Resistencia de los docentes a la evaluación por desempeños

Caso de una institución particular de Lima Metropolitana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog25.06091602

Palavras-chave:

Docencia, educación, evaluación, resistencia (Tesauros), cambio, desempeño

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever a resistência dos professores à avaliação de desempenho em uma instituição educacional em Lima Metropolitana. Foram estabelecidas três categorias de estudo: desencadeadores, medos e dificuldades. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com três professores, seguindo critérios de inclusão/exclusão previamente estabelecidos. Os achados revelaram conexões entre a resistência manifestada pelos professores e os desencadeadores identificados como hierárquicos, pedagógicos e a partir da participação dos próprios professores nas mudanças na organização educacional. Não foram encontradas manifestações de resistência decorrentes da avaliação de desempenho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ahumada-Bastidas, V., y Sánchez Huarcaya, A. (2022). Resistencia al cambio de los docentes de un instituto de educación superior pedagógico privado de Lima frente al proceso de licenciamiento institucional. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6(10), 152 - 166. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061010

Álvarez Agüero, C. M., Callupe Pérez, R. L., y Verano Legarda, P. M. (2019). Diagnóstico de las resistencias organizacionales al cambio en la innovación de metodologías de enseñanza en la especialidad de ingeniería electrónica [Tesis de licenciatura en Gestión, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/14595

Arriaga Cárdenas, O. G., y Lara Magaña, P. d. (2023). La innovación en la educación superior y sus retos a partir del COVID-19. Revista Educación, 460-474. https://doi.org/10.15517/revedu.v47i1.51979

Córica, J. L. (2020). Resistencia docente al cambio: Caracterización y estrategias para un problema no resuelto. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 255 - 272. https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/26578/21369

Diedericks, J., Cilliers, F., y Bezuidenhout, A. (2019). Resistance to change, work engagement and psychological capital of academics in an open distance learning work environment. SA Journal of Human Resource Management, 14. https://doi.org/10.4102/sajhrm.v17i0.1142

Flick, U. (2014). La gestión de la calidad en Investigación Cualitativa. Ediciones Morata S.L.

Galaz-Ruíz, A., y Anaya-Torres, E. (2022), La evaluación docente como dispositivo de seducción. ¿Negarse también es resistir? Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES), 124 – 137. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2022.36.1187

Girón Pizarro, M. V. (2013). La investigación - acción como aporte a la construcción de un currículo negociado [Tesis de Maestría, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/4741

Gorospe, J., y Edaniol, E. (2022). Resistance to Change and Work Engagement of the Faculty of Occidental Mindoro State College, Philippines. Journal of Practical Studies in Education, 1 - 8. https://doi.org/10.46809/jpse.v3i4.50

Inandi, Y., Tunc, B., Yucedaglar, A., y Kilic, S. (2020). The relationship of school administrators’ leadership styles with organizational dissent and resistance to change according to perceptions of teachers. International Online Journal of Educational Sciences, 287-302. https://eric.ed.gov/?q=resistance+to+change+teachersyid=ED616907

Kvale, S. (2011) Las entrevistas en investigación cualitativa. Ediciones Morata S.L.

Maharaj, S., y Bascia, N. (2021). Teachers' Organizations and Educational Reform: Resistance and Beyond. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, 34 - 48. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1301577.pdf

Marchesi, Á., y Martín, E. (2014). Calidad de la enseñanza en tiempos de crisis. Alianza Editorial.

Marín Salazar, J. J. (2013). Los docentes frente al cambio de gestión directiva: La dinámica micropolítica de un colegio privado de Lima. [Tesis de maestría, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/4740

Micalay, T. (2021). La resistencia docente al cambio ¿obstáculo o insumo para una mejora continua? En A. Sánchez (Eds.), Repensando la gestión educativa: Aspectos clave para gestionar instituciones educativas (pp. 69 - 85). Pontificia Universidad Católica del Perú. https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/182802

Muñoz, D. (2021). Los docentes: Miembros activos de sus escuelas. En A. Sánchez (Eds.), Repensando la gestión educativa: Aspectos clave para gestionar instituciones educativas (pp. 31 – 48). Pontificia Universidad Católica del Perú. https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/182802

Ortiz-Bernal, J., Gutiérrez-Zapata, A. y Serrano-Monroy, M. (2022). Evaluación docente: imaginarios y percepciones de los educadores en los departamentos de Cundinamarca y Boyacá. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6(11), 29-42. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061103

Razeto, A. (2016). Confianza interpersonal entre los miembros de una escuela: valor básico y olvidado por las reformas educativas. Actualidades Investigativas en Educación, 16(1), 461-483. https://dx.doi.org/10.15517/aie.v16i1.21926

Rodríguez, C. (2018). Liderazgo directivo en contextos de alta necesidad. Gestión escolar desde el enfoque de justicia social. (2018). Revista Electrónica En Educación y Pedagogía, 2(3), 77-92. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.09020306

Sahlberg, P. (2013). El cambio educativo en Finlandia: ¿Qué puede aprender el mundo? (R. Biekofsky, Trad.). Paidós: Cuestiones de Educación.

Scholkmann, A.B. (2021). Resistance to (Digital) Change. En D. Ifenthaler, S. Hofhues, M. Egloffstein y C. Helbig (Eds.) Digital Transformation of Learning Organizations, 19 – 236. https://doi.org/10.1007/978-3-030-55878-9_13

Starr, K. (2017). Educational Leadership, Change, and the Politics of Resistance. En M.A. Peters (Eds.) Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory (pp. 659–664). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-287-588-4_240

Verd, J. y Lozares, C. (2016). Introducción a la investigación cualitativa: Fases, métodos y técnicas. Editorial Síntesis.

Publicado

2025-07-15

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Resistencia de los docentes a la evaluación por desempeños: Caso de una institución particular de Lima Metropolitana. (2025). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 9(16), 28-50. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog25.06091602

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>