Estratégias para a autorregulação da aprendizagem em estudantes de música no Colégio República Dominicana de Bogotá
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050903Palavras-chave:
autonomia; estratégias; processos de ensino-aprendizagem (Tesauros); autorregulação; metacognição; processo acadêmico (palavras-chave do autor)Resumo
Este artigo é produto de uma pesquisa que procurou analisar a relação entre a aplicação de estratégias de autorregulação e o aprendizado notável e satisfatório da música nos alunos da quinta série da Escola República Dominicana, na localidade de Suba de Bogotá. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com um escopo exploratórione descritivo; foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário
para estudantes e uma entrevista semiestruturada com professores. Os resultados mostraram que a implementação de estratégias pedagógicas impulsionou a capacidade de autorregulação destes estudantes frente à aprendizagem da música, ativando significativamente processos metacognitivos e motivacionais que repercutiram em um empoderamento ativo que lhes permite assumir um papel muito mais ativo na construção de saberes nesta área do conhecimento; tudo isto fortalecendo sua autonomia e autoeficácia, e despertando seu desejo de aprender.
Downloads
Referências
Alama, C. (2015). Hacia una didáctica de la metacognición. Revista Horizonte de las Ciencias, 5(8), 77-86. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5420477
Alvarez-Gayou, J. L. (2003). Cómo hacer investigación cualitativa: Fundamentos y Metodología. Paidós Educador. http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/ files/documentos/como-hacer-investigacion-cualitativa.pdf
Chao-Fernández, R., Mato-Vázquez, D. y López, V. (2015). Beneficios de la música en conductas disruptivas en la adolescencia. Actualidades Investigativas en Educa¬ción, 15(3), 1-25. https://www.redalyc.org/pdf/447/44741347006.pdf
Díaz, B. y Hernández, G. (2010). Estrategias para el aprendizaje significativo: Funda¬mentos, adquisición. En estrategias docentes para un aprendizaje significativo: una interpretación constructivista (3.era ed.) McGraw-Hill. https://buo.org.mx/assets/ diaz-barriga%2C---estrategias-docentes-para-un-aprendizaje-significativo.pdf
Estévez, I., Rodríguez, S., Valle, A., Regueiro, B. y Piñeiro, I. (2015). Incidencia de las metas académicas del alumnado de secundaria en su gestión motivacional. Aula Abierta, 44, 83-90. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S0210277316300014
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2010). Metodología de la Investigación. Editorial McGraw-Hill. https://www.uv.mx/personal/cbustamante/files/2011/06/ Metodologia-de-la Investigaci%C3%83%C2%B3n_Sampieri.pdf
Martínez, I., Casas-Mas, A. y Montero, I. (2016, 12, 13 y 14 de marzo). Aprendices de Brujos. La autorregulación del aprendizaje musical [ponencia] III congreso Nacionaly II internacional de conservatorios de música. San Sebastián, País Vasco. https:// ruidera.uclm.es/xmlui/bitstream/handle/10578/8191/fi_1454760056-actasiicncsmpliegos160124112229.pdf?sequence=1
Otzen, T. y Manterola, C. (2017). Técnicas de muestreo en una población a estudio. International Journal of Morphology, 35(1), 227-232. https://scielo.conicyt.cl/pdf/ ijmorphol/v35n1/art37.pdf
Panadero, E. y Alonso-Tapia, J. (2014) ¿Cómo autorregulan nuestros alumnos? Revisión del modelo cíclico de Zimmerman sobre autorregulación del apren¬dizaje. Revista académica Anales de psicología, 30(2), 450-462. http://dx.doi. org/10.6018/analesps.30.2.167221
Pintrich, P. (2003). Motivation and classroom learning. In W. Reynolds y G. Miller (eds.). Handbook of Psychology: Educational Psychology, (pp. 103-122). New York. https:// psycnet.apa.org/record/2003-04684-006
Roa, H. (2015). Estrategias creativas y metacognitivas en el aprendizaje musical. Artículo de revista académica. Revista Civilizar Ciencias Sociales y Humanas, 16(30), 207- 222. https://revistas.usergioarboleda.edu.co/index.php/ccsh/article/view/544
Rubio, A. y Castellanos, R. (2015). Estilos de aprendizaje y enseñanza de la música en alumnos de primaria. Serbiluz. https://www.redalyc.org/pdf/310/31045568053.pdf
Rusinek, G. (2004). Aprendizaje Musical Significativo. Universidad Complutense de Madrid. Revista Complutense de Investigación en Educación Musical, 1(5), 1-16 https://revistas.ucm.es/index.php/RECI/article/view/9622
Sáiz, M. y Pérez, M. (2016). Autorregulación y mejora del autoconocimiento en la resolución de problemas. Psicología desde el Caribe, 33(1), 14-30. http://www. scielo.org.co/pdf/psdc/v33n1/v33n1a03.pdf
Schunk, D. (2012). Teorías del aprendizaje: una perspectiva educativa (6ta ed.). Editorial Pearson. http://ciec.edu.co/wp-content/uploads/2017/06/Teorias-del-Aprendiza¬je-Dale-Schunk.pdf
Solórzano, Y. (2017). Aprendizaje Autónomo y Competencias. Revista científica El Dominio de las Ciencias, 3(1), 241-253. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articu¬lo?codigo=5907382
Solier y herrera (2014). Fomento del aprendizaje autorregulado en estudiantes de viento. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4733989.pdf
Tripiana, S. (2016). Estrategias de motivación durante el aprendizaje instrumental. Revista internacional de Educación Musical, 4, 25-33. http://www.revistaeduca-cionmusical.org/index.php/rem1/article/view/67
Vives, T., Durán, C., Varela, M. y Fortoul, T., (2014). La autorregulación del aprendizaje, una luz en el faro del mar. Revista académica, Investigación en educación médica, 3(9), 34-39. https://www.redalyc.org/pdf/3497/349733231006.pdf
Zimmerman, B. J. (2000). Attaining self-regulation: A social cognitiva perspective. In M. Boekaerts; Pintrich y M. Zeidner (eds.). Handbook of self-regulation (pp.13-39). San Diego, EEUU.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.