Plasticidade e inteligência mediadas pelas habilidades Lógico-Matemática, Visuoespacial e Linguístico-Verbal em crianças de nove anos
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog24.02081403Palavras-chave:
aprendizagem, inteligência, intervenção (Tesauros), plasticidade, propriocepção (palavras-chave do autor).Resumo
Esta pesquisa quanti-qualitativa partiu da integração das neurociências na formação de professores com o objetivo de aplicar conceitos que expliquem a cognição, distinguindo diferenças e promovendo o amadurecimento do Lógico-Matemático (L-M), Visuoespacial (V-E) e Linguístico-Verbal ( L-V) a partir da sua avaliação na perspectiva das inteligências múltiplas como categorias de análise. O estudo foi realizado a partir da análise SPSS dos valores de tendência central obtidos no instrumento aplicado para interpretação do corpo humano. A amostra foi uma população de um grupo de 20 alunos de nove anos. Este trabalho inclui dois momentos distintos para a aplicação do instrumento. Foram encontradas diferenças quantitativas nas proporções nas capacidades observadas e atribuíveis à maturação neuropsicológica em que os alunos se encontram devido à plasticidade cerebral; foram identificadas mudanças dinâmicas nos canais de percepção das habilidades LV para VE, enquanto a habilidade LM permaneceu estável.
Downloads
Referências
Acosta-Díaz, E. (2020). Educación y pedagogía: Un desafío de todos los tiempos. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 4 (7), 10-13. http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040701
Akyurek, G. (2018). Funciones ejecutivas y neurología en niños y adolescentes. [Excecutive functions and neurology in children and adolescents]. In M. Huri (Ed.), Occupational therapy-therapeutic and creative use of activity. Intech Open. http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.78312
Ardila, R. (2011). Inteligencia ¿Qué sabemos y qué nos falta por investigar? Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 35 (134), 97-103
Ardila, A. y Ostrosky, F. (2012). Guía para el diagnóstico neuropsicológico. Universidad de Florida- UNAM.
Armstrong, T., Rivas, M. P., Gardner, H., & Brizuela, B. (1999). Las inteligencias múltiples en el aula. Manantial.
Armstrong, T. (2017). Inteligencias múltiples en el aula. Paidós.
Arteaga, B. y Macías, J. (2016). Didáctica de las matemáticas en Educación Infantil. Unir.
Barragán, P. E. y García, J.C. (2020). El neurodesarrollo 1. En Barragán, P.E. y García B.J. (Eds), Neurodesarrollo y sus trastornos (1ª ed., pp. 1-21). Springer Health.
Buck, J.N. y Warren, W.L. (2018). Manual y guía de interpretación de la técnica de dibujo proyectivo H.T.P. TEA.
Bruyneel, A. (2016). Evaluación de la propiocepción: Pruebas de estatestesia y cinestesia. Rev. Kinesiterapia Medicina Física. Vol 37 (4): 1-11. http://dx.doi.org/10.1016/S1293-2965(16)78903-1
Caicedo, L.H. (2016). Neuroeducación, una propuesta en el aula de clase. Ediciones de la U.
Ferrándiz, C., Bermejo, R., Sainz, M., Ferrando, M. & Prieto, M. D. (2008). Estudio del razonamiento lógico-matemático desde el modelo de las inteligencias múltiples. Annals of Psychology, 24(2), 213-222.
Furman, M., Luzuriaga, M., Taylor, I., Anauati, M. V. & Podestá M. E. (2018). Abriendo la «caja negra» del aula de ciencias: un estudio sobre la relación entre las prácticas de enseñanza sobre el cuerpo humano y las capacidades de pensamiento que se promueven en los alumnos de séptimo grado. Enseñanza de las ciencias revista de investigación y experiencias didácticas, 36(2), 81-103. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/342050
Gardner, H. (1983). Frames of mind: the theory of multiple intelligences. Basic Books.
Gardner, H. (1995). Inteligencias múltiples: La teoría en la práctica. Basic Books.
Gardner, H. (1999). Intelligence reframed. Basic Books.
Gregory, R. (1987). The Oxford companion to the mind. Oxford University Press.
Lázaro, A. & Berruezo, P. (2009). La pirámide del desarrollo humano. Revista Iberoamericana de psicomotricidad y Técnicas corporales, 34(9), 15-42.
Le Boulch, J. (2001). El cuerpo en la escuela del siglo XXI. Inde.
López, E. J. M. (2007). Pruebas de aptitud física. Paidotribo.
Mejía-Cordero, I. & Olivo-Franco, J. (2023). Una revisión actualizada de la concepción teórico-práctica y sus alcances en la investigación educativa. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 7 (12), 29-44. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog23.05071203
Millán, V. L. (2012). Cuerpo y subjetividad: hacia una pedagogía desde lo corporal. Saber. Revista Multidisciplinaria del Consejo de Investigación de la Universidad de Oriente, 24 (2), 191-195. http://saber.udo.edu.ve/index.php/saber/article/view/473
Piaget, J. (1968a). Psicología de la Inteligencia. Proteo.
Piaget, J. (1968 b). Los estadios del desarrollo intelectual del niño y del adolescente. Editorial Revolucionaria.
Piaget, J. (1976) Piaget’s Theory. En B. Inhelder, H. H. Chipman, & C. Zwingmann (Eds.), Piaget and His School (pp. 11-23). Berlin, Heidelberg: Springer.
https://doi.org/10.1007/978-3-642-46323-5_2
Portellano, J.A. (2005). Introducción a la neurocipsicología. McGraw Hill.
Quiroga, M. M. (2007). Etapas gráficas de desarrollo del dibujo infantil, entre el constructivismo y el amientalismo. Papeles Salamatinos de Educación, 9, 255-281.
Ramírez-Chávez, G. (2022). Propuesta de observación y valoración de tres inteligencias múltiples en el desarrollo de la propiocepción en niños de tercer año de primaria a través del diseño de un instrumento. [Tesis de licenciatura]. Benemérita Escuela Nacional de Maestros.
Reyes-Vélez, P. E. (2017). El desarrollo de habilidades lógico matemáticas en la educación. Polo del conocimiento, 2(4), 198-202.
Rodríguez-Herrera, R., Losardo, R. J. & Binvignat, O. (2019). La Anatomía Humana como Disciplina Indispensable en la Seguridad de los Pacientes. International Journal of Morphology, 37(1), 241-250. https://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022019000100241
Salovey, P. y Mayer, J.D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition, and Personality No. 4:185-211.
Solano, J. (2002). Educación y aprendizaje. Obando
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.