Impacto da escola de diretores (EDCE) na aprendizagem dos alunos na República DominicanaImpacto da escola de diretores (EDCE) na aprendizagem dos alunos na República Dominicana

Autores

  • Basilio Florentino Morillo Universidad Autónoma de Santo Domingo, República Dominicana
  • Jorge Adalberto Martínez Universidad Autónoma de Santo Domingo, República Dominicana
  • Roberto Rodríguez Universidad Autónoma de Santo Domingo, República Dominicana

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.05040603

Palavras-chave:

Qualidade da educação; desempenho acadêmico; eficácia escolar; escola de diretores; formação de diretores; provas nacionais

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da Escola de Diretores (EDCE) na qualidade da aprendizagem, medidos pelos resultados nas provas Nacionais da oitava série de Ensino Fundamental da República Dominicana. O estudo foi baseado na abordagem quantitativa, caracterizado pela medição numérica e analises utilizando técnicas estatísticas. Uma amostra foi tomada de 400 centros educacionais, nos quais metade (200) foi dirigida por formados do EDCE e aleatoriamente extraída das primeiras coortes do programa, treinadas em 2012 e 2013. A outra metade da amostra foi coletada de forma proposital, sendo cada centro o mais próximo de cada um dos primeiros. Os centros dirigidos pelos formados da EDCE conformaram o grupo experimental e o segundo, o grupo controle. Foi realizada uma análise comparativa dos resultados das Provas Nacionais entre o período de 2011 e 2016 de ambos os grupos. Os resultados indicaram que no ano letivo de 2011-2012, o desempenho dos alunos do grupo experimental mostrou semelhança com o do grupo controle. Em cada ano seguinte, foi observado um desempenho cada vez maior nos centros educativos que conformaram o grupo experimental. Concluiu-se que os alunos dos centros educativos dirigidos por egressos do EDCE têm melhor aprendizado do que os estudantes de centros educacionais dirigidos por outros diretores

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguerrondo, I. (2008). La influencia del contexto en la efectividad de la escuela. Consideraciones para el desarrollo profesional docente. En UNESCO & Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (Eds.), Eficacia escolar y factores asociados en América Latina y el Caribe (pp. 61-98. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000163174

Bárcena, A. (2015). El pensamiento económico de la CEPAL: pasado y presente. En CEPAL (Ed.) Reflexiones sobre el desarrollo en América Latina y el Caribe (pp. 51-71). Recuperado de https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/39985/S1500746_es.pdf? sequence=1&isAllowed=y

Blanco, R. (2008). Eficacia escolar, desde el enfoque de calidad de la educación. En UNESCO & Laboratorio Latinoamericano de Evaluación de la Calidad de la Educación (Eds.), Eficacia escolar y factores asociados en América Latina y el Caribe (pp. 07-16). Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000163174

Castañeda- Jiménez, J. (2004). Métodos de investigación. México: McGraw-Hill.

Escuela de Directores para la Calidad Educativa (EDCE) del Ministerio de Educación de República Dominicana. (2017). Base de datos de directores formados en la EDCE base de datos. Santo Domingo: EDCE.

Florentino, M. (2016). Educación ética para el profesorado: formación inicial y permanente. Santo Domingo: 3C Print.

González, A. (2015). Dirección escolar exitosa en España (Tesis doctoral). Recuperada de https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/666722/gonzalez_bustamante_anita_magaly.pdf?sequence=1

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill.

Martínez, J. A. (s.f.). Una aproximación a la educación pre-figurativa. La escuela que aprende. Santo Domingo: 3C Print.

Martínez, M. (enero-abril, 1995). La educación moral: una necesidad en las sociedades plurales y democráticas. Revista Iberoamericana de Educación, 7, 13-40.

Ministerio de Educación de República Dominicana (MINERD). (2011, 2 de septiembre). Resolución No. 0667. Mediante la cual se crea la Escuela de Directores para la Calidad Educativa. Recuperado de http://www.ministeriodeeducacion.gob.do/docs/marco-legal/resoluciones/resolucion-no-0667-2011 -mediante-la-cual-se-crea-la-escuela-de-directores-para-la-calidad-educativa.pdf

Ministerio de Educación de República Dominicana (MINERD). (2018). Plan Estratégico 2017-2020. Recuperado de http://www.ministeriodeeducacion. gob.do/transparencia/media/plan-estrategico-de-la-institucion/planificacion-estrategica/plan-estrategico-2017-2020-ministerio-de-edcucacion-de-la-republica-dominicanapdf.pdf

Ministerio de Educación de República Dominicana (MINERD). (2018, 28 de noviembre). Orden Departamental No. 65. Que asigna al Consejo Directivo del Instituto Superior de Formación Docente Salomé Ureña (ISFODOSU) dotar de una nueva institucionalidad a la Escuela de Directores, estableciendo programas académicos de formación. Santo Domingo: MINERD.

Morales, D., Martí, C., Bernal, S., Español, A. & Curiel, C. (2014). Una aproximación preliminar a la efectividad de los directores educativos en la República Dominicana: implicaciones para una agenda de investigación y consideraciones de políticas. Revista de Gestión Educativa, 1, 115-141.

Murillo, J. (enero-diciembre, 2004). La investigación sobre eficacia escolar a debate: análisis de las críticas y aportaciones. Tendências pedagógicas, 9, 111-130. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1142227

Murillo, F., Bolívar, A., Vergara, M., Martínez-Garrido, C. & Hernández-Castilla, R. (2015). Políticas sobre mejora de la escuela. Informes de España (Navarra, y Cataluña), México, Chile e Inglaterra. Recuperado de http://www.papse2.edu.do/index.php/publicaciones/25-publicaciones/ educacion-basica/112-politicas-sobre-mejora-de-la-escuela-informes-de-espana-navarra-y-cataluna-mexico-chile-e-inglaterra

Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (OREALC) - Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2014). Liderazgo escolar en América Latina y el Caribe. Experiencias innovadoras de formación de directivos escolares en la región. Santiago de Chile: UNESCO.

Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). (2017). Miradas sobre educación en Iberoamérica. Recuperado de www.oei.es/uploads/files/microsites/1/48/informe-miradas-2017.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (1998). Primer estudio internacional comparativo sobre Lenguaje, Matemática y factores asociados en tercero y cuarto grado. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000123130_spa

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2009). SERCE: Segundo estudio regional comparativo y explicativo: los aprendizajes de los estudiantes de América Latina y el Caribe (Reporte técnico). Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190297

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2014). El liderazgo escolar en América Latina. Un estado del arte en base a ocho sistemas escolares de la región. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232799

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2015). Informe de resultados TERCE: logros de aprendizaje. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243532

Secretaría de Estado de Educación, Bellas Artes y Cultos. (1994). Fundamentos del curriculum (Tomo I). Santo Domingo: Editora Alfa y Omega.

Secretaría de Estado de Educación. (s.f.). Plan Decenal de Educación 2008-2018. Recuperado de http://www.ministeriodeeducacion.gob.do/docs/plan-estrategico/plan-decenal.pdf

Valeirón, J., Pimentel, J., Castillo, G., Sánchez, C., Ogando, F. & Martínez, J. (2014). Escuela de Directores para la Calidad Educativa. Revista de Gestión Educativa, 1, 13-34.

Publicado

2020-05-11

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Impacto da escola de diretores (EDCE) na aprendizagem dos alunos na República DominicanaImpacto da escola de diretores (EDCE) na aprendizagem dos alunos na República Dominicana. (2020). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 4(6), 27-40. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.05040603

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>