A avaliação das instituições de educação superior

Autores

  • Lilian Susana Molina Benavides Universidad Estatal Península de Santa Elena
  • Carina Rey Martín Universidad de Barcelona
  • Aurora Vall Casas Universidad de Barcelona
  • Arturo Guillermo Clery Aguirre Universidad Estatal Península de Santa Elena

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010103

Palavras-chave:

Acreditação; qualidade da educação; avaliação da educação; controle universidades

Resumo

O presente trabalho centra-se no estudo das circunstancias que determinam a pouca assistência de crianças entre os 4 e os 9 anos de idade às atividades que se oferecem nos Museus de Arte e Numismática do Banco da República em Bogotá, Colômbia. A partir da metodologia qualitativa, e baixo olhares que apontam a dinâmicas de participação social como a animação sociocultural, postulados do para digma construtivista em relação à educação em museus e teorias sobre a construção identitária desde o espaço museal, esta pesquisa propõe recolher as expetativas tanto de profissionais dos museus como de docentes, crianças e famílias vinculados a Casas Comunitárias vizinhas aos espaços culturais. Os resultados da investigação deram uma luz sobre as estratégias de ação que devem dar-se ao interior da comunidade e reflexionam sobre os componentes pedagógicos, social e patrimonial no cenário da atividade cultural, propondo um modelo de compreensão global do fenômeno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Baker, R. (2002). Evaluating quality and effectiveness: regional accreditation principles and practices. The Journal of Academic Librarianship, 28(1), 3–7.

Balagué, N., y Saarti, J. (2009). Benchmarking quality systems in two European academic libraries. Library Management, 30(4/5), 227–239.

Broady-Preston, J., y Lobo, A. (2011). Measuring the quality, value and impact of academic libraries: the role of external standards. Performance Measurement and Metrics, 12(2), 122–135. doi:10.1108/14678 041111149327

Bustos-González, A. (2007). Bibliotecas universitarias: ¿sabemos medir sus resultados e impactos? El Profesional de la Información, 16(4), 281–286. doi:10.3145/epi.2007.jul.01

Didriksson, A., y Gazzola, A. L. (2008). Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe. Caracas: Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe UNESCO–IESALC.

Espinoza, O., y González, L. (2012). Estado actual del sistema de aseguramiento de la calidad y el régimen de acreditación en la educación superior en Chile. Revista de la Educación Superior, XLI (2)(162), 87–109. European University Association (Julio de 2003). Declaración de Graz. Después de Berlín: el papel de las universidades. Recuperado de http://www.unizar.es/eees/doc/Declaracion_Graz.pdf

Feyen, J., y Vázquez, R. (2010). La clasificación de universidades como herramienta de gestión universitaria. Maskana, 1(1), 3–16. Recuperado de http://dspace.ucuenca.edu.ec/bitstream/123456789/5424/1/MASKANA%20si5937.pdf

Jaramillo, I., Gacel–Ávila, J., y Knight, J. (2005). Higher education in Latin America: the international dimension. Washington: The World Bank. Recuperado de http://siteresources.worldbank.org/ EXTLACREGTOPEDUCATION/Resources/Higher_Ed_in_LAC_Intnal_Dimension.pdf

Leite, D. (2002). Avaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidaes. Avaliação, 7(2),

–48.

Leite, D., Santiago, R., Sarrico, C., Leite, C., y Polidori, M. (2006). Students’ perceptions on the influence of institutional evaluation on universities. Assessment & Evaluation in Higher Education,

(6), 625–638. doi:10.1080/02602930600760264

Martin, M., y Stella, A. (2007). External quality assurance in higher education: making choices. Paris: International Institute for Educational Planning. Fundamentals of Educational Planning-UNESCO.

Ministerio de Educación, Cultura y Deporte de España (2003). La integración del sistema universitario español en el espacio europeo de enseñanza superior. Documento Marco.Madrid.

Pinto, M., Balagué, N., y Anglada, L. (2007). Evaluación y calidad en las bibliotecas universitarias: experiencias españolas entre 1994-2006. Revista Española de Documentación Científica, 30(3), 364–383.

Pires, S., y Lemaitre, M. (2008). Sistemas de acreditación y evaluación de la educación superior en América Latina y el Caribe. Caracas: Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe UNESCO–IESALC.

Rey, C., Balagué, N., y Falomir, V. (2006). Evaluación y gestión de la calidad de las bibliotecas universitarias. Marketing y comunicación: estado de la cuestión y propuestas de mejora.Madrid: REBIUN.

Roa, A. (2003). Hacia un modelo de aseguramiento de la calidad en la educación superior en Colombia: estándares básicos y acreditación de excelencia. Bogotá: Alfa y Omega Colombiana.

Salgado, F. (2011). La nueva institucionalidad de la educación superior en el Ecuador y los requerimientos para los programas de posgrado. En Simposio internacional sobre acreditación de programas de posgrado. Simposio llevado a cabo en Quito en 2011.

Stoffle, C., y Cuillier, C. (2011). From surviving to thriving. Journal of Library Administration, 51(1), 130–155. doi:10.1080/01930826.2011. 531645

http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licencia Creative Commonshttps://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png" />
http://purl.org/dc/terms/" property="dct:title">La evaluación de las instituciones de educación superior. por http://creativecommons.org/ns#" property="cc:attributionName">Lilian Susana Molina Benavides, Carina Rey Martín, Aurora Vall Casas, Arturo Guillermo Clery Aguirre se distribuye bajo una http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.

Publicado

2017-08-09

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

A avaliação das instituições de educação superior. (2017). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 1(1), 43-58. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010103

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>