Resistencia de los docentes a la evaluación por desempeños
Caso de una institución particular de Lima Metropolitana
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog25.06091602Palavras-chave:
Docencia, educación, evaluación, resistencia (Tesauros), cambio, desempeñoResumo
O objetivo desta pesquisa foi descrever a resistência dos professores à avaliação de desempenho em uma instituição educacional em Lima Metropolitana. Foram estabelecidas três categorias de estudo: desencadeadores, medos e dificuldades. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com três professores, seguindo critérios de inclusão/exclusão previamente estabelecidos. Os achados revelaram conexões entre a resistência manifestada pelos professores e os desencadeadores identificados como hierárquicos, pedagógicos e a partir da participação dos próprios professores nas mudanças na organização educacional. Não foram encontradas manifestações de resistência decorrentes da avaliação de desempenho.
Downloads
Referências
Ahumada-Bastidas, V., y Sánchez Huarcaya, A. (2022). Resistencia al cambio de los docentes de un instituto de educación superior pedagógico privado de Lima frente al proceso de licenciamiento institucional. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6(10), 152 - 166. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061010
Álvarez Agüero, C. M., Callupe Pérez, R. L., y Verano Legarda, P. M. (2019). Diagnóstico de las resistencias organizacionales al cambio en la innovación de metodologías de enseñanza en la especialidad de ingeniería electrónica [Tesis de licenciatura en Gestión, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/14595
Arriaga Cárdenas, O. G., y Lara Magaña, P. d. (2023). La innovación en la educación superior y sus retos a partir del COVID-19. Revista Educación, 460-474. https://doi.org/10.15517/revedu.v47i1.51979
Córica, J. L. (2020). Resistencia docente al cambio: Caracterización y estrategias para un problema no resuelto. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 255 - 272. https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/26578/21369
Diedericks, J., Cilliers, F., y Bezuidenhout, A. (2019). Resistance to change, work engagement and psychological capital of academics in an open distance learning work environment. SA Journal of Human Resource Management, 14. https://doi.org/10.4102/sajhrm.v17i0.1142
Flick, U. (2014). La gestión de la calidad en Investigación Cualitativa. Ediciones Morata S.L.
Galaz-Ruíz, A., y Anaya-Torres, E. (2022), La evaluación docente como dispositivo de seducción. ¿Negarse también es resistir? Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES), 124 – 137. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2022.36.1187
Girón Pizarro, M. V. (2013). La investigación - acción como aporte a la construcción de un currículo negociado [Tesis de Maestría, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/4741
Gorospe, J., y Edaniol, E. (2022). Resistance to Change and Work Engagement of the Faculty of Occidental Mindoro State College, Philippines. Journal of Practical Studies in Education, 1 - 8. https://doi.org/10.46809/jpse.v3i4.50
Inandi, Y., Tunc, B., Yucedaglar, A., y Kilic, S. (2020). The relationship of school administrators’ leadership styles with organizational dissent and resistance to change according to perceptions of teachers. International Online Journal of Educational Sciences, 287-302. https://eric.ed.gov/?q=resistance+to+change+teachersyid=ED616907
Kvale, S. (2011) Las entrevistas en investigación cualitativa. Ediciones Morata S.L.
Maharaj, S., y Bascia, N. (2021). Teachers' Organizations and Educational Reform: Resistance and Beyond. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, 34 - 48. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1301577.pdf
Marchesi, Á., y Martín, E. (2014). Calidad de la enseñanza en tiempos de crisis. Alianza Editorial.
Marín Salazar, J. J. (2013). Los docentes frente al cambio de gestión directiva: La dinámica micropolítica de un colegio privado de Lima. [Tesis de maestría, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/4740
Micalay, T. (2021). La resistencia docente al cambio ¿obstáculo o insumo para una mejora continua? En A. Sánchez (Eds.), Repensando la gestión educativa: Aspectos clave para gestionar instituciones educativas (pp. 69 - 85). Pontificia Universidad Católica del Perú. https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/182802
Muñoz, D. (2021). Los docentes: Miembros activos de sus escuelas. En A. Sánchez (Eds.), Repensando la gestión educativa: Aspectos clave para gestionar instituciones educativas (pp. 31 – 48). Pontificia Universidad Católica del Perú. https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/182802
Ortiz-Bernal, J., Gutiérrez-Zapata, A. y Serrano-Monroy, M. (2022). Evaluación docente: imaginarios y percepciones de los educadores en los departamentos de Cundinamarca y Boyacá. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6(11), 29-42. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061103
Razeto, A. (2016). Confianza interpersonal entre los miembros de una escuela: valor básico y olvidado por las reformas educativas. Actualidades Investigativas en Educación, 16(1), 461-483. https://dx.doi.org/10.15517/aie.v16i1.21926
Rodríguez, C. (2018). Liderazgo directivo en contextos de alta necesidad. Gestión escolar desde el enfoque de justicia social. (2018). Revista Electrónica En Educación y Pedagogía, 2(3), 77-92. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.09020306
Sahlberg, P. (2013). El cambio educativo en Finlandia: ¿Qué puede aprender el mundo? (R. Biekofsky, Trad.). Paidós: Cuestiones de Educación.
Scholkmann, A.B. (2021). Resistance to (Digital) Change. En D. Ifenthaler, S. Hofhues, M. Egloffstein y C. Helbig (Eds.) Digital Transformation of Learning Organizations, 19 – 236. https://doi.org/10.1007/978-3-030-55878-9_13
Starr, K. (2017). Educational Leadership, Change, and the Politics of Resistance. En M.A. Peters (Eds.) Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory (pp. 659–664). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-287-588-4_240
Verd, J. y Lozares, C. (2016). Introducción a la investigación cualitativa: Fases, métodos y técnicas. Editorial Síntesis.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Electrónica en Educación y Pedagogía

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.