Estratégias didáticas para o fortalecimento da compreensão leitora em alunos da quarta série, em -Sincelejo-, Sucre
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog23.11071303Palavras-chave:
Estratégias educativas, memorização (Tesauros); aprendizagem cooperativa, compreensão de leitura, fatores, inteligência (palavras-chave sugeridas pelos autores)Resumo
objetivo desta pesquisa foi fortalecer a compreensão leitora dos alunos da quarta série da Instituição Educativa Rural San Antônio de Sincelejo Sucre, utilizando uma estratégia didática baseada na aprendizagem cooperativa. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa-ação. Este estudo utilizou o questionário de observação e registro do domínio da compreensão leitora utilizado pelo ICFES e um questionário para caracterização das dificuldades e fortalezas na compreensão leitora dos alunos aplicada aos professores. Em seguida, foi aplicada uma estratégia pedagógica baseada na aprendizagem cooperativa e posteriormente foi aplicado novamente o questionário utilizado no diagnóstico. Os resultados demonstraram que a estratégia pedagógica melhorou os níveis de compreensão leitora dos alunos e o clima da aula.
Downloads
Referências
Arias, C. y Restrepo, M. (2009). La investigación-acción en educación: un camino hacia el desarrollo profesional y la autonomía. Íkala, Revista de lenguaje y cultura, 14(22), 109-122.
Arnal, J. (1992). Investigación educativa. Fundamentos y metodología. Labor.
Balkom, S. (1992). Cooperative learning”, Washington, Office of Educational Research and Improvement. Office of Educational Research and Improvement.
Castellanos, M. y Guataquira, C. (2020). Factores que causan dificultad en los procesos de comprensión lectora de estudiantes de grado cuarto de la IED el Porvenir (Tesis de maestría, Universidad Cooperativa de Colombia). Repositorio Institucional. http://hdl.handle.net/20.500.12494/16635
Catalá Agras, G., Catalá Agras, M., Molina, E. y Monclús, R. (2001). Evaluación de la comprensión lectora: pruebas ACL (primero-sexto de primaria). GRAO.
Cervantes, R., Pérez, J. y Alanís, M. (2017). Niveles de comprensión lectora. Sistema CONALEP: caso específico del plantel N° 172, de ciudad Victoria, Tamaulipas, en alumnos del quinto semestre. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, SOCIOTAM, 27(2), 73-114. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65456039005
Colás, M., Buendía, L. y Fuentesana, P. (2009). Competencias científicas para la realización de una tesis doctoral: guía metodológica de elaboración y presentación. Davinci Continental.
Cubillos Padilla, D. y Borjas, M. P. (2022). Hacia la construcción de indicadores para la consolidación de escuelas sostenibles. Revista electrónica En educación Y Pedagogía, 6(11), 15-28. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061102
Durango, Z. (2017). Niveles de comprensión lectora en los estudiantes de la Corporación Universitaria Rafael Núñez (Cartagena de Indias). Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 51(2), 156-174. https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/850
Errázuriz, M., Fuentes, L., Cocio, A., Davinson, O., Becerra, R. y Aguilar, P. (2020). ¿Comprendemos más los textos si nos gusta leer?: Actitudes y desempeños lectores del estudiantado de escuelas públicas de la Araucanía, Chile. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 20(3), 549-589. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/1984-6398202015350
Hernández Sampieri, R., Baptista Lucio, P. y Fernández Collado, C. (2014). Metodología de la Investigación. Mc Graw Hill.
ICFES. (2018). Ficha de observación y registro del dominio de la comprensión. MEN.
I.E. Rural San Antonio. (2018). Análisis del cuatrienio de los resultados en las pruebas saber 3°, 5°, 9° y 11° año 2018. I.E. Rural San Antonio.
Johnson, D. y Johnson, R. (1989). Cooperation and Competition: Theory and Research. Edina.
Llorens, R. (2015). La comprensión lectora en Educación Primaria: importancia e influencia en los resultados académicos. Universidad Internacional de la Rioja.
Makuc Sierralta, M. (2020). Teorías implícitas de los estudiantes sobre comprensión de textos: Avances y principales desafíos de investigación en la formación inicial de profesores y otras disciplinas. Sophia Austral, (25), 71-92. https://www.sophiaaustral.cl/index.php/shopiaaustral/article/view/302
Maranto, M. y González, M. (2015). Fuentes de Información. Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.
Montes De Oca, R. y Gutiérrez, A. (2004). La importancia de la lectura y su problemática en el contexto educativo universitario. El caso de la Universidad Juárez Autónoma de Tabasco, México. Revista Iberoamericana de Educación, 34(3), 1-12. https://rieoei.org/RIE/article/view/3265
Piaget, J. (1977). O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas (Á. Figueiredo, Trad.). Lisboa, PT: Publicações Dom Quixote
Pérez Herrera, M. A. y Flórez - Cera, L. (2023). Enseñanza aprendizaje de una lengua extranjera desde una didáctica comprensiva de lenguajes litero musicales. Revista electrónica En educación y pedagogía, 6(11), 197-208. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061114
Pinzás, J. (2012). Leer pensando - Introducción a la visión contemporánea de la lectura. Fondo Editorial Pontificia Universidad Católica del Perú. https://doi.org/10.18800/9786124146008
Rodríguez, S., Herráiz, N., Prieto, M., Martínez, M., Picazo, M., Castro, I. y Bernal, S. (2011). Investigación Acción. En F. Murillo, Métodos de investigación en Educación Especial (pp. 1-28).
Rivera Murrieta, N. (2017). Proyecto de fomento de la lectura con padres de familia de niños en edad preescolar. Universidad Veracruzana.
Solé, I. (2004). Estrategias de lectura. Grao.
Taylor, S. J. y Bogdan, R. (2010). Introducción a los métodos cualitativos. Book Print.
Van Dijk, T. A. (1978). La ciencia del texto. Un enfoque interdisciplinario. Paidós.
Velasco Casado, D. (2014). El trabajo cooperativo en la enseñanza/aprendizaje de la lectoescritura (Tesis de grado, Universidad de Valladolid). Repositorio documental. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/6737
Vigotsky, L. (1978). Interaction between learning and development. Readings on the development of children. Harvard University Press.
Viloria Rivera, M. A. (2022). Inclusión educativa: un análisis desde el enfoque de matriz sectorial. Revista electrónica En educación y pedagogía, 6(11), 166-183. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.11061112
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.