A prática pedagógica do inglês na educação rural. Uma análise de política pública e metodologias de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061107

Palavras-chave:

educação rural, multilinguismo, política linguística, prática pedagógica, TIC (Tesauros)

Resumo

O ensino do inglês em instituições educacionais rurais na Colômbia é um tema que tem sido objeto de múltiplas investigações, devido à lacuna existente entre as áreas urbanas e rurais, caracterizada principalmente pelo difícil acesso à educação nestas áreas, criando assim desafios nas políticas públicas no nível educacional. Neste sentido, este artigo visa analisar as práticas pedagógicas realizadas na Colômbia no período entre 2010-2020, e como estas permitiram um debate conceitual e metodológico para estabelecer um quadro problemático de investigação em um novo paradigma da educação colombiana. A metodologia foi baseada em um estudo de revisão documental. Entre as conclusões mais relevantes estão as dificuldades na formação de professores; as metodologias de ensino e a escassez de material pedagógico e didático; o acesso à conectividade; o desenho de políticas públicas no nível educacional, que no ensino de uma segunda língua contêm estruturas linguísticas homogeneizadoras onde é difícil integrar a língua materna e a língua estrangeira; a incursão das TIC com conteúdo curricular; e as metodologias emergentes para o ensino do inglês como o bilinguismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Angarita Trujillo, A. y Arias Castilla, C. (2010). Aproximación a los antecedentes del bilingüismo en Colombia y la formación de educadores bilingües [Approaching the precedents of bilingualism in Colombia and bilingual teacher development]. Horizontes pedagógicos, 12 (1), 1-6. https://horizontespedagogicos.ibero.edu.co/article/view/130

Bermúdez Jiménez, J. R., y Fandiño Parra, Y. J. (2012). El fenómeno bilingüe: perspectivas y tendencias en bilingüismo. Revista de la Universidad de la Salle, (59), 99-124. https://ciencia.lasalle.edu.co/ruls/vol2012/iss59/8/

Burgos González, J. I. (2012). Brecha educativa entre población rural y urbana en Colombia. 2007 [Tesis de pregrado, Universidad del Valle]. http://hdl.handle.net/10893/3670

Cadena Aguilar, R., Ortega Cuellar, J. y Cadena Aguilar, A. (2019). Daily 6: An Approach to Foster Oral Fluency of English as a Foreign Language in Adolescents. Profile Issues in Teachers Professional Development, 21(2), 30-44. https://doi.org/10.15446/profile.v21n2.71364

Cárdenas Reyes, Y. (2017). La enseñanza de lenguas extranjeras en la educación superior en la coyuntura del posconflicto. Revista de la Universidad de La Salle, (73), 259-275. https://ciencia.lasalle.edu.co/ruls/vol2017/iss73/14/

Castaño, E. (2017). Translingüísmo Y Aprendizaje Integrado De Lengua Y Contenido Como Un Modelo De Educación Bilingüe Dinámica En Dos Colegios Públicos De Pereira [Tesis de doctorado, Universidad Tecnológica de Pereira]. https://hdl.handle.net/11059/8433

Cifuentes, R. (2011). Diseño de proyectos de investigación cualitativa. Noveduc.

Clark, D. (2002), Psychological myths in e-learning. In Med Teach, 24, 598-604.

Cocoma, L y Orjuela, M. (2017). Las TIC como recurso para la enseñanza del inglés [Tesis de especialización, Universidad del Tolima]. https://core.ac.uk/download/pdf/143463217.pdf

Constitución Política de Colombia [Const]. Art. 67. 7 de julio de 1991 (Colombia).

Corbeta, S., Boneti, C., Bustamante, F. y Vergara, A. (2018). Educación intercultural bilingüe y enfoque de interculturalidad en los sistemas educativos latinoamericanos. CEPAL, UNICEF. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44269/1/S1800949_es.pdf

Cruz-Arcila, F. (2017). Interrogating the social impact of English language teaching policies in Colombia from the vantage point of rural areas. Australian and International Journal of Rural Education, 27(2), 46-60.

Cuadros, J., Valencia, J. y Valencia, A. (2012). Las tecnologías de la información y la comunicación en entornos de aprendizaje rural como mecanismos de inclusión social. Actualidades Pedagógicas, 1(60), 101-120. https://ciencia.lasalle.edu.co/ap/vol1/iss60/6/

Didrikson, A. (2000). Tendencias de la Educación Superior al fin del siglo XXI. Unesco.

De Educación, L. (1994). Ministerio de educación nacional. Bogotá, Colombia.

Fandiño Parra, Y. (2014). Bogotá Bilingüe: Tensión Entre Política, Currículo Y Realidad Escolar (Bilingual Bogotá: Tension between Policy, Curriculum and Actual Conditions in the Schools). Educ. Educ, 17(2), 215-236.

Fandiño Parra, Y., & Bermúdez, J. (2016). Planificación y Política Lingüística en Colombia Desde el Plurilingüismo (Language Planning and Policy in Colombia from Plurilinguism). Defensa de las Humanidades, Revista de la Universidad de la Salle, (69), 137-155. https://ciencia.lasalle.edu.co/ruls/vol2016/iss69/8/

Fandiño-Parra, Y., Bermúdez-Jiménez, J. y Lugo-Vásquez, V. (2012). Retos del Programa Nacional de Bilingüismo. Colombia Bilingüe. Educación y educadores, 15(3), 363-381. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0123-12942012000300002&script=sci_abstract&tlng=es

Felizzola Cruz, Y. (2011). Tecnologías de información y comunicación para el desarrollo rural en Colombia. Economía Gestión Y Desarrollo, (10), 97 – 124. https://revistas.javerianacali.edu.co/index.php/economia/article/download/387/600

Foro de la Sociedad de la Información [FSI] (1996). Redes al servicio de las personas y las colectividades. Cómo sacar el mayor partido de la sociedad de la información en la Unión Europea. Primer informe anual del Foro de la Sociedad de la Información a la Comisión Europea. Bruselas, Luxemburgo: Foro de la Sociedad de la Información. www.ispo.cec.be/infoforum/pub.html

García León, J. y García León, D. (2012). Políticas lingüísticas en Colombia: tensiones entre políticas para lenguas mayoritarias y lenguas minoritarias. Boletín de filología, 47(2), 47-70. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-93032012000200002

García, M., Fernández, I. y Vera, M. (2018). Uso didáctico de las TIC en los colegios rurales agrupados de la Región de Murcia. Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, 102-115.

Gómez Sará, M. (2017). Review and analysis of the Colombian foreign language bilingualism policies and plans. How, 24(1), 139-156.

Habermas, J. (1972). Knowledge and human interests. Heinemann.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill México.

Hurtado, J. (21 febrero de 1998). La investigación proyectiva. Investigación holística. http://investigacionholistica.blogspot.com/2008/02/la-investigacin-proyectiva.html

Hurtado, J. (2005). Cómo formular objetivos de investigación, un acercamiento desde la investigación holística. https://abacoenred.com/wp-content/uploads/2015/10/Como-Formular-Objetivos-de-Investigacion-Hurtado-2005-1.pdf

Hurtado, J. (2008). Comprensión holística de la metodología y la investigación. Venezuela. Edición Quirón.

Ianni, O. (1996). Teorías de la globalización. Siglo XXI.

Jiménez, Santander S. (2010). Las TIC en la enseñanza del inglés como lengua extranjera https://leerycomprendertipostextualeseningles.wikispaces.com/file/view/10_TIC_EnsenanzaIngles.pdf

Ley 115 de 1994. Por la cual se expide la ley general de educación. 8 de febrero de 1994. Diario Oficial No. 41.214

Luchan, M. (1997). La aldea global. Gedisa.

Marcuse, H. (1954). El hombre Unidimensional. Planeta-Agostini. https://monoskop.org/images/9/92/Marcuse_Herbert_El_hombre_unidimensional.pdf

Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (s. f.). Programa Nacional de Bilingüismo. MEN. http://www.colombiaaprende.edu.co/html/productos/ 1685/article-158720.html

Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2001). Mas campo para la educación rural. Al tablero. http://mineducacion.gov.co/1621/article-87159.html

Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2006). Estándares básicos de competencias en lenguas extranjeras: inglés, ¡el reto! Lo que Necesitamos Saber y Saber hacer. Imprenta Nacional.

Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2017). Plan Nacional Decenal de Educación 2016–2026. MEN. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-392871_recurso_1.pdf

Minor, M. y Cortés, A. (2019). Percepción de la importancia de las competencias tecnológicas en docentes de escuelas rurales. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 3 (4), 57-71. https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/article/view/55/pdf

Miranda, N. (2014). Política educativa para la enseñanza del inglés en Colombia y pedagogía crítica: Un binomio posible. Cuadernos interdisciplinarios pedagógicos, 1(1), 81-96.

Molina, L., Rey, C., Vall, A. y Clery, A. (2017). La evaluación de las Instituciones de Educación Superior. Revista electrónica en Educación y Pedagogía, 1 (1), 43 – 58. https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/article/view/7/pdf

Moreno, L. (2000). Sociedad del conocimiento y sustentabilidad de la globalización. Nueva Sociedad.

Mosquera, Ó., Cárdenas, M. y Claudia Nieto, M. (2018). Pedagogical and research approaches in inclusive education in ELT in Colombia: Perspectives from some profile journal authors. Profile Issues in TeachersProfessional Development, 20(2), 231-246.

Muñoz, J. y Charro, E. (2017). Los ítems PISA, una herramienta para la identificación de las competencias científicas en el aula. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 1 (1), 106-122. https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/article/view/25/pdf

Ortega, Y. (2019). “Teacher,¿Puedo Hablar en Español?” A Reflection on Plurilingualism and Translanguaging Practices in EFL. Profile Issues in TeachersProfessional Development, 21(2), 155-170.

Reyes Cruz, M., Murrieta Loyo, G y Hernández Méndez, E. (2011). Políticas lingüísticas nacionales e internacionales sobre la enseñanza del inglés en escuelas primarias. Revista Pueblos y fronteras digital, 6(12), 167-197. https://www.redalyc.org/pdf/906/90621701007.pdf

Rodino, A. (2015). La educación con enfoque de derechos humanos como práctica constructora de inclusión social. Revista IIDH, 61, 2- 23. https://biblioteca.corteidh.or.cr/documento/69101

Rojas, Y. (2019). An ICT Tool in a Rural School: A Drawback for Language Students at School? Enletawa journal, 11(1), 91-109. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/enletawa_journal/article/view/8977

Roldán, Á. y Peláez, O. (2017). Pertinencia de las políticas de enseñanza del inglés en una zona rural de Colombia: un estudio de caso en Antioquia. Íkala, 22(1), 121-139. https://hdl.handle.net/10495/16662

Sampieri, R. H. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill México.

Sánchez, A. (2013). Bilingüismo en Colombia. Documentos de Trabajo sobre Economía Regional, (191). https://www.banrep.gov.co/sites/default/files/publicaciones/archivos/dtser_191.pdf

Schwars, S. (Director). (2013). Narco Cultura [Documental]. Coproducción Estados Unidos-México.

Taylor, S.J. y Bogdan, R. (1984). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Paidós. http://mastor.cl/blog/wp-content/uploads/2011/12/Introduccion-a-metodos-cualitativos-de-investigaci%C3%B3n-Taylor-y-Bogdan.-344-pags-pdf.pdf

UNESCO (2021). Las TIC en la Educación. UNESCO. https://es.unesco.org/themes/tic-educacion

Wei, L. (2011). Moment analysis and translanguaging space: Discursive construction of identities by multilingual Chinese youth in Britain. Journal of pragmatics, 43(5), 1222-1235.

Bonilla, S. y Cruz-Arcila, F. (2014). Critical socio-cultural elements of the intercultural endeavour of English teaching in Colombian rural areas. Profile Issues in TeachersProfessional Development, 16(2), 117-133. https://doi.org/10.15446/profile.v16n2.40423

Zúñiga Vargas, J. P. (2015). Métodos para la enseñanza de idiomas: No hay nada nuevo bajo el sol,¿ o sí?.

Publicado

2022-07-29

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

A prática pedagógica do inglês na educação rural. Uma análise de política pública e metodologias de ensino. (2022). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(11), 83-101. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061107

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>