Aprendizagem derivada de uma disciplina transversal para avançar para a sustentabilidade, Universidade Popular Autónoma de Puebla (UPAEP)
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog23.05071210Palavras-chave:
Cooperação universitária, educação para o desenvolvimento sustentável, formação, planos de estudo (Tesauros); Instituto de Ensino Superior, transversalidade (palavras-chave sugeridas pelos autores).Resumo
A humanidade enfrenta uma crise socioambiental que, devido aos seus diferentes níveis de complexidade e multidimensionalidade, requer ações contundentes para sua solução. Isso obriga as Instituições de Ensino Superior (IES) a responder com responsabilidade na construção de sociedades sustentáveis e justas. Assim, torna-se relevante identificar a forma como as IES assumem a sustentabilidade no âmbito curricular para a criação de um projeto educativo “integrado e integrador”. Nesse processo, surgem questões relacionadas de como incorporar no currículo das diferentes disciplinas a perspectiva da sustentabilidade. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é compilar aprendizados obtidos a partir de entrevistas informais e a pesquisa de escritório (de documentação da matéria), que compartilham a experiência na integração curricular de sustentabilidade na Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla da matéria "Meio ambiente e sustentabilidade" para toda a universidade. Para o qual, tem por objetivo formar profissionais que possam articular conhecimentos, habilidades e valores que lhes permitam propor soluções sustentáveis aos impactos negativos da atividade antropogênica a partir de uma prática crítica e transformadora a partir de sua disciplina formativa.
Downloads
Referências
Arellanes-Licea, E.L. (2022). Conciencia ambiental en educación mediasuperior: un estudio comparativo.EnCastro, O. R., Rivera, J. M. y Fontalvo J.M. (Coord.), Intervenciones y estudios socioambientales: Experiencias interdisciplinarias para la sustentabilidad (pp. 143-158). Universidad Autónoma de Chapingo http://bit.ly/3VxKUSz
Baños-Ardavín, E. J. (2022). Informe del Rector 2021-2022. UPAEP. http://bit.ly/3VuBas4
Bohne-García, A.C., Bruckmann-Maynetto, M. y Martínez-González, A. (2019). El desarrollo sustentable en las instituciones de educación superior: un verdadero desafío. Revista Digital Universitaria de la Universidad Autónoma de México, 20 (5).http://doi.org/10.22201/codeic.16076079e.2019.v20n5.a3
Brundtland, G. y la Comisión Mundial sobre el Medio Ambiente y el Desarrollo.(1987).Our Future of the World Commision on Environment and Development. Oxford University. http://bit.ly/3VlcHWD
Cantú-Martínez, P. C. (2013). Las instituciones de educación superior y la Responsabilidad social en el marco de la sustentabilidad. Revista Electrónica Educare, 17(3), 41-55. https://bit.ly/2TH9XbH
CURIEL BALLESTEROS, A. (1993). Educación Ambiental y Universidad en las memorias del Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental: Una Estrategia Hacia El Porvenir.
De León-Vázquez, I.I., De la Peña-De la Cruz, F., Escamilla-Mendoza, S. B., Tapia-Castillo, D.I. y Vélez-Díaz, D. (2019). La sustentabilidad en las instituciones de Educación Superior. XIKUA Boletín Científico de la Escuela Superior de Tlahuelilpan, 7 (14), 40-47. https://doi.org/10.29057/xikua.v7i14.4255
Garza-Gutiérrez, R. y Medina-Torres., J.G., (2010). La Sustentabilidad en las Instituciones de Educación Superior: Una versión Holística. LA&GO Ediciones, S.A. de C.V.
Greenleaf, W. (2008). Developing learning outcomes: A guide for University of Toronto Faculty. https://tinyurl.com/2j7q2lng
Jiménez-Martínez, N. M. (2021). La sustentabilidad universitaria en México: Avances y desafíos. Revista Iberoamericana Ambiente & Sustentabilidad, 4, 152-163. https://doi.org/10.46380/rias.vol4.e152
López-Suero, C. y Doria-Serrano, C. (2018). El reto de la ambientalización curricular en la carrera de Ingeniería Química de la Universidad Iberoamericana de Ciudad de México.DIDAC Nueva Época, (71), 64-69.https://biblat.unam.mx/hevila/Didac/2018/no71/8.pdf
Ramos-Mora, D.M. y Sánchez-Contreras, M.F. (2018). La ambientalización curricular. Una mirada al proceso en Ibero, Ciudad de México. DIDAC Nueva Época, (71), 35-49.https://biblat.unam.mx/hevila/Didac/2018/no71/5.pdf
Rivera-Ramírez J.M. (2021). Psicología ambiental y sustentabilidad: aportes disciplinares. EnRivera, J. y Becerra, H. (Coord.), Teoría y educación ambiental: Reflexiones en tiempo de pandemia (pp.22-35). Universidad Autónoma de Chapingo. https://acortar.link/8WGnNh
Rosales-Mejía, M. M. (2014). Proceso evaluativo: evaluación sumativa, evaluación Formativa y Assesment su impacto en la educación actual. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Buenos Aires, Argentina.
Sandín-Esteban, M.P. (2003). Investigación Cualitativa en Educación. Fundamentos y Tradiciones. Mc Graw and Hill Interamericana.
Suasnábar, C., Del Valle, D., Didriksson, A. y Korsunsky, L. (2018). Balance y desafíos hacia la CRES 2018: Cuaderno 1: Aportes para penar la Universidad Latinoamericana. CLACSO, 17-28. https://bit.ly/3dYBpbL
Tünnermann-Bernheim, C. (2010). Las conferencias regionales y mundiales sobre educación superior de la UNESCO y su impacto en la educación superior de América Latina. Universidades, (47), 31-46. http://bit.ly/3EL8rsu
UANL. (2021). Secretaría de Sustentabilidad. http://sds.uanl.mx/
UPAEP. (2016). Ideario UPAEP. UPAEP. http://bit.ly/3FbNzfa
UPAEP. (2021). Modelo Educativo U50. UPAEP. https://tinyurl.com/2qtrxrkh
Villafuerte-Holguín, J. (2020). Conocimientos, actitudes y disposición para el desarrollo sostenible en la universidad: Podcasts y concienciación ambiental. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 4(7), 91-107. http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040708
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.