Práticas de ensino nos processos de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog23.05071212Palavras-chave:
ensino, escrita, leitura, crianças, pedagogia, promoção (Tesauros)Resumo
O objetivo principal do artigo é analisar o processo de leitura e escrita, para tanto, estabelecem-se os seguintes objetivos específicos; caracterizar, interpretar e discutir a realidade educativa dessas habilidades de comunicação com as teorias construtivistas. Para executá-los, utiliza-se o paradigma socio crítico, abordagem qualitativa, método descritivo-interpretativo, além disso, utiliza-se a técnica de entrevista não estruturada, observação participante, revisão documental e workshop; desenvolvido na Instituição Educativa Municipal Nuestra Senhora de Guadalupe. Nos principais resultados destaca-se que ainda é promovido o sistema, são preservados os traços da perspectiva comportamental e é dada pouca relevância ao contexto sociocultural onde a criança vive, além disso, a limitação do estudo foi a falta de disponibilidade por parte dos professores ao aplicar as técnicas. Conclui-se que a contribuição para o campo do conhecimento está voltada para apresentar como estão sendo realizadas as práticas de ensino desses processos linguísticos, reconhecendo assim seus efeitos, fundamentações teóricas e como podem ser aprimoradas, com a intenção de proporcionar um acompanhamento pedagógico acentuado na contemporaneidade, portanto cabe ressaltar que a família é um dos agentes mais importantes na formação de cada infante, pois a ela cabe estimular e acompanhá-lo em sua educação. Por último, refere-se que é necessário que o sistema educativo seja renovado para que possa responder às necessidades desta nova geração.
Downloads
Referências
Anderson, R. y Faust, G. (1977). Educational psychology: The Science of Instruction and Learning. Editorial Dodd.
Arroyo, C. (2018). Propuesta pedagógica para fortalecer los procesos iniciales de lectura y escritura, por medio de estrategias con niños de 5 a 6 años de un jardín infantil, perteneciente al Ministerio de Educación Pública en el circuito 07 de Heredia [Tesis de pregrado, Universidad Nacional de Costa Rica]. Archivo digital. https://repositorio.una.ac.cr/handle/11056/15053
Baca, I. (2006). La lingüística, la enseñanza de la lengua y la producción escrita. Rev. Laurus, 12 (21), 39-57. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76102104
Carrillo, M., Padilla, J., Rosero, T. y Villagomez, M. (2009). La motivación y el aprendizaje. Rev. Alteridad, 4 (2), 20-32. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=467746249004
Ceballos-Garcés. N. (2016). Un nuevo paradigma en la enseñanza de la lengua escrita en educación inicial (1ra ed). Editorial Universidad Cesmag.
Delgado, Á., García, D. y Truneanu, V. (2005). Análisis psicolingüístico de los textos de iniciación a la lectura. Rev. Artes y Humanidades UNICA, 6 (13) ,15-34. https://www.redalyc.org/pdf/1701/170121652002.pdf
Díaz, L. y Echeverry, C. (2001). Enseñar y aprender, leer y escribir. Una propuesta a partir de la investigación. Mesa redonda magisterio.
Ferreiro, E. (1997). Alfabetización. Teoría y práctica (1ª ed.). Siglo Veintiuno editores.
Ferreiro, E. (2006). La escritura antes de la letra. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, (3), 1-52. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=283121724001
Ferreiro, E. y Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño (1ª ed.). Siglo Veintiuno Editores.
Ferreiro, E. y Teberosky, A. (1981). La comprensión del sistema de escritura: construcciones originales del niño e información específica de los adultos. Rev. Lectura y vida, (1). http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a2n1/02_01_Ferreiro.pdf
Ferreiro, E. y Gómez, M. (1998). Nuevas perspectivas sobre los procesos de lectura y escritura (4ª ed.). Siglo Veintiuno editores.
Guerrero, H., Herrera, B., Rueda, S., Borbua, B. y Morales, Y. (2020). Estrategias pedagógi- cas propiciadoras del fomento lector en estudiantes de básica primaria. Revista Investigium IRE:Ciencias Sociales y Humanas, XI (1), 46-57. https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/article/view/308/367
Holzstein, L. (2015). Proceso de alfabetización. Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad. 1, (3). https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/download/4161/3386
Hulse, S., Egeth, H. y Deese, J., (1982). The Psychology of Learning (5ª ed.). McGRAW-HILL.
Ley 1804 de 2016. Por la cual se establece la política de Estado para el Desarrollo Integral de la Primera Infancia de Cero a Siempre y se dictan otras disposiciones. 02 de agosto de 2016. D.O. No. 49953.
Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2011). Plan nacional de lectura y escritura de educación inicial, preescolar, básica y media. MEN. https://cerlalc.org/wp-content/uploads/2019/10/Colombia_PNLE.pdf
Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2016). Derechos básicos de aprendizaje. MEN.
Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2016). Fundamentación de Derechos Básicos de Aprendizaje y Mallas de Aprendizaje del área de Lenguaje. MEN. https://aprende.colombiaaprende.edu.co/ckfinder/userfiles/files/Fundamentacio%CC%81 n%20-%20Lenguaje.pdf
Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2017). Bases curriculares de la educación inicial y preescolar. MEN. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-341880_recurso_1.pdf
Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2017). ¿Qué dice aquí?... ¿Cómo se escribe esta palabra? Orientaciones para promover la lectura y escritura emergente en el grado de transición. MEN. https://aprende.colombiaaprende.edu.co/sites/default/files/naspublic/Orientaciones%20para%20promover%20la%20lectura%20y%20escritura_Transicion.pdf
Montenegro, I. (2009). Como evaluar el aprendizaje escolar. Orientaciones para la aplicación del decreto 1290 de 2009 (1ra ed.). Ed. Magisterio.
Moreno, D., Celis, E., Gereda, B., Hernández, L. y Romero, S. (2017). La familia en las representaciones sociales de los docentes de un colegio distrital de Bogotá. Revista Investigium IRE: Ciencias Sociales y Humanas, VIII (1), 29-43. https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/article/view/201/pdf_6
Narvarte, M. (2007). Lectoescritura aprendizaje integral. LESA Editorial.
Orozco, N. (2018). Desarrollo cognitivo de la lectura y la escritura en primera infancia: entre la ciencia y la experiencia. Ed. Bonaventura.
Teberosky, A. (1992). Aprendiendo a escribir (1ª ed.). Lukambanda Editorial.
Teberosky, A y Soler, M. (1997). Contextos de Alfabetización inicial. (1ra ed.). Siglo Veintiuno editores
Teberosky, A. (2007). Aprendiendo a escribir. (5. ª ed.). Horsori Editorial
Vosniadou, S. (2006). Cómo aprenden los niños. Serie prácticas educativas-7. Academia Internacional de Educación.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.