Métodos de ensino para o desenvolvimento das habilidades técnicas na disciplina de eletrônica.

Autores

  • Josue Oviedo Rodriguez Unidad Educativa Eugenio Espejo
  • Margarita González González Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.03020206

Palavras-chave:

Habilidades; habilidades em eletrônica; habilidades técnicas; métodos de ensino; métodos em eletrônica

Resumo

Os novos paradigmas exigem aos membros da comunidade educativa, promover mudanças nos processos de ensino, que produzam os impactos necessários para adequar a formação dos estudantes às necessidades da época atual. Nada se poderá conseguir, sé a sociedade não avança ou, pelo contrário, deixa-se ficar para trás; há que pôr-a em andamento pelo desejo e esforço comum de quem criam novas ideias, outros interesses, sentimentos e perseverança. Nesse sentido, o artigo examina aquilo que se considera como uma habilidade, o que são as habilidades técnicas, como elas são tratadas pelos docentes de Unidade Educativa Eugenio Espelho da Cidade de Babahoyo (Equador), dentro da disciplina de Eletrônica geral, e como as situações pedagógicas se acomodam através dos métodos de ensino para o desenvolvimento destas habilidades. O objetivo consistiu em analisar a conceptualização do que é uma habilidade, as habilidades técnicas, as habilidades técnicas em eletrô- nica e os métodos para desenvolver este tipo de habilidades. Como metodologia se escolheu o enfoque qualitativo, se procurou analisar mediante a interpretação e compreensão hermenêutica, e o tipo foi explicativo e avaliativo. Para a seleção dos participantes, se consideraram estudante e docente que permitiram realizar a análise no trabalho dentro da aula. Concluiu-se que os métodos de ensino para desenvolvimento de habilidades técnicas em eletrônica, se devem acomodar à situação pedagó- gica, aos interesses dos involucrados e aos objetivos do currículo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Álvarez de Zayas, C. (1999). La escuela en la vida. Didáctica. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Álvarez de Zayas, R. (1996). El desarrollo de habilidades de la Historia. Honduras: Editorial Guaymuar

Bateman, T. & Snell, S. (2008). Management: Leading and Collaborating in the Competitive World. EstadosUnidos: McGraw-Hill.

Brito, H. (1987). Psicología general para los ISP. La Habana: Pueblo y Educación.

Buckland, M. (2010). Hard skills and Soft skills. Recuperado de http:/ aneliteresume.com/resume-writing/ hard-skills-and-soft-skills/

Cañedo, M. (2009). Fundamentos teóricos para la implementación de la didáctica en el proceso enseñanza aprendizaje. Cienfuegos: Universidad Cienfuegos Carlos Rafael Rodríguez.

Carreño, I. (2008). Guía de acción docente. Madrid: Polígono Industrial Arroyomolinos.

Cid, A., Pérez, A. & Zabalza, M. (noviembre, 2009). Las prácticas de enseñanza declaradas de los “mejores profesores” de la Universidad de Vigo. Relieve, 15(2), 1-29. Recuperado de https:/ www.uv.es/RE- LIEVE/v15n2/RELIEVEv15n2_7.pdf

Córdoba, E. (2012). Representaciones mentales de habilidades científicas en el aula en profesores universitarios

de ciencias naturales.(Tesis de Maetria). Universidad Autonoma de Manizales, Manizales, Colombia.

Cueto, G., Gastón, D. & Luna, O. (mayo, 2010). Una concepción didáctica para la formación de la habilidad argumentar desde las ciencias humanísticas en el contexto de la universalización. Digital - Buenos Aires, (144), 20-29.

Danilov, M.A. y Skatkin M.N. (1981). Didáctica de la escuela media. La Habana. Editorial Pueblo y Educación.

Duque, E. & Hernández, J. (1999). Curso práctico de electrónica moderna. Pereira: Cekit.

Fernández, A. (noviembre, 2006). Metodologíasactivasparalaformacióndecompetencias. Educatio siglo XXI, 24, 35-56.

Fuentes González, H. (1999). Consideraciones sobre la didáctica de la Educación Superior. Serie Educación

para Educadores. Santa Fe de Bogotá: UO-CEDINPRO.

Fung, Talía. Las Habilidades y las capacidades en el proceso de enseñanza aprendizaje del deporte. (Tesis de

doctorado). Instituto Superior de Cultura Física “Manuel Fajardo”, La Habana, Cuba

Llanes, A. (2008). Estrategia educativa para el desarrollo de las habilidades profesionales desde las prácticas prepro-

fesionales en la especialidad contabilidad. Camaguey: Instituto Superior Pedagógico José Martí.

Machado, E. (2011). La formación y desarrollo de habilidades en el proceso docente-educativo. Recupera- do de http:/ www.monografias.com/trabajos15/habilidades-docentes/habilidades-docentes.shtml

Márquez, A. (1993). Habilidades. Proposiciones para su evaluación. Santiago de Cuba: Departamento Pedagogía

Moreira, M. & Greca, I. (1998). Modelos mentales, modelos conceptuales y modelización. Enseñanza de la Física, 15 (2), 107-120.

Moreira, M. (1999). Modelos Mentales. Investigações em Ensino de Ciências, 1(3), 193-232. Recuperado de http:/ www.if.ufrgs.br/~moreira/modelosmentales.pdf

Palmero, M., Marrero, J. & Moreira, M (2001). La teoría de los Modelos Mentales de Johnson-Laird y sus principios: Una aplicación con modelos Mentales de célula en estudiantes del curso de orientación universitaria. Investigações em Ensino de Ciências, 6(3), 243-268.

Petrovski, A. V. (1985). Psicología general. Moscú: Editorial Progreso.

Pino, C. (2003). Un modelo para el aprendizaje de las habilidades profesionales a través de las disciplina electró- nica. Holguín: Instituto Superior José de La Luz y Caballero.

Pino, C. (enero, 2011). La habilidad de diagnósticar en la formación de técnicos medios en electrónica. Cuadernos de educación y desarrollo, 3(23). Recuperado de http://www.eumed.net/rev/ced/23/ cepp.htm

Talízina, N. (1988). Psicología de la enseñanza. Moscú: Editorial Progreso.

Webste, A. L. (s.f.). ¿Qué habilidades técnicas e interpersonales buscan las empresas? Recuperado de http:/ www.ehowenespanol.com/habilidades-tecnicas-interpersonales-buscan-empresas-info_446340/

Yturralde, E. (s.f.). Las habilidades duras. Recuperado de http://es.slideshare.net/genrryechaccaya1/las habilidades-duras

Publicado

2018-04-01

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Métodos de ensino para o desenvolvimento das habilidades técnicas na disciplina de eletrônica. (2018). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 2(2), 75-87. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.03020206

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>