A avaliação da formação investigativa no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog23.05071204Palavras-chave:
estudante universitário, avaliação, formação de professores, formação investigativa, formação profissional, pesquisa pedagógica (Tesauros); formação em pesquisa (palavras-chave sugeridas pelos autores)Resumo
A Educação Superior é chamada a realizar mudanças na formação profissional a fim de aumentar sua pertinência social. A avaliação integral do processo de ensino-aprendizagem de todas as disciplinas em geral e em particular da formação investigativa conduz ao diagnóstico, orientação e regulação do referido processo. O objetivo deste artigo é expor experiências pedagógicas sobre a avaliação da formação investigativa no Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia. Utilizaram-se métodos de pesquisa educacional como: analítico-sintético, indutivo-dedutivo, histórico-lógico e análise documental. Entre os resultados, são apresentadas variantes de exercícios integrativos para a avaliação da formação investigativa nas carreiras pedagógicas. Nas conclusões destaca-se que a avaliação integradora é aplicável na Disciplina Principal Integrativa e uma de suas formas são os exercícios integradores; aqueles que devem estabelecer o vínculo com a profissão.
Downloads
Referências
Almaguer-Guerrero, I.M., Silva-Cruz, M. y Medina-Pérez, Y. (2018). El examen integrador como vía para valorar el desarrollo de habilidades profesionales en la formación inicial de los estudiantes de la carrera Construcción. Luz, 17(2), 14-24. http://luz.uho.edu.cu
Córdoba, M.E. y Quijano, A.J. (2022). La interculturalidad y la alteridad en la formación investigativa: Consideraciones epistémicas y metodológicas. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 6(10), 15-47. doi: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061002
Cruz, N., Fernández, B., López, E. y Ruiz, A. (2011). La formación de los profesionales de la educación ante los retos de la educación superior contemporánea. Curso 66. Congreso Internacional de Educación Superior, Universidad 2011. La Habana: Sello Editor Educación Cubana.
Cué, J., Miranda, J., Fernández, C.L. y Valle, A.D. (2019). Los proyectos de carrera como mediadores del proceso de enseñanza-aprendizaje de la disciplina Formación laboral investigativa. Mendive, 16(3), 442-454. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1426
Espinoza, E. (2017). La evaluación del aprendizaje en la educación superior. Universidad y Sociedad, 9(5), 90-96. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/716
Ferreira, G. (2004). Hacia la integración curricular en la educación superior: reflexiones, necesidades y propuesta para la disciplina integradora. Revista Iberoamericana de Educación, 34(2), 1-10 https://rieoei.org/historico/deloslectores/789Ferreira.PDF
Fornaris, M. y Huepp, F.L. (2019). Los ejercicios integradores en la disciplina Formación Laboral Investigativa en la carrera Logopedia. Mendive, 17(4), 524-538. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1686
Gómez, I.M., Leiva, A. y Padrón, E. (2019). Experiencias en la evaluación integradora del aprendizaje en el año académico. Universidad&Ciencia, 8 (Número Especial), 590-605. http://revistas.unica.cu/index.php/uciencia/article/view/1470/2125
González, M. (2000). Evaluación del aprendizaje en la enseñanza universitaria. Revista Pedagogía Universitaria, 5(2), 1-26. https://profesorailianartiles.files.wordpress.com/2013/04/evaluacic3b3n-del-aprendizaje-en-ensec3b1anza-universitaria-parte-1.pdf
López, G.A., Castro, N., y Baute, M. (2017). La tarea docente integradora. Caso optimización del plan de producción. Universidad y Sociedad, 9(1), 120-128. http://rus.ucf.edu.cu/
Márquez, A.M., Delgado, S. y Santamaría, D.L. (2022). Experiencias de la formación laboral e investigativa de maestros en Cuba. Revista de Educación y Desarrollo, 60, 65-73. http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/
Márquez, A.M., Santamaría, D.L., y Suarez, M. (2022). Estrategia pedagógica para la formación inicial investigativa de maestros logopedas. Mendive, 20(2), 369-384. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2633
Molina, L., Rey, C., Vall, A., y Clery, A. (2017). La evaluación de las instituciones de educación superior. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 1(1), 43-58. http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010103
Muñoz, J., y Charro, E. (2017). Los ítems PISA, una herramienta para la identificación de las competencias científicas en el aula. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 1(1), 106-122. http://dx.doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010107
Salgado, G., Bauza, B.M. y González, M.E. (2017). La evaluación integradora en el proceso de enseñanza aprendizaje de la didáctica de la Biología. Boletín Virtual, 6(8), 49-56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6224323
Salinas, B. y Cotillas, A. (2007). La evaluación de los estudiantes en la Educación Superior. Apuntes de buenas prácticas. Servei de Formació Permanent. Universitat de València. https://www3.uji.es/~betoret/Formacion/Evaluacion/Documentacion/La%20evaluacion%20estudiantes%20en%20la%20ESuperior%20UV.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.