As aplicações tecnológicas ao serviço da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog19.09030506Palavras-chave:
Ensino Superior; TIC; aplicações tecnológicas; pessoaResumo
Este artigo mostra como as aplicações tecnológicas se tornaram uma ferramenta educacional para fortalecimento dos processos educativos e pedagógicos na Universidade Católica da Colômbia. Para isso, foi realizada uma investigação descritiva, que buscou referenciar ou narrar características e propriedades de um objeto, sujeito ou situação específica, sem utilizar julgamentos de valor e em busca da objetividade, e a partir da abordagem qualitativa, já que esta permite evidenciar um processo ativo, sistemático e rigoroso de investigação direcionada, a fim de conhecer o objetivo de algumas aplicações tecnológicas a serviço da educação. O trabalho de campo foi realizado com estudantes (homens e mulheres) matriculados nas disciplinas do departamento de humanidades da Universidade Católica da Colômbia, estudantes de vários semestres e faculdades e tem sido iniciadores desse processo educacional-pedagógico, juntamente com as aplicações tecnologicas (Página Wix, Códigos QR, Kahoot e Pixtón) para o desenvolvimento e aprofundamento da temática, como suporte ao processo da aprendizagem dos estudantes através do jogo. O resultado mostra que existe nos alunos um processo pedagógico de invisibilidade diante das novas tecnologias, com suas características e avanços em direção a um melhor desempenho nos processos acadêmicos do ensino superior, de modo que o grande desafio hoje é educar e formar aos estudantes junto com as ferramentas tecnológicas que os acompanham no seu dia a dia, que os carregam nas veias, ou seja, é a vida deles.
Downloads
Referências
Barreto, C. R., y Iriarte Diazgranados , F. (2017). Las Tics en la educacion superior: Experiencias de innovacion. Barranquilla: Universidad del Norte.
Estrada Villa, E. J. (2014). Factores que contribuyen y dificultan el desarrollo de la enseñanza aprendizaje mediada por dispositivos móviles en Instituciones superiores en Colombia. Tesis de Maestria. Universidad de la Sabana. Bogotá.
Fernández-Guayana, T. G., y Bernal-Sarmiento, F. J. (2014). ¿Qué hay detrás de la profesión de educar? Un amor a la vida. enredes, 4(36), 117 - 122.
Flétscher-Bocanegra, y Morales-Gonzalez. (2007). Modelo de desarrollo de servicios m-learning, una propuesta desde la concepción del servicio hacia la pedagogía. Revista Virtual Universidad Católica del Norte.(22), 1-22.
Fundación Telefonica. Libro en version electronica. (2016). Guia Mobile Learning. Obtenido de https://observatorio.profuturo.education/wp-content/uploads/2016/04/Guia_MobLearning.pdf
Gaborit, M. (2006). Memoria histórica: Relato desde las victimas. Pensamiento psicologico, II(6), 7- 20. Obtenido de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=80100602
Galvis, R. V. (2007). El proceso creativo y la formcion del docente. Revista Laurus, 13(23), 82 -98. Obtenido de http://www.redalyc.org/html/761/76102305/
Garcia-Perez, A., y Mendía, R. (2015). Acompañamiento educativo: El rol del educador y servicio solidario. Revista de Curriculum y formacion del profesorado., 19(1), 43 - 58.
Garnica Ríos, F. L. (2018). La oralidad en el proceso educativo profesional: una rúbrica de evaluación. Bogotá: Universidad Católica de Colombia.
Garzón-Pazcagaza, É. J. y Martìnez-Rada, D. L. (2018). Educar para pensar políticamente: el papel de la educación política en el contexto colombiano. Bogotá: Universidad Católica de Colombia.
Gómez Quitian, J. C. (2019). Cuadernos pedagógicos. (Vol. I). Bogotá, Colombia.: Universidad Católica de Colombia.
Gómez-Quitian, J. C. y Muñoz-Buitrago, D. A. (2018). El lenguaje: camino hacia la alteridad. En E. J. Garzon Pazcagaza (Ed.), Magisterio, educación y humanidades (Vol. 4, págs. 21 - 32). Bogotá - Colombia: Universidad Católica de Colombia.
Kanz, H. (1993). Immanuel Kant. Perspectivas, revista trimestral de educación comparada, XXIII(3/4), 837-854.
Ministerio de Educación Nacional. (1994). Ley general de Educación, Ley 115 de 1994. Bogota: Congreso de la Republica de Colombia.
Ministerio de Educación. (2017). Plan nacional decenal de educación 2016 - 2026. El camino hacia la calidad y la equidad. Bogotá: Ministerio de Educación.
Ortiz-Colón, A. M., Jordán, J. y Agredal, M. (2018). Gamificación en educación. Pesqui, 44, 1 - 17. Obtenido de http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702-ep-44-e173773.pdf
Ovelar Beltrán , R., Benito Gómez, M. y Romo Uriarte , J. (2009). Nativos digitales y aprendizaje. Revista Icono, 7(1), 31 - 53. Obtenido de file:///C:/Users/Sofia%20Mi%20Princesa/Downloads/Dialnet-NativosDigitalesYAprendizaje-3101495.pdf
Parra Mosquera, C. A. (Abril de 2012). TIC, conocimiento, educación y competencias tecnológicas en la formación de maestros. Nomadas (Col), 36, 145-159.
Plan Decenal de Educacion 2006 - 2016. (2008). Renovación pedagógica y uso de las TIC en educación. Bogotá: eudeka.
Rodriguez Gómez, G., Gil Flores, J., y García Jiménez, E. (1996). Metodologia de la investigacion cualitativa. Granada, España: Aljibe.
Salazar Velasco , J. G. (2015). Principios rectores de la educación. Mexico: Trillas, S.A. de C.V.
Santos, M. (Julio - Septiembre de 2001). El saber de la Escuela. Revista de Ciencias de la Educacion.(187), 288 -298.
Testimonio, G. d. (16 de Marzo de 2019). Testimonios. (J. C. Gómez Quitian, Entrevistador) Bogotá.
Unesco. (2013). Situacion Educativa de America Latina y el caribe: Hacia la educación de calidad para todos al 2015. Santiago: Ediciones del Embuche.
UNESCO, oficina internacional de educación. (2002). Educación para todos: ¿Un sueño posible? Perspectivas 121, XXXII(1).
Unesco. (2013). Enfoques estátegicos sobre las TICS en Educacion en America Latina y el Caribe,. Santiago, Chile.: Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe.
Universidad Católica de Colombia. (2016). Proyecto Educativo Institucional. Bogotá: Universidad Católica de Colombia.
Vasquez Ramos, D. (2011). La virtud de la Studiositas y el conocimiento. Tesis de doctorado. (Vol. XXI). Pamplona: Universidad de Navarra. Obtenido de https://dadun.unav.edu/bitstream/10171/20611/1/02_Cuadernos%20Filosofia%2021.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.