Reflexões metodológicas em um estudo misto de eficácia escolar no ensino superior no México

Autores

  • Rubí Peniche Cetzal Universidad Autónoma de Aguascalientes; México
  • José Carlos Palacios Montoya Universidad Autónoma de Aguascalientes; México
  • Cristóbal Ramón Mac Universidad Autónoma de Aguascalientes; México

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.05040609

Palavras-chave:

Eficácia da educação; desenho de pesquisa; ensino médio; estudo misto

Resumo

O objetivo do artigo é analisar e discutir o desenvolvimento de um estudo sob uma abordagem mista; considerando as etapas que o compõem; bem como as implicações dos recursos e técnicas utilizadas. A pesquisa foi realizada sob o enfoque da efetividade escolar no ensino médio; no estado de Aguascalientes; México. Um desenho sequencial explicativo foi escolhido com base em um estudo estatístico de valor agregado. Se trabalhou com uma população composta por 119 escolas; pertencentes aos diferentes subsistemas de ensino do Estado. Destaca-se a importância de usar métodos integrais que permitem obter informação mais completa sobre a realidade; considerando as particularidades dos métodos utilizados. Foi reconhecido o uso de ferramentas quantitativas para a seleção de escolas efetivas e não efetivas e; com base em técnicas qualitativas; conhecer a realidade dos diferentes casos que integraram o estudo. O uso de diferentes métodos permitiu triangular a informação obtida. Conclui-se que os métodos utilizados são úteis; de acordo com o tipo de informação a ser obtida e analisada; bem como necessariamente; complementares; para alcançar o objetivo geral e os específicos estabelecidos nas diferentes fases da pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Blanco; E. (julio-diciembre; 2009). Eficacia escolar y desigualdad: aportes para la política educativa. Perfiles latinoamericanos; 17(34); 51-85. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3870052

Costeño; J.; Ortega; J. & Jácome; N. (noviembre; 2015). Eficacia escolar de bachillerato en el estado de Veracruz. Propuesta metodológica. XIII Congreso Nacional de Investigación Educativa. Consejo Mexicano de Investigación Educativa; A. C. Congreso llevado a cabo en Chihuahua; México.

Chapman; C.; Reynolds; D.; Muijs; D.; Sammons; P.; Stringfield; S. & Teddlie Ch. (2016) Educational effectiveness and improvement research and practice: the emergence of the discipline. En Autores (Comps.); The routledge international handbook of educational effectiveness and improvement: Research; policy; and practice. (pp. 1-25). New York. Routledge.

Danielson; Ch. (2013). The framework for teaching [Mensaje en un blog The Danielson Group]. Recuperado de https://www.danielsongroup.org/framework/

Intxausti; N.; Joaristi; L. & Lizasoain; L. (May; 2016). Educational leadership as best practice in highly effective schools in the Autonomous Region of the Basque County (Spain). Educational Management Administration & Leadership; 44(3); 397–419. Recuperado de https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1741143214558570?journalCode=emad

Martínez-Garrido; C. & Murillo; F. J. (junio; 2016). Investigación iberoamericana sobre enseñanza eficaz. Revista mexicana de investigación educativa; 21(69); 471-499. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662016000200471

Murillo; F. J. (abril-junio; 2004). Un marco comprensivo de mejora de la eficacia escolar. Revista mexicana de investigación educativa; 9(21); 319-359. Recuperado de www.comie.org.mx/documentos/rmie/v09/n021/pdf/rmiev09n21scB02n02es.pdf

Murillo; F. J. (abril-junio; 2005). La investigación en eficacia escolar y mejora de la escuela como motor para el incremento de la calidad educativa en Iberoamérica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad; Eficacia y Cambio en Educación; 3(2). Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/10054/10161

Murillo; F. J (enero-marzo; 2008). Hacia un modelo de eficacia escolar. Estudio multinivel sobre los factores de eficacia en las escuelas españolas. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad; Eficacia y Cambio en Educación; 6(1). Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=551/55160102

Murillo; F. J.; Hernández-Castilla; R. & Martínez-Garrido; C. (enero-marzo; 2016). ¿Qué ocurre en las aulas donde los niños y niñas no aprenden? Estudio cualitativo de aulas ineficaces en Iberoamérica. Perfiles educativos; 38(151); 55-70. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982016000100055&lng=es&tlng=es.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE). (2011). El diseño de modelos de valor agregado; en la medición del aprendizaje de los alumnos: mejores prácticas para evaluar el valor agregado de las escuelas. París: OCDE Publishing. Recuperado de https://www.oecd-ilibrary.org/education/la-medicion-del-aprendizaje-de-los-alumnos_9789264090170-es

Pedroza; H.; Peniche; R. & Lizasoain; L. (enero-marzo; 2018). Criterios para la identificación y selección de escuelas eficaces de nivel medio superior. Revista Electrónica de Investigación Educativa; 20(1); 14-25. Recuperado de https://redie.uabc.mx/redie/article/view/2170/1602

Reynolds; D.; Sammons; P.; De Fraine; B.; Van Damme; J.; Townsend; T.; Teddlie; C. & Stringfield; S. (February; 2014). Educational effectiveness research (EER): A state-of-the-art review. School Effectiveness and School Improvement; 25(2); 197-230. doi: https://doi.org/10.1080/09243453.2014.885450

San Martín; D. (enero; 2014). Teoría fundamentada y Atlas.ti: recursos metodológicos para la investigación educativa. Revista electrónica de investigación educativa; 16(1); 104-122. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607 40412014000100008&lng=es&tlng=es

Scheerens; J. (January-March; 2013) The use of theory in school effectiveness research revisited. School Effectiveness and School Improvement; 24(1); 1-38. Recuperado de https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09243453.2012.691100

Townsend; T.; Macbeath; J. & Bogotch; I. (2016) Critical and alternative perspectives on educational effectiveness and improvement research. En C. Chapman; D. Muijs; D. Reynolds; P. Sammons & C. Teddlie (Coords.); The routledge international handbook of educational effectiveness and improvement (pp. 206–227). New York: Routledge.

Publicado

2020-05-11

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Reflexões metodológicas em um estudo misto de eficácia escolar no ensino superior no México. (2020). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 4(6), 120-129. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.05040609

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>