Credenciamento de alta qualidade no Ensino Superior. Expectativas, efeitos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061004

Palavras-chave:

acreditación (educación), calidad de la educación (Tesauros), enseñanza superior, evaluación de la educación (palabras clave del autor)

Resumo

Este artigo de reflexão estuda e descreve as características e expectativas sobre o credenciamento de alta qualidade das Instituições de Ensino Superior com o objetivo de identificar seus efeitos, problemas e desafios nos âmbitos educativo, social e de projeção internacional. O estudo foi uma pesquisa qualitativa com abordagem hermenêutica através do método interpretativo e descritivo de transferência, o que permitiu a análise e organização do material bibliográfico. Com base na revisão documental, foram analisadas as qualidades e impactos do credenciamento na qualidade do ensino superior, bem como os aspectos de: garantia de qualidade, prospectiva, responsabilidade social e internalização das universidades. O estudo estabeleceu que no processo de credenciamento do ensino superior houve avanços positivos para a gestão da qualidade nos diferentes processos institucionais (auto-avaliação, auto-regulamentação, gestão do conhecimento e mobilidade). Entretanto, existem também dificuldades, situações e desafios relacionados ao acesso, pesquisa, inovação, equidade, desigualdade, burocracia, desconfiança, gestão de recursos e treinamento de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aguilera, R. (2017). Aseguramiento de la calidad de la educación superior. Higher Education and Society, 22(22), 131-154. https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/36

Benavides, L. M., Martín, C. R., Casas, A. V., y Aguirre, A. C. (2017). La evaluación de las instituciones de educación superior. Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 1(1), 43-58. DOI: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010103

Buendía Espinosa, A. (2013). Genealogía de la evaluación y acreditación de instituciones en México. Perfiles educativos, 35(SPE), 17-32. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982013000500003

Carrillo-Pacheco, M., A., Leal-García, M., L., Alcocer-Gamboa, M., L., y Muñoz-Cornejo, M., M. (2012). Responsabilidad social universitaria. La opinión de profesores y alumnos. Educ. Des, 23, 23-32. https://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/23/023_Carrillo.pdf

de Vergara, D., L., Suárez, A., A., G., y Miranda, A., J., M. (2014). Calidad de la educación superior: un análisis de sus principales determinantes. Saber, ciencia y libertad, 9(1), 157-170. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5104971

Deslauriers, J.-P. (2004). Investigación cualitativa. Guía práctica. Editorial Papiro.

Dias Sobrinho, J. (2007). Acreditación de la educación superior en América Latina y el Caribe. Mundiprensa. http://hdl.handle.net/2099/7538

Gadamer, H.-G. (1998). Verdad y Método. (8ª Ed., Vol. I). Ediciones Sígueme.

Enders, J. (2015). Una" carrera armamentista" en la academia: los rankings internacionales y la competencia global para crear universidades de clase mundial. Revista de la educación superior, 44(176), 83-109. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-27602015000400005&script=sci_arttext

Escobar, A., I., J., Trujillo, P., E., A., y Caveda, D., A. (2017). Visión estratégica sobre la gestión de la calidad de las instituciones de educación superior en el Ecuador. Revista Científica ECOCIENCIA, 4(3), 135-148. https://doi.org/10.21855/ecociencia.43.36

Espinal, D., Scarpetta, G. y Cruz, N. (2020). Análisis prospectivo estratégico de la educación superior en Colombia. Cultura, Educación y Sociedad, 11(1). 177-196. DOI: http://dx.doi.org/10.17981/cultedusoc.11.1.2020.13

Garbanzo, G., M., (2007). Calidad y equidad de la educación superior pública. Aspectos por considerar en su interpretación. Revista Educación, 31(2), 11-27. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/educacion/article/view/1241

Hernández, D. (2018). Calidad educativa, discurso y poder en Educación Superior. Atenas, 1(41), 198-212. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/358

Ladera, J. (2018). Factores que influyen en la calidad del sistema educativo español y su grado de dependencia social. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 2(2), 67-74. DOI: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.03020205

López Ruiz, J., I. (2011). Un giro copernicano en la enseñanza universitaria: formación por competencias. Revista de educación. DOI: 10-4438/1988-592X-RE-2010-356-040

Marope, P., T., M., Wells, P., J., y Hazelkorn, E. (Eds.). (2013). Rankings y rendición de cuentas en la educación superior: usos y abusos. UNESCO.

Martí-Noguera, J., J., Calderón, A., I., y Fernández-Godenzi, A. (2018). La responsabilidad social universitaria en Iberoamérica: análisis de las legislaciones de Brasil, España y Perú. Revista iberoamericana de educación superior, 9(24), 107-124. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2018.24.264

Martínez Iñiguez, J., E., Tobón, S., T., y Ramírez, E., L. (2018). Acreditación de la calidad en instituciones de educación superior: retos pendientes en América Latina. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, (2). https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/162

Martínez Iñiguez, J., E., Tobón, S., y Romero Sandoval, A. (2017). Problemáticas relacionadas con la acreditación de la calidad de la educación superior en América Latina. Innovación educativa (México, DF), 17(73), 79-96. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1665-26732017000100079&script=sci_arttext

Martin Calvo, J. (2018). Calidad educativa en la educación superior colombiana: una aproximación teórica. Sophia, 14(2), 4-14. DOI: http://dx.doi.org/10.18634/sophiaj.14v.2i.799

Montané López, A., Beltrán Llavador, J., y Teodoro, A. (2017). La medida de la calidad educativa: acerca de los rankings universitarios. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE), 10(2), 283-300. Doi: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.10.2.10145

Pérez Dávila, F., L. (2018). Políticas educativas en Colombia: en busca de la calidad. Actualidades pedagógicas, 1(71), 193-213. Doi: https://doi.org/10.19052/ap.4430

Rivera-García, A. J., Hernández-Madrigal, M., Ramírez-Flores, É., Hernández-García, P., y Gamboa-Cerda, S. (2021). Evaluación de los exámenes estandarizados como predictores del desempeño académico en una universidad pública mexicana. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(8), 30-43. DOI: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.0405080

Rodríguez Espinar, S. (2010). La calidad en la enseñanza universitaria. Ágora digital. http://hdl.handle.net/10272/3443

Rubio-Rodríguez, G., Sánchez, J. y Vega, G. (2020). Responsabilidad social universitaria: Incidencia en diferentes grupos de interés en una universidad colombiana. Revista de Ciencias Sociales (Ve), 26 (4), 180-189. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28065077015

Sánchez, R., C., y Barrera, M., C., M. (2018). Calidad y acreditación de un programa de posgrado no presencial en México. Atenas, 1(41), 116-130. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/353

Seibold, J. (2000). La calidad integral de la educación. Reflexiones sobre un nuevo concepto de calidad educativa que integre valores y equidad educativa. Revista Iberoamericana de educación, (23), 215 – 231. https://doi.org/10.35362/rie2301012

Tobón, S. (2006). Competencias, calidad y educación superior. Coop. Editorial Magisterio.

Torche, P., Martínez, J., Madrid, J., y Araya, J. (2015). ¿Qué es" educación de calidad" para directores y docentes? Calidad en la educación, (43), 103-135. https://scielo.conicyt.cl/pdf/caledu/n43/art04.pdf

Valencia, H., G., H. (2005). Manual de técnicas de investigación conceptos y aplicaciones. Héctor Guillermo Huaman Valencia.

Vallaeys, F. (2006). Breve marco teórico de responsabilidad social universitaria. Vallaeys y Carrizo, Responsabilidad Social Universitaria.

Vasco Uribe, C. (2003). El debate recurrente sobre la investigación cuantitativa y la cualitativa. Nómadas (Col), (18), 28-34. http://nomadas.ucentral.edu.co/index.php/inicio/31-desafios-de-la-investigacion-cualitativa-nomadas-18/446-el-debate-recurrente-sobre-la-investigacion-cuantitativa-y-la-cualitativa

Vázquez Olivera, M., G. (2015). La calidad de la educación: Reformas educativas y control social en América Latina. Latinoamérica. Revista de Estudios Latinoamericanos, (60), 93-124. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1665-85742015000100004&script=sci_arttext

Vélez, A., y López, D. (2004). Estrategias para vencer la deserción universitaria. Educación y educadores, 7, 177-203. https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/555

Yoguez Seoane, A. (2009). ¿Cómo se evalúan las universidades de clase mundial? Revista de la educación superior, 38(150), 113-120. http://www.scielo.org.mx/pdf/resu/v38n150/v38n150a7.pdf

Publicado

2022-05-18

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Credenciamento de alta qualidade no Ensino Superior. Expectativas, efeitos e desafios. (2022). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(10), 61-74. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061004

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>