Relação universidade-empresa-comunidade nos planos de estudo do urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.09020309Palavras-chave:
Comunidade; ensino de planejamento urbano; empresa; ensino; universidade; planejamento urbanoResumo
O ensino do urbanismo na carreira da engenharia civil tem-se tornado forte na atualidade, devido ao impacto da mudança climática e do êxodo populacional dos campos para a cidade. Essa realidade deve ser confrontada da perspectiva institucional e acadêmica com perspectivas multidisciplinares, multifuncionais e participativas, considerando a comunidade como o espaço onde se transforma a realidade. Com a integração universidade-empresa-comunidade, será alcançada uma maior qualidade da docência do urbanismo para que os alunos adquiram os conhecimentos necessários para enfrentar projetos urbanos a partir das necessidades da comunidade e através dos potenciais das empresas que cada região possui. Nesse sentido, o objetivo consistiu em demonstrar a relevância da docência do urbanismo a partir das relações sóciais-tecnológicas-acadêmicas como um processo voltado a satisfazer as necessidades sociais. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica e documental, com o qual se obteve como resultados a determinação das regularidades e tendências da relação universidade-empresa-comunidade, seus componentes e as diversas relações que surgem entre eles. Conclui-se que a relação universidade-empresa-comunidade constitui um processo harmônico que é parte vital da formação do engenheiro civil contemporâneo comprometido com os problemas sociais envolvendo a parte academica-investigativa.
Downloads
Referências
Aguilera, L. (enero-abril, 2000). La articulación universidad-sociedad. Tesis para tratar el cambio en las universidades. Revista Cubana de Educación Superior, 20(3), 47-50.
Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrados (AUIP). (mayo, 2017). Transferencia de conocimiento Universidad-Empresa. En Seminario-taller itinerante internacional. Centro Cultural de la Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima. Recuperado de http://boletines.auip.org/boletin_seminario_tcue_2_2017.htm
Caballero, A. (2015). Integración empresa-universidad-territorio en la docencia del urbanismo. Experiencias en la Universidad de Holguín. Manuscrito inédito.
Castro, E., Fernández, I., Manjarrez, I. & Vega, J. (octubre, 2011). Las relaciones universidad-empresa: tendencias y desafíos en el marco del espacio iberoamericano del conocimiento. Revista Iberoamericana de Educación, 57(1), 109-124.
Cortina, A. (marzo, 2005).La misión de la universidad: educar para la ciudadanía del siglo XXI. En Conferencia de inauguración del año académico. Pontificia Universidad de Valparaíso. Chile.
Cruz Cabeza, M. (2017). Pertinencia de la educación urbanística del ingeniero civil. Manuscrito inédito.
Henao, E. (enero – junio, 2016).Relación universidad empresa y su impacto en el desarrollo de una región. Revista de Investigación en Ciencias Estratégicas, 3(1). Recuperado de https://revistas.upb.edu.co/index.php/RICE/article/view/6005
Núñez Jover, J. (2007). La ciencia y la tecnología como procesos sociales. La Habana: Editorial Félix Varela.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (marzo-abril, 1998). Conferencia intergubernamental sobre políticas culturales para el desarrollo. UNESCO, Estocolmo, Suecia. Recuperado de http://www.unesco.org/new/es/culture/themes/cultural-diversity/cultural-expressions/programmes/culture-for-development-indicators/resources/key-documents/
Parra, J. (2017).Procedimiento para la docencia del urbanismo en la carrera de Ingeniería civil integrando universidad-empresa-comunidad (Tesis de pregrado inédita). Universidad de Holguín, Cuba.
Tonon, G. (julio, 2012). Las relaciones universidad-comunidad: un espacio de reconfiguración de lo público. Polis Revista Latinoamericana, 32. Recuperado de http://polis.revues.org/6691
Universidad Andina del Cusco. (2016). Pensum de la Carrera de Ingeniería Civil. Facultad de Ingeniería y Arquitectura. Escuela Profesional de Ingeniería Civil. Recuperado de http://www.uandina.edu.pe/descargas/documentos/facultades/ingenieria/IC/PE-ingenieria-civil-2016.pdf
Universidad Católica de Murcia (UCAM). (2016). Grado en ingeniería civil. Plan de Estudios. Recuperado de http://www.ucam.edu/estudios/grados/ingenieria_civil-presencial/plan-de-estudios
Universidad Católica de Murcia (UCAM). (2017). Plan de Estudios de la carrera de Ingeniería civil. Recuperado de http://www.ucam.edu/estudios/grados/ingenieria_civil-presencial/plan-de-estudios
Universidad de Alicante (UA). (2016). Guía docente 33524. Urbanismo y medio ambiente. Recuperado de http://cv1.cpd.ua.es/ConsPlanesEstudio/cvFichaAsiEEES.asp?wCodEst=C208&wcodasi=33524&wLengua=C&scaca=2016-17#
Universidad de Oriente. Consejo Universitario. (2004, 9 de marzo). Resolución No. 016. Por la cual se aprueba el Plan de estudios de la Carrera de Ingeniería civil. República Bolivariana de Venezuela: La Universidad. Recuperado de http://ri.bib.udo.edu.ve/bitstream/123456789/989/1/gaceta132--2006-ene-marzo-%28ext%29.pdf
Universidad Tecnológica de Buenos Aires (UTBA). (2002). Plan de estudios de la carrera de Ingeniería civil. Recuperado de http://www.utn.edu.ar/facultades/buenosaires.utn
Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH). (2017). Plan de estudio de la carrera de Ingeniería civil. Recuperado de https://www.unah.edu.hn/oferta-academica
Universidad de Sevilla (US). (2016). Urbanismo y ordenación del territorio (Grado en Ingeniería civil). Recuperado de http://www.us.es/estudios/grados/plan_225/asignatura_2250022
Universidad de San Carlos (USAC). (2017). Carrera de Ingeniería civil. Recuperado de https://universidades.gt/universidades/universidad-san-carlos-de-guatemala/ingenieria/ingenieria-civil
Universidad Politécnica de Cataluña. (2017). Grado de ingeniería. Recuperado de http://www.upc.edu/grau/fitxa_grau.php?id_estudi=233&lang=esp
Universidad Tecnológica de Panamá. (2016). Secretaría general. Plan de estudios. Recuperado de http://www.fic.utp.ac.pa/documentos/2016/pdf/utp-civil-ing-civil-2016.pdf
Zúñiga, L.M. (2013). Clase metodológica instructiva para optar el título de profesora titular en la Universidad de Holguín, Cuba. Manuscrito inédito.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.