As aulas virtuais no México durante a pandemia. Vantagens e desvantagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061106

Palavras-chave:

estratégias didáticas, ensino-aprendizagem, pandemia (Tesauros), ensino à distância, COVID-19 (Palavras-chave sugeridas pelos autores)

Resumo

O uso de aulas virtuais devido à contingência sanitária causada pela COVID-19 torna necessário a realização de estudos diagnósticos para determinar seus efeitos no processo de aprendizagem-ensino. Este trabalho compara as vantagens e desvantagens das aulas virtuais, segundo a opinião de 350 estudantes e 100 professores de universidades públicas do México, obtida através de uma pesquisa realizada pelos autores utilizando o Google Forms®.  Entre os resultados obtidos, pode-se destacar que tanto professores quanto alunos identificaram mais desvantagens do que vantagens em relação às aulas virtuais; entretanto, ambos reconhecem que, devido à pandemia, foi necessário continuar as aulas sob esta modalidade. Embora existam diferenças entre as respostas dos professores e dos alunos, e seja identificado que a experiência para os professores tem sido mais positiva, também existem coincidências. Entre as desvantagens mencionadas, destacam-se a falta de interação pessoal, a baixa motivação, o estresse que o confinamento gera, a falta de equipamentos e o mau sinal da Internet, entre outros. Algumas das vantagens mais frequentemente mencionadas são a facilidade de acesso eletrônico a diferentes fontes, uma melhoria econômica e a aquisição de novas habilidades de informática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barranco, J. (30 de enero de 2021). Zizek: Necesitamos un nuevo orden que nos evite elegir entre la economía y salvar vidas. La Vanguardia. https://www.lavanguardia.com/cultura/20210130/6210051/slavoj-zizek-pandemia-lucha-de-clases-confinamiento-trump.html.

Beltrán, J., Venegas, M., Villar-Aguilés, A., Cabello, S., Jareño, D. y de Gracia, P. (2020). Educar en época de confinamiento: la tarea de renovar un mundo común. Revista de Sociología de la Educación (RASE), 13 (2), 94-102. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/article/view/17187/15391

Boletín UNAM-DGCS-793. (22 de septiembre de 2020). Presenta la UNAM plan de emergencia de apoyo a estudiantes para facilitar y mejorar su capacidad de conectividad y aprendizaje a distancia. https://www.dgcs.unam.mx/boletin/bdboletin/2020_793.html

Broche-Pérez, Y, Fernández-Castillo, E. y Reyes Luzardo, D. (2020). Consecuencias psicológicas de la cuarentena y el aislamiento social durante la pandemia de COVID-19. Revisión Revista Cubana de Salud Pública, 46 (suplemento especial), 1-14. https://scielosp.org/pdf/rcsp/2020.v46suppl1/e2488/es

García, M. N. (2020). Sopa de Wuhan: Pensamiento contemporáneo en tiempos de Pandemia. Anales De La Educación Común, 1(1-2), 252-253. https://cendie.abc.gob.ar/revistas/index.php/revistaanales/article/view/52

Gobierno de Michoacán. (30 de agosto de 2021). En Michoacán, regreso a clases ordenado y responsable: Silvano. https://www.altorre.com/post/en-michoac%C3%A1n-regreso-a-clases-ordenado-y-responsable-silvano

INEGI (23 de marzo de 2021). INEGI presenta resultados de la encuesta para la medición del impacto COVID-19 en la educación (ECOVID-ED) 2020. Datos Nacionales. Comunicado de prensa 185/21. https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/boletines/2021/OtrTemEcon/ECOVID-ED_2021_03.pdf.

Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación de la UNAM. (2020). Educación y pandemia, una visión académica. Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, de la Universidad Nacional Autónoma de México.

Líder empresarial (2020). 1.7 millones de personas son docentes en México: INEGI. https://www.liderempresarial.com/1-7-millones-de-personas-son-docentes-en-mexico-inegi/

Mariano M., Rodríguez C. y Pérez E. (2020). La experiencia del alumno universitario ante las clases virtuales provocada por la crisis de SARS-Cov-2. Estudio de caso en la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. ASINEA, 53 (noviembre 2020-abril 2021), 36-46.

ONU México (7 de julio de 2021). Más de 4 millones de muertes en el mundo por la enfermedad de COVID-19, lamenta OMS. https://coronavirus.onu.org.mx/mas-de-4-millones-de-muertes-en-el-mundo-por-la-enfermedad-de-COVID-19-lamenta-oms.

ONU México (9 de julio de 2021). Mensaje del secretario general de la ONU, Antonio Guterres, tras darse a conocer la muerte de 4 millones de personas a causa de COVID-19. https://coronavirus.onu.org.mx/mensaje-del-secretario-general-de-la-onu-antonio-guterres-tras-darse-a-conocer-la-muerte-de-4-millones-de-personas-a-causa-de-COVID-19.

Ritchie, H. (18 de noviembre de 2021). Pandemia de coronavirus (COVID-19): los datos. Our World in Data. https://ourworldindata.org/coronavirus-data

Salazar-Domínguez A. y Abancin-Ospina (2022). Retos de la Educación Media Latinoamericana en tiempos de pandemia. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6 (10), 210-227. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061014

SUN (15 de julio de 2021). AMLO anuncia regreso a clases presenciales a finales de agosto. https://www.informador.mx/mexico/AMLO-anuncia-regreso-a-clases-presenciales-a-finales-de-agosto-20210715-0050.html.

Tovar, J. (31 de agosto de 2021). Más de 4,5 millones de muertos por COVID-19 en todo el mundo. https://www.efesalud.com/coronavirus-casos-muertes-mundo/

UNAM (22 de septiembre de 2020). Plan de emergencia de apoyo a estudiantes para facilitar y mejorar la conectividad y aprendizaje a distancia. https://www.dgcs.unam.mx/boletin/bdboletin/2020_793.html.

Velázquez-Cigarroa, E. (2022). Post-pandemia y educación. Proyectos comunitarios impulsados en la maestría en gestión para el desarrollo sustentable. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6 (10), 10-13. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061001

Publicado

2022-07-29

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

As aulas virtuais no México durante a pandemia. Vantagens e desvantagens. (2022). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(11), 71-82. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061106

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>