Identificação de programas relacionados com a sustentabilidade desde a perspectiva dos atores estratégicos da UPAEP, Puebla, México
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog23.05071209Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, identidade, universidade (Tesauros); atores estratégicos, programas (palavras-chave sugeridas pelos autores).Resumo
Na Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (UPAEP) há esforços focados em transitar para uma universidade sustentável. No entanto, na comunidade universitária pouco se sabe sobre os programas que podem ser considerados sustentáveis. Além disso, esse conceito é percebido apenas a partir da dimensão ecológica/ambiental, aspecto que dificulta a apropriação conceitual para transitar em direção a um processo transversal, participativo e socializado. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi determinar quais são os programas, segundo a perspectiva dos atores estratégicos da UPAEP (decisores em diferentes níveis e funções substantivas da universidade) relacionados a um ou vários dos seguintes eixos: diminuição da pobreza, inclusão social e perspectiva de gênero, promoção da saúde e bem-estar, mitigação do impacto do uso dos recursos naturais e alianças estratégicas para cumprir esses propósitos. O processo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa de escritório. Os resultados mostraram que existem principalmente três programas identificados pela maioria dos participantes, que afetam esses eixos. Estes programas fazem parte da identidade institucional e do modelo universitário da UPAEP, pelo que é importante comunicar e socializar o impacto que têm e como contribuem para o alcance do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Referências
Bretón, F. (2020). Patente UPAEP mejora recuperación de energía en el Metro de la Ciudad de México. UPRESS UPAEP. https://bit.ly/3RXTvfW
De León Vázquez, I. I., Tapia-Castillo, D. I. & Vélez-Díaz, D. (2019). La Sustentabilidad en las instituciones de Educación Superior. XIKUA Boletín Científico De La Escuela Superior De Tlahuelilpan, 7(14), 40-47. https://doi.org/10.29057/xikua.v7i14.4255
Francisco, P. (2015). Laudato SI': Carta encíclica del Sumo Pontífice Francisco: a los obispos, a los presbíteros y a los diáconos, a las personas consagradas y a todos los fieles laicos sobre el cuidado de la casa común. Lima: Paulinas.
Garza, R. y Galo, J., (2010). La Sustentabilidad en las Instituciones de Educación Superior: Una Visión Holística. Universidad Autónoma Agraria Antonio Narro.
Gobierno de México. (2018). Agenda 2030. Gobierno de México. https://www.gob.mx/agenda2030
González Gaudiano, E. J., Meira-Cartea, P. Á. & Martínez-Fernández, C. N. (2015). Sustentabilidad y Universidad: retos, ritos y posibles rutas. Revista de la Educación Superior, 44 (175), 69-93. https://www.scielo.org.mx/pdf/resu/v44n175/v44n175a4.pdf
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. & Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6a ed.). McGraw-Hill Education.
Instituto Promotor del Bien Común UPAEP. (2022). Bien común IPBC. https://upaep.mx/biencomun/nosotros
Méndez, J. (2020). El AztechSat-1 UPAEP, Nanosatélite mexicano, inicia su misión en el espacio. UPRESS UPAEP. https://acortar.link/amGFnn
Organización de las Naciones Unidas. (2015). Objetivo 4: Garantizar una educación inclusiva, equitativa y de calidad y promover oportunidades de aprendizaje durante toda la vida para todos. https://acortar.link/ViJLr
Parra, J., Zúñiga, L. & Cruz, M., (2018). Relación universidad – empresa- comunidad en los planes de estudio del urbanismo. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 2(3), 125-138. https://acortar.link/xgVeT8
Prandecki, K., (2017). Common Goods and Sustainable Development. European Journal of Sustainable Development, 6 (3), 155-165. 10.14207/ejsd.2017.v6n3p155
Rice, C. (2022). El mejor resumen de Laudato Si'. Laudatosimovement.org. https://bit.ly/3qOums1
Rivera, J. (2021). Psicología ambiental y sustentabilidad: aportes disciplinares. En Rivera, J. y Becerra, H. (Eds.), Teoría y educación ambiental: Reflexiones en tiempo de pandemia (pp.22-35). Universidad Autónoma de Chapingo. https://acortar.link/8WGnNh
Sáenz, O. (2020). Implementación de los ODS en las Instituciones de Educación Superior. Recomendaciones a partir de la experiencia de una universidad latinoamericana 1. Researchgate. https://acortar.link/rgY0qj
Universidad Nacional Autónoma de México. (s.f.). Términos/ INSTITUCIONALIZACIÓN. Biblioweb. https://bit.ly/3xyd0DN
Universidad de Colima. (2022). Investigación-acción. Universidad de Colima El portal de la tesis. https://recursos.ucol.mx/tesis/investigacion_accion.php
Universidad Veracruzana. (2018). Plan maestro de la sustentabilidad 2030. Acciones colectivas para el bien común. Coordinación Universitaria para la Sustentabilidad https://acortar.link/JDfehZ
Universidad Veracruzana. (2020). Percepción de actores clave sobre la presencia actual y prioridades futuras de la sustentabilidad en la UV. Resultados de entrevistas. Universidad Veracruzana. https://bit.ly/3LoP9fi
UPAEP Identidad. (2018). Identidad y modelo. UPAEP. https://upaep.mx/identidad-y-modelo
UPAEP Colaboradores. (2018). Consulta el nuevo documento 2018 de los Sistemas Académicos de Pertinencia Social. UPAEP. https://bit.ly/3Lsh91S
UPAEP. (05 de agosto de 2020). Política de respeto al medio ambiente y de desarrollo sustentable. https://cutt.ly/NN0szac
UPAEP Nosotros. (2022). Campus Puebla - Licenciaturas. UPAEP.
https://upaep.mx/enbreve/campus-puebla
UPRESS UPAEP (2022). Programa Una Apuesta de Futuro. https://upress.mx/summarum/no1/COLA/apuesta.htm
Villafuerte-Holguín, J. (2020). Conocimientos, actitudes y disposición para el desarrollo sostenible en la universidad: Podcasts y concienciación ambiental. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 4(7), 91-107. http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040708
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.