O jogo como uma estratégia pedagógica para a autorregulação da aprendizagem em matemática
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050906Palavras-chave:
estratégia pedagógica; jogo educativo; motivação (Tesauros); autorregulação da aprendizagem (Palavras-chave do autor).Resumo
Este artigo se baseia nos problemas evidenciados nos processos de aprendizagem de habilidades em matemática, bem como nos processos metacognitivos com falta de autorregulação e autogestão, estabelecendo a necessidade de entender quais processos podem contribuir para a auto-regulação dos estudantes, favorecendo seu aprendizado em matemática. Foi proposto analisar se o jogo, como estratégia
pedagógica, favorece a motivação, sendo este um elemento que favorece a auto-regulação do aprendizado dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental na área de matemática. De acordo com o acima exposto, foram determinados os fatores de motivação extrínsecos e intrínsecos que são evidenciados nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes; as estratégias pedagógicas foram descritas e comparadas.
Cabe ressaltar que a abordagem foi qualitativa e a pesquisa foi descritiva comparativa. No final do processo, concluiu-se que os estudantes devem aprender a dirigir e controlar seus pensamentos, sentimentos e ações, a fim de obter uma autorregulação do aprendizado através de estratégias motivacionais.
Downloads
Referências
Alonso, J. y Montero, Y. (1992). Motivación y aprendizaje escolar. En C. Coll, J. Palacios y A. Marchesi (comp.). Desarrollo psicológico y educación (Psicología de la Educa¬ción) (183-198). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4813967
Bernal, M., Florez, E. y Salazar, D. (2017). Motivación, autorregulación para el aprendi¬zaje y rendimientoacadémico en estudiantes de séptimo grado de una institución educativa del municipio de Aranzazu (Caldas). Repositorio Institucional CINDE. http:// ridum.umanizales.edu.co › xmlui › bitstream › handle
Camposeco, F. (2012). La autoeficacia como variable en la motivación intrínseca y extrínseca en matemáticas a través de un criterio étnico. [Tesis de doctorado, Uni¬versidad Complutense de Madrid]. https://eprints.ucm.es/id/eprint/16670/
Cardozo, A. (2008). Motivación, aprendizaje y rendimiento académico estudiantes del primer año universitario. Laurus. 14(28), 209-237.
Casado, O. (2018). La autorregulación en el aula de Educación Primaria. Estudio y apli¬cación de un modelo integral de transición activa hacia la autonomía [Tesis doctoral, Universidad de Valladolid]. http://uvadoc.uva.es › bitstream › Tesis14567-181213
Chacón, P. (2008). El juego didáctico como estrategia de enseñanza y aprendizaje ¿Cómo crearlo en el aula? Revista Nueva Aula Abierta, 5(16), 1-8. www.grupodidac-tico2001.com/PaulaChacon.pdf
Chaves, E., Trujillo. J. y López, J. (2016). Acciones para la autorregulación del aprendi¬zaje en entornos personales. Píxel-Bit, Revista de Medios y Educación, 48, 67-82. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2016.i48.05
De la Fuente, J. (2004). Perspectivas recientes en el estudio de la motivación: La teoría de la orientación de metas. Revista Electrónica de Investigación Psico educativa, 2(1), 35-62.
Díaz, A. (2017). Autorregulación del Aprendizaje y Educación alternativa: Análisis com¬parativo de tres métodos educativos en Educación Primaria en España y Escocia. Universidad Complutense de Madrid https://eprints.ucm.es/id/eprint/49375/
Eccles, J. & Wigfield, A. (2002). Motivational Beliefs, Values and Goals. Annual Review of Psychology, 53,109-132. https://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/an-nurev.psych.53.100901.135153
García, E., Silva, M. y Silva, L. (2019). Cooperación y juego, binomio para el aprendizaje de las matemáticas. Resultados en una escuela mexicana. Atenas, 2(46), 17-31. https://www.redalyc.org/journal/4780/478060100002/478060100002.pdf
González, M. y Tourón, J. (1992). Autoconcepto y rendimiento escolar. Sus implicacio¬nes en la motivación y en la autorregulación del aprendizaje. EUNSA. https://dadun. unav.edu/handle/10171/21388
Greene, D. y Lepper, M. (1974). Motivación intrínseca: Cómo convertir el juego en trabajo. Psychology Today, 8, 49-54.
Harackiewicz, J. & Barron, K. (1998). Rethinking achievement goals: When are they adaptive for college students and why? Educational Psychologist, 33(1), 1-21. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15326985ep3301_1
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6.a ed.). McGraw-Hill. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/ uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf
Karabenick, S. & Collins, J. (1997). Relation of perceived instructional goals and in¬cenyives to collegestudents’ use of learning strategies. Journal of Experimental Educational, 65, 331-341.
O’Leary, K. y Drabman, R. (1971). Programas de refuerzo de fichas en el aula: Una revisión [Boletín psicológico. 75(6). 379-398]. https://psycnet.apa.org/record/1972-01793-001
Panadero, E. y Tapia, J. (2014). ¿Cómo autorregulan nuestros alumnos? Modelo de Zimmerman sobre estrategias de aprendizaje. Anales de Psicología, 30(2), 450- 462. https://doi.org/10.6018/analesps.30.2.167221
Paris, S. & Newman, R. (1990). Developmental aspects of self-regulated learning. Educational Psychologist
Pintrich, P. y Schunk, D. (2006). Motivación en contextos educativos. Pearson Educación, S.A.
Rosário, P., Lourenço, A., Paiva, M., Núñez, J., González, J. y Valle, A. (2012). Autoeficacia y utilidad percibida como condiciones necesarias para un aprendizaje académico autorregulado. Revista anales de psicología, 8(1), 37-44.
Ryan, A., Ryan, K., Arbuthnot, M. & Samuels, M. (2007). Motivation for Standardized Math Exams. Educational Researcher, 36(1), 5-13.
Ryan, R., Mims, V. y Koestner, R. (1983). Relación de la contingencia de recompensa y el contexto interpersonal con la motivación intrínseca: Una revisión y prueba usando la teoría de evaluación cognitiva. Revista de Personalidad y Psicología Social, 42(6), 736 – 750.
Schunk, D. (1996). Goal and self-evaluative influences during children’s cognitive skill learning. Am. Educational Research Journal, 33, 359-382.
Tapia, A. (1997). Motivar para el aprendizaje. Teoría y estrategias. Edebé.
Valle, A., Barca, L., González, R. y Nuñez, J. (2010). Las estrategias de aprendizaje revi¬sion teorica y conceptual. Revista Latinoamericana de Psicología, 31(3), 425-461.
Wentzel, K. (1998). Social relationships and motivation in middle school: The role of parents, teachers, and peers. Journal of Educational Psychology, 90, 202-220.
Zimmerman, B. & Martínez, P. (1990). Construct validation of a strategy model of stu¬dent self-regulated learning. Journal of Educational Psychology. 80(3), 284-290. https://www.researchgate.net/publication/232550661_Construct_Validation_ of_a_Strategy_Model_of_Student_Self-Regulated_Learning
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.