Elementos linguísticos que dificultam a correta construção textual crítica
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040704Palavras-chave:
Comunicação; educação; linguística; jornalismo (Tesauro); leitura crítica (palavras-chave dos autores)Resumo
Uma das principais problemáticas acadêmicas, tanto para as instituições de ensino quanto para os alunos ao longo de seu processo acadêmico, é o desenvolvimento de uma leitura crítica que permite entender, interpretar e avaliar um tema ou situação, e que ao mesmo tempo condicione a construção escrita do aluno, resultado da mesma. Por esse motivo, o objetivo principal deste artigo é analisar os diferentes obstáculos linguísticos enfrentados pelos alunos do segundo semestre de Comunicação Social e Jornalismo da Universidad Minuto de Dios (UNIMINUTO), que alteram profundamente a boa intenção comunicativa. Crítica de seus escritos. O exposto, a partir de uma metodologia qualitativa e um desenho quase-experimental, foi abordado para dar conta das necessidades acadêmicas dos alunos, as quais devem ser prevalentes desde o ensino fundamental e médio, antes de atingir os ambientes profissionais e posteriormente de trabalho. Concluiu-se que mesmo os alunos tendo uma boa leitura crítica, na hora de colocá-la na escrita, apresentam um manuseio inadequado dos elementos linguísticos, o que leva à alteração da mensagem. Isso faz fundamental o papel das instituições educativas na geração de estratégias de intervenção pedagógica que garantam a formação comunicativa integral: leitura e escrita.
Downloads
Referências
Casalmiglia Blancafort; H.; y Tusón Valls; A. (1999). Las cosas del decir. Manual de análisis del discurso. Barcelona; España: Ariel.
Cassany; D. (2003). Aproximaciones a la lectura crítica: teoría; ejemplos y reflexiones. Tarbiya: revista de investigación e innovación educativa del Instituto Universitario de Ciencias de la Educación (32): 113–32.
Cassany; D. (2006). Tras las líneas sobre la lectura contemporánea. Barcelona; España: Anagrama. Recuperado de http://www.inv.communicare.efn.uncor.edu/wp-content/uploads/2013/07/PP-Cassany.pdf
Cassany; D. (2012). En_línea. Leer y escribir en la red. Barcelona; España: Anagrama.
Cassany; D.; y Castellà; J. M. (2011). Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva; 28(2); 353-374.
Corredor; T.; J. (2010). ¿Cómo carajos escribo bien un texto? Hacia la planeación; organización y presentación adecuada de un texto. Cuadernos de Lingüística Hispánica; (16);107-136 ISSN: 0121-053X. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3222/322227522008
Dolz; J.; y Pasquier; A. (1996). Argumentar para convencer: una secuencia didáctica de iniciación al texto argumentativo para el primer ciclo de la educación secundaria obligatoria. España: Gobierno de Navarra Departamento de Educación y Cultura.
Echauri; J. M. (2010). ¿Reformar la ortografía o reformar la enseñanza de la ortografía? Cuadernos de Cervantes; 6(30); 22-27. Recuperado de http://www.cuadernoscervantes.com/art_30_ortografia.html.
Flores; G. D. (enero – junio de 2016). La importancia e impacto de la lectura; redacción y pensamiento crítico en la educación superior. Zona próxima; 24; 1657-2416; Recuperado de http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/zona/article/view/ 7200/10327
Hernández; R.; Fernández; C.; y Baptista; P. (2014). Metodología de la Investigación. (6ª. ed.). México D.F.; México: McGraw Hill.
Horkheimer; M. (2000). Teoría tradicional y teoría crítica. Barcelona; España: Paidós.
Lankshear; C.; & Knobel; M. (2010). DIY Media: A contextual background and some contemporary themes. DIY media: Creating; sharing and learning with new technologies; 1-21; New York: Peter Lang.
Márquez Jiménez; A. (enero-marzo de 2017). Sobre lectura; hábito lector y sistema educativo. Perfiles educativos; 39(155); 3-18. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982017000100003&lng=es&tlng=es.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (1994). Decreto 1860 de 1994. Bogotá: MEN. Recuperado de http://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Decretos/1362321
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico – OCDE. 2011. ¿Leen actualmente los estudiantes por placer? Focus; 2011 (8). Recuperado de http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisainfocus/49184736.pdf.
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico – OCDE. 2016. Marco de Evaluación y de Análisis de PISA para el Desarrollo: Lectura; matemáticas y ciencias; Versión preliminar; París; OECD Publishing.
Ortiz Granja; D. (2015). El constructivismo como teoría y método de enseñanza. Sophia; Colección de Filosofía de la Educación; (19); 93-110. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=4418/441846096005
Páez; R.; y Rondón; G. (2014). La lectura crítica: propuestas para el aula derivadas de proyectos de investigación educativa. Recuperado de http://biblioteca. clacso. edu. ar/Colombia/fce-unisalle/20170117041131/lecturacr. pdf.
Paredes M.; J. (marzo-mayo de 2015). La escuela y el desafío del hábito de la lectura. Razón y Palabra; (89); 288-345 Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=1995/199536848025
Peña González; F. J. (2011). Leer y escribir. Prácticas necesarias en la universidad. Educere. La Revista Venezolana de Educación; 15(52); 711-719. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=356/35622379018
Real Academia Española. (2010). Ortografía de la lengua española. Madrid; España: Espasa.
Rodríguez M.; F. y Ridao R.; S. (2013). Los signos de puntuación en español: cuestiones de uso y errores frecuentes. Boletín de filología; 48(1); 147-169. Recuperado de https://dx.doi.org/10.4067/S0718-93032013000100007
Rodríguez; A. N. (2007). Lectura crítica y escritura significativa: Acercamiento didáctico desde la lingüística. Laurus; 13(25); 241-262.
Román C.; M. (2013). Factores asociados al abandono y la deserción escolar en América Latina: una mirada en conjunto. Reice. Revista Iberoamericana sobre Calidad; Eficacia y Cambio en Educación; 11(2); 33-59. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=551/55127024002
Trillos; P.; J. (2012). Impacto de las Tecnologías de la Información y el Conocimiento en la comprensión lectora. Encuentros; 10(2);11-30. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=4766/476655654001
Van Dijk; T. (1978). La ciencia del texto. (2ª reimpresión; S. Hunzinger; Trad.). Barcelona; España: Paidós (Trabajo original publicado en 1978).
Vargas Franco; A. (julio-diciembre de 2015). Literacidad crítica y literacidades digitales: ¿una relación necesaria? (Una aproximación a un marco teórico para la lectura crítica). Revista Folios; (42); 139-160. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3459/345938959009
Zhizhko; E. A. (mayo-agosto de 2014). La enseñanza de la escritura y lectura de textos académicos a los futuros investigadores educativos. Innovación educativa (México; DF); 14(65); 99-113. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-26732014000200007&lng=es&tlng=es.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.