Participação do coletivo infantil em atividades educativas da maçã cultural em Bogotá. Uma analise qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010102Palavras-chave:
Animação cultural; ensino em equipe; identidade cultural; participação cultural; pedagogia; educação em museusResumo
Resumo: O presente trabalho centra-se no estudo das circunstancias que determinam a pouca assistência de crianças entre os 4 e os 9 anos de idade às atividades que se oferecem nos Museus de Arte e Numismática do Banco da República em Bogotá, Colômbia. A partir da metodologia qualitativa, e baixo olhares que apontam a dinâmicas de participação social como a animação sociocultural, postulados do paradigma construtivista em relação à educação em museus e teorias sobre a construção identitária desde o espaço museal, esta pesquisa propõe recolher as expetativas tanto de profissionais dos museus como de docentes, crianças e famílias vinculados a Casas Comunitárias vizinhas aos espaços culturais. Os resultados da investigação deram uma luz sobre as estratégias de ação que devem dar-se ao interior da comunidade e reflexionam sobre os componentes pedagógicos, social e patrimonial no cenário da atividade cultural, propondo um modelo de compreensão global do fenômeno.
Downloads
Referências
Abarca, A. (2013). Técnicas cualitativas de investigación. Ciudad Universitaria Rodrigo Facio: Editorial Universidad de Costa Rica.
Alcaldía Mayor de Bogotá, D.C. (2014). Caracterización sector educativo año 2013. Recuperado de http://www.educacionbogota.edu.co/archivos/SECTOR_EDUCATIVO/ESTADISTICAS_EDUCATIVAS/2013/BoletinEstadisticoAnual2013.pdf
Ander-Egg, E. (2008). Metodología y práctica de la animación sociocultural. Madrid: CCS.
Bachmann, M. (1998). La rítmica Jaques-Dalcroze. Una educación por la música y para la música. Madrid:Ediciones Pirámide.
Ballart, J. (1997). El Patrimonio histórico y arqueológico: Valor y Uso. Barcelona: Editorial Ariel.
Ballas, C. (2008). Análisis de datos cualitativos. Técnicas y procedimientos de análisis de acuerdo con la Teoría Fundamentada. Bogotá: Javegraf.
Boada, H., y Vila, I. (1989). Vigotsky y la escuela histórico-cultural de Moscú. EnEnciclopedia Práctica de Pedagogía(Tomo 3, 398).Cadiz, España: Librería Anticuaria Raimundo.
Calvo, A. (2001). Aproximación a la animación sociocultural desde una perspectiva didáctica. Enseñanza & Teaching, 19, 425-442. Recuperado de http://revistas.usal.es/index.php/0212-5374/article/view/3946/3970
Correa, N., y Garzón, A. (2009). Estado del Arte de los Museos en Bogotá. Recuperado de http://www.culturarecreacionydeporte.gov.co/sites/default/files/estado_del_arte_de_los_museos_en_bogota.pdf
Díaz, M. (2013). Manual de Gestión y Competitividad para los Museos Colombianos. Bogotá: Programa Fortalecimiento de Museos. Recuperado de http://www.museoscolombianos.gov.co/fortalecimiento/comunicaciones/publicaciones/Documents/manualgestionmuseosFINAL.pdf
Domínguez, A. (2003). La museología participativa. La función de los educadores de museo. En Iglesias, J. (Ed.), Actas de los XIII cursos monográficos sobre patrimonio histórico(pp. 99-117). Reinosa: Universidad de Cantabria.
Escarbajal de Haro, A., y Martínez de Miguel, S. (2012). El papel de la educación y los museos en la inclusión social. Una contribución desde la animación sociocultural. Educatio Siglo XXI, 30(2), 445-466. Recuperado de http://revistas.um.es/educatio/article/view/160921
Falk, J., y Dierking, L. (2013). The museum experience revisited. Walnut Creek, California: Left Coast Press.Hooper-Greenhill, E. (1998). Los museos y sus visitantes. Gijón, España: Ediciones Trea.
Lecompte, M., y Goetz, J. (1982). Problems of reliability and validity in etnographic research. Review of Educational Research, 52, 57-76.
Lorente, J. (2015). Estrategias museográficas actuales relacionadas con la museografía crítica. Complutum, 26(2), 111-120.
Martínez, M. (2006). La Investigación cualitativa (síntesis conceptual). Revista IIPSI Facultad de PsicologíaUNMSM, 9(1), 123-146. Recuperado de http://sisbib.unmsm.edu.pe/BVRevistas/Investigacion_Psicologia/default.htm
Melo, J. (Mayo, 2008). Aprendiendo a todas horas: los museos como lugares de aprendizaje de las ciencias. En Los museos un espacio para el aprendizaje de las ciencias. Simposio llevado a cabo en el III Encuentro Ciencia y Arte, organizado por ACAC (Asociación Colombiana para el Avance de la Ciencia), Bogotá, Colombia.
Mena, A. (2009). La técnica de grupo de discusión en la investigación cualitativa. Aportaciones para el análisis de los procesos de interacción. Revista Iberoamericana de Educación, 49(3). Recuperado de http://rieoei.org/2859.htm
Merino, J. (2009). Animación sociocultural, ciudadanía y participación. Quadernsd’Animació i Educació Social, 9, 1-13. Recuperado de http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/nueve/ASCyciudadania.pdf
Padró, C. (2003). La museología crítica como una forma de reflexionar sobre los museos como zonas de conflicto e intercambio. En Lorente, J. y Almazán, D. (Eds.), Museología crítica y arte contemporáneo(pp. 51-70). Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.
Pérez-Pérez, I. (2014). Animación sociocultural, desarrollo comunitario versus educación para el desarrollo: una experiencia integradora en educación superior. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 12(5) Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722014000100009
Programa Fortalecimiento de Museos (2013). Colombia, territorio de museos. Diagnóstico del sector museal colombiano año 2013. Recuperado de http://www.museoscolombianos.gov.co/publicaciones/diagnostico_dic17%20DEFINITIVO.pdf
Secretaría Distrital de Planeación, Bogotá D.C. (2015). Población de Bogotá D.C. y sus localidades. Recuperado de http://www.sdp.gov.co/portal/page/portal/PortalSDP/InformacionTomaDecisiones/Estadisticas/ProyeccionPoblacion:Proyecciones%20de%20Poblaci%F3n
Shaffer, S. (2015). Engaging young children in museums. Walnut Creek, California: Left Coast Press.
Trilla, J. (1997). Animación sociocultural. Teorías, programas y ámbitos. Barcelona: Editorial Ariel.
Úcar, X., Planas, A., Núñez, H., y Llena, A. (2016). Participatory Evaluation and Community Development: a spanish case study. Revista de Cercetare si Interventie, 52, 294-310. Recuperado de http://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/12621/ParticipatoryEvaluation-Preprint%20.pdf?sequence=4
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.