do material produzido pela Mesa de Humanismos; o segundo, a análise das práticas pedagógicas que foram articuladas com o currículo crítico octogonal; o terceiro momento, coloca em tensão a encenação do currículo crítico octogonal com a produção intelectual da Mesa; e, finalmente, é realizada uma síntese das reflexões que surgem a partir da análise crítica. Em seguida, são abordados os elementos constitutivos da proposta curricular octogonal e os enfoques curriculares encontrados na prática dos professores para desembarcar, finalmente, em uma reflexão crítica sobre o próprio desenho do currículo e uma descrição da transformação da Mesa de Humanismos em torno do tema do humano e do conflito, como resultado da pesquisa.
Downloads
Referências
Abad-Salgado, A. (2021). Reflexiones sobre los procesos de enseñanza/ aprendizaje en la educación a distancia. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(9), 132-148. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050910
Cabello, C. G., Corbera I. M. y Artaza J. R. (1999). Formación ética en contextos educativos. Teoría y práctica. Universidad Central de Chile.
Comunidad Académica Pensante de la Investigación Acción Participante (CAPIAP). (2014). Propuesta de currículo crítico octagonal. CAPIAP.
Comunidad Académica Pensante de la Investigación Acción Participante (CAPIAP). (2014). Relación entre los campos contextuales, disciplinares, didácticos y evaluativos. CAPIAP.
Conferencia Episcopal Colombiana (2009). Lineamientos nacionales para el área de educación religiosa escolar. CEC.
Constitución Política de Colombia [Const]. Art. 19. 7 de julio de 1991 (Colombia).
Córdoba, M. E. y Quijano Vodniza, A. J. (2022). La interculturalidad y la alteridad en la formación investigativa: Consideraciones epistémicas y metodológicas. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(10), 15-47. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061002
Gómez, J. H. (2001). Competencias: Problemas conceptuales y cognitivos. En Torres, L. F., Marín, G., Bustamante, J. H., Gómez, J. H. y Barrantes E. (Ed.), El concepto de competencia: una mirada interdisciplinar (p. 121). Sociedad Colombiana de Pedagogía.
Ley 115 de 1994. Por la cual se expide la Ley General de Educación. 8 de febrero, 1994. D.O. No. 41214.
Martin Calvo, J. y Romero Garzón, R. (2015). Ruta metodológica para la construcción de un diseño curricular desde la formación basada en competencias para la educación superior: El caso de la formación profesional de pregrado. Universidad Santo Tomás.
Ministerio de Educación Nacional (1998). Lineamientos curriculares para la educación ética y valores humanos. MEN.
Ministerio de Educación Nacional (2010). Documento N° 14. Orientaciones pedagógicas para la Filosofía en la Educación Media. MEN.
Ministerio de Educación Nacional y Universidad Pontificia Bolivariana (2006). Documento N° 8. Lineamientos curriculares para la enseñanza y el aprendizaje de la Filosofía. MEN.
Panikkar, R. (2005). De la mística. Experiencia plena de vida. Herder.
Pérez F. A., Ríos E. A., Valencia W. A. y Salazar A. (2015). Orientaciones para el maestro de humanismos. Universidad Católica de Oriente.
Pérez, F. A. (2013). Construcción de un Currículo Crítico en Filosofía, Ética y Educación Religiosa (Proyecto de Investigación). Universidad Católica de Oriente.
Pérez, F. A. (2014). Construcción de un Currículo Crítico: Filosofía, Ética y Religión desde la Mesa de Humanismos. Memorias del X Encuentro de Profesores de Filosofía. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC).
Pérez, F. A., Palacio, L. y Hernández, G. D. (2016). Consideraciones para la Construcción Crítica del Currículum y la Didáctica en los Humanismos. El Ágora, 16 (2), 571-590. http://www.scielo.org.co/pdf/agor/v16n2/v16n2a12.pdf
Polkinghorne, D. (1995). Narrative configuration in qualitative analysis. En Hatch J. y Wisniewski R. (Ed.), Life history and narrative. (p. 5). Londres: Falmer press.
Tobón, S. (2013). Formación integral y competencias: Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación (4a Edición). Ecoe Ediciones.
Velasco -Orozco, J. J. (2021). Naturaleza humana y educación: reflexiones en torno a la formación humana en un mundo incierto. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 5(9), 43-56. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050904
Zuleta, E. (1995). Educación y democracia, un campo de combate. Corporación Tercer Milenio.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.