Competências digitais dos professores do ensino médio na Ibero-América. Uma revisão sistemática de 2011 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061006Palavras-chave:
Aptidões digitais (palavra-chave do autor), Tecnologia da informação, Ensinar, Professores do ensino secundário, Divisão digital (Tesauros)Resumo
As revisões sistemáticas atuais têm omitido o estado do conhecimento das competências digitais dos professores do ensino médio, de modo que as informações sobre os fatores e as competências digitais mais estudadas ainda são incipientes. Portanto, o objetivo desta revisão sistemática foi descobrir quais fatores influenciam o nível de competências digitais mais estudadas dos professores do ensino médio e quais competências foram avaliadas até o momento. Para este fim, foi utilizada a metodologia PRISMA e se analisaram um total de 29 artigos. Os resultados indicam que na Espanha a linha de pesquisa sobre competências digitais está mais desenvolvida do que nos países da América Latina. As dimensões técnicas e pedagógicas são as competências que mais foram avaliadas refletindo diferentes níveis de competência dos professores, já que a dimensão técnica é mais elevada em comparação com a pedagógica; também, vários fatores foram encontrados que influem no nível das competências digitais. Conclui-se que é importante que os professores recebam cursos de treinamento para fomentar suas habilidades digitais para que possam utilizar as tecnologias digitais em sua prática de ensino.
Downloads
Referências
Acosta-Silva, D.A. (2017). Tras las competencias de los nativos digitales: avances de una metasíntesis. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(1), 471-489. doi: http://dx.doi.org/10.11600/1692715x.1513014062016
Almerich. G., Suárez, J., Jornet, J. y Orellana, M. (2011). Las competencias y el uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación por el profesorado: estructura dimensional. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 13(1), 28-42. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/269
Álvarez, J. (2016). La formación en TIC del profesorado de Secundaria del Estado Español. Un análisis desde la percepción docente. Revista de ciencias de la Educación. (1), 67-79. ISSN: 1135-1438. http://dx.doi.org/10.17345/ute.2016.1.981
Álvarez, J., y Gisbert, M. (2015). Information literacy grade of Secondary School teachers in Spain. Beliefs and self-perceptions. [Grado de alfabetización informacional del profesorado de Secundaria en España: Creencias y autopercepciones]. Comunicar, 45, 187-194. https://doi.org/10.3916/C45-2015-20
Area, M., Gutiérrez, A. y Vidal, F. (2012). Alfabetización digital y competencias informacionales. Fundación Telefónica. https://cutt.ly/JkpGwbs
Aznar, I., Cáceres, M. y Romero, J. (2019). Alfabetización digital del profesorado de ciencias ambientales: un análisis de su competencia tecnológica. Luna Azul, (49), 172-184. DOI: 10.17151/luaz.2019.49.10.
Badia, A., Meneses, J., Fàbregues S. y Sigalés, C. (2015). Factores que influyen en la percepción de los profesores de los beneficios instruccionales de los medios educativos digitales. RELIEVE, 21(2), art. 1. DOI: http://dx.doi.org/10.7203/relieve.21.1.7204
Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a Systematic Literature Review in Nursing. A step-by-step guide. Mc Graw Hill.
Bonilla, J. y Moctezuma, A. (2017). Las competencias digitales y sus efectos en la práctica docente. Estudio de caso. Revista multidisciplinaria de Avances de Investigación, 3(1), 11-29. http://www.remai.ipn.mx/index.php/REMAI/article/view/28/27
Buabeng-Andoh, C. (2012). An Exploration of Teachers’ Skills, Perceptions and Practices of ICT in Teaching and Learning in the Ghanaian Second-Cycle Schools. Contemporany Educational Technology, 3(1), 36-49. https://doi.org/10.30935/cedtech/6066
Cabero, J. y Martínez, A. (2019). Las TIC y la formación inicial de los docentes. Modelos y competencias digitales. Revista de curriculum y formación del profesorado, 23(3), 247-268. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i3.9421
Cabanillas, J. Luengo, R. y Torres, J. (2020). La búsqueda de información, la selección y creación de contenidos y la comunicación docente. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 23(1), 241-267. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.23.1.24128
Colás, M., Conde, J. y González, T. (2016). Spanish Teachers’ Perception of Their Own and Their Students’ Digital Competencies. In Beliefs and Behaviours in Education and Culture : Cultural determinants and education, 42-53, Bucureşti, Rumanía: Pro Universitaria. https://idus.us.es/handle/11441/64549
Corcho, F., Cantú, M., y Ramírez-Martinell, A. (2015). Saberes informacionales de los docentes de secundaria. Revista Q, 10 (19). doi: http://dx.doi.org/10.18566/revistaq.v10n19.a0
Delgado, V. y Cantú, M. (2016). Apropiación de los saberes digitales mínimos en docentes de educación básica secundaria de la institución Acción Comunal. Edutec. Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (56). https://doi.org/10.21556/edutec.2016.56.674
Engen, B. (2019). Comprendiendo los aspectos culturales y sociales de las competencias digitales docentes. Comunicar, (61), 9-19. DOI https://doi.org/10.3916/C61-2019-01
|
European University Association. (2017). EUA’s Response to the Renewed EU Agenda for Higher Education. https://eua.eu/downloads/publications/euas%20response%20to%20the%20renewed%20eu%20agenda%20for%20higher%20education.pdf
Falcó, J. M. (2017). Evaluación de la competencia digital docente en la comunidad autónoma de Aragón. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(4), 73-83. https://doi.org/10.24320/redie.2017.19.4.1359
Fernández, F. y Fernández, M. (2016). Los docentes de la Generación Z y sus competencias digitales. Revista Científica de Educomunicación, 24 (46), p. 97-105. DOI http://dx.doi.org/10.3916/C46-2016-10.
Fernández, J., Fernández, M. y Cebreiro, B. (2016). Competencias en TIC del profesorado en Galicia: Variables que inciden en las necesidades formativas. Innovación Educativa, (26), 215-231. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5751015
Gamboa, A., Hernández, A. y Prada, R. (2018). Práctica pedagógica y competencias TIC: atributos y niveles de integración en docentes de instituciones educativas de básica y media. Saber, Ciencia Y Libertad, 13(1), 258–274. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2018v13n1.2090
Girón, V., Cózar, R. y González, J. (2019). Análisis de la autopercepción sobre el nivel de competencia digital docente en la formación inicial de maestros/as. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(3), 193-218. DOI: http://dx.doi.org/10.6018/reifop.22.3.373421
Gómez, A. y Calderón, G. (2018). Principios básicos para una ruta de formación en cualificación de los docentes en el diseño y aplicación de recursos educativos digitales. El Ágora USB, 18 (1), 235-243. http://dx.doi.org/10.21500/16578031.3454
Grijalva-Verdugo, A. y Lara-Rivera, J. (2021). Saberes digitales de profesores en formación. Evaluación en una escuela mexicana. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(8), 116-129. doi: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050808
Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y del Profesorado. (2017). Marco común de competencia digital docente. https://aprende.intef.es/sites/default/files/2018-05/2017_1020_Marco-Com%C3%BAn-de-Competencia-Digital-Docente.pdf
Jaramillo, L., Cobos, J. y Vinueza, S. (2019). Las competencias digitales en docentes y futuros profesionales de la Universidad Central del Ecuador. Revista Cátedra, 2(1),76-97. https://revistadigital.uce.edu.ec/index.php/CATEDRA/article/view/1560/2689
Kumari, V. y D'Souza, F. (2016). Secondary School Teachers' Digital Literacy and Use of ICT in Teaching and Learning. International Journal of Computational Research and Development, 1(1), 141-146. http://doi.org/10.5281/zenodo.220927
Krumsvik, R. (2009). Situated learning in the network society and the digitised school. European Journal of Teacher Education, 32(2), 167-185. https://doi.org/10.1080/02619760802457224
Linne, J. (2020). Las TIC en la intersección áulica: desafíos y tensiones de la alfabetización digital en la escuela media. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 22, e24, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e24.3072
López-Belmonte, J., Pozo-Sánchez, S., Ávila-Rodríguez, M. y Montero-Cáceres, C. (2020). Proyección pedagógica de la competencia digital docente. El caso de una cooperativa de enseñanza. International Journal of Educational Research and Innovation (IJERI), 14, 167-179. DOI https://doi.org/10.46661/ijeri.3844
Luna-Villanueva, M. y Canto-Herrera, P. (2021). ¿Cómo estamos evaluando la alfabetización digital? Una revisión sistemática de los instrumentos utilizados para evaluar las competencias digitales básicas. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación, 12(5), 114-128. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1236/1220
Martínez, J. y Garcés, J. (2020). Competencias digitales docentes y el reto de la educación virtual derivado de la covid-19. Educación y Humanismo, 22(39), 1-16. https://doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4114
Merchán, Y., Gómez, M. y Pintor, M. (2014). Impacto de las competencias digitales en los docentes de básica secundaria. Revista Convergencias Educativa, (4), 67-83. http://revistace.ucm.cl/article/view/285/267
Moreno, A., Rodríguez, A., Navas, M. y Rodríguez, C. (2021). Competencia digital docente y el uso de la realidad aumentada en la enseñanza de ciencias en Educación Secundaria Obligatoria. Revista Fuentes, 23(1), 108-124 DOI:10.12795/revistafuentes.2021.v23.i1.12050
Mortis, S., Valdés, A., Angulo, J., García, R. y Cuevas, O. (2013). Competencias digitales en docentes de educación secundaria. Municipio de un Estado del Noroeste de México. Perspectiva Educaciona, 52 (2), 135-153. DOI: 10.4151/07189729-Vol.52-Iss.2-Art.174
Moyenga, M. y Usta, E. (2019). Burkina Faso Secondary School Pre-Service Teachers Technology Skills. Pedagogical Research, 4(1), 5-7. https://doi.org/10.29333/pr/5734
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos. (2020). Making the Most of Technology for Learning and Training in Latin America. Editorial OCDE. https://doi.org/10.1787/ce2b1a62-en.
Oyo, B., Kalema, B. y Byabazaire, J. (2017). MOOCs for in-service teachers: The case of Uganda and lessons for Africa. Spanish Journal of Pedagogy, 75 (266), 121-141. doi: 10.22550/REP75-1-2017-14
Page, M. J., Moher, D., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., Mcdonald, S., … Mckenzie, J. E. (2021). PRISMA 2020 explanation and elaboration: Updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. En The BMJ (Vol. 372). BMJ Publishing Group. https://doi.org/10.1136/bmj.n160
Palacios-Rodríguez, A. y Martín-Párraga, L. (2021). Formación del profesorado en la era digital. nivel de innovación y uso de las TIC según el marco común de referencia de la competencia digital docente. Revista de Investigación y Evaluación Educativa-Revie, 8(1), 38-53. DOI: https://doi.org/10.47554/revie2021.8.79
Perdomo, B., González, O. y Barrutia, I. (2020). Competencias digitales en docentes universitarios: una revisión sistemática de la literatura. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, 9(2), 92-115. https://doi.org/10.21071/edmetic.v9i2.12796
Pozo, S., Belmonte, J., Fernández, M. y López, J. (2020). Análisis correlacional de los factores incidentes en el nivel de competencia digital del profesorado. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del profesorado, 23(1), 143-159. https://doi.org/10.6018/reifop.396741
Popova, I. y Fabre, G. (2017). Digital inclusion of secondary schools’ subject teachers in Bolivia. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT), 13(3), 41-56. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1166623.pdf
Rambay, M. y De la Cruz, J. (2021). Desarrollo de las competencias digitales en los docentes universitarios en tiempos de pandemia: Una revisión sistemática. In Crescendo, 11(4), 511-527. https://doi.org/10.21895/incres.2020.v11n4.06
Ramírez, L., Claudio, C. y Ramírez, V. (2020). Usabilidad de las TIC en la Enseñanza Secundaria: Investigación-Acción con Docentes y Estudiantes de México. Revista Científica Hallazgos21, 5(1), 85-101. https://revistas.pucese.edu.ec/hallazgos21/article/view/401
Reis, C., Pessoa, T. y Gallego, M. (2019). Alfabetización y competencia digital en Educación Superior: Una revisión sistemática. Revista de docencia universitaria, 17(1), 45-58. https://doi.org/10.4995/redu.2019.11274
Rojas, A., Rojas, A., Hilario, J., Mori, M. y Pasquel, A. (2018). Aplicación del módulo alfabetización digital y desarrollo de competencias digitales en docentes. Revista de investigación en comunicación y desarrollo, (2), 101-110. http://www.scielo.org.pe/pdf/comunica/v9n2/a03v9n2.pdf
Rubio, V. y Tejada, J. (2017). Las competencias informacionales de los docentes y alumnos de Educación Secundaria Obligatoria. Journal for Educators, Teachers and Trainers, 8(1). 127-140. https://ddd.uab.cat/record/175782
Ruiz del Hoyo, E. y Quiñonez, S. (2021). Evaluación de la competencia digital docente: Una revisión sistemática. En Buzón, O., Romero, C. y Verdú, A. (Eds) Innovaciones metodológicas en TIC en educación, 1 (3), 1883-1902, Dykinson S.L.
Ruiz del Hoyo, E., Quiñonez, S. y Reyes, W. (2021). Competencia digital del docente de nivel secundaria: El caso de una escuela pública de Yucatán, México. Revista Publicando, 8(28), 92-98. https://doi.org/10.51528/rp.vol8.id2160
Secretaría de Educación Pública. (2016). Programa @prende 2.0. En Secretaría de Educación Pública, Programa @prende 2.0. Programa de Inclusión Digital 2016 - 2017 (págs. 42-51). https://goo.gl/BNwfjg
Sefo, K., Granados, J., Lázaro, M. y Fernández, S. (2017). La formación del profesorado para uso innovador de las TIC: un estudio de caso en la educación obligatoria en la provincia de Almería. Revista de currículum y formación del profesorado, 21(4),241-258. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56754639013
Siddiq, F. y Scherer, R. (2016). The relation between teachers’emphasis on the development of students’ digital information and communication skills and computer self‑efficacy: the moderating roles of age and gender. Large-Scale Assessments in Education, 4(1). doi:10.1186/s40536-016-0032-4
Shiang, K., Hui, Y., Campbell, T,. Coster, D. y Longhurst, M. (2014). An investigation of middle school science teachers and students use of technology inside and outside of classrooms: considering whether digital natives are more technology savvy than their teachers. Educational Technology Research and Development, 62 (6), 637-662. https://www.jstor.org/stable/24546606
Suárez, J., Almerich, G., Díaz, I. y Fernández, R. (2012). Competencias del profesorado en las TIC. Influencia de factores personales y contextuales. Universitas Psychologica, 11(1), 293-309. https://www.redalyc.org/pdf/647/64723234024.pdf
Valdivieso, S. y Gonzáles, M. (2016). Competencia Digital Docente: ¿Dónde estamos?. Perfil del docente de educación primaria y secundaria. El caso de Ecuador. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 49, 57-73. doi: http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.2016.i49.04
Vargas, J., Chumpitaz, L., Suárez, G. y Badia, A. (2014). Relación entre las competencias digitales de docentes de educación básica y el uso educativo de las tecnologías en el aula. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 18(3), 361-377. Recuperado de http://www.ugr.es/~recfpro/rev183COL9.pdf
Vásquez, M. y Vera, J. (2013). Study about ICT skills in junior high school teachers under Mexico’s educational reform. International Journal of Psychological Research, 6(2), 59–70. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstractypid=S2011-20842013000200007
Velázquez-Cigarroa, E. y Tello-García, E. (2021). Prospección del sistema educativo mexicano a partir de las experiencias aprendidas por el COVID-19. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(8), 154-157. doi: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050810
Záhorec, J., Hasková, A. y Munk, M. (2019). Teachers’ Professional Digital Literacy Skills and Their Upgrade. European Journal of Contemporary Education, 8(2), 378-393. DOI: 10.13187 / ejced.2019.2.378
Zavala, D., Muñoz, K. y Lozano, E. (2016). Un enfoque de las competencias digitales de los docentes. Revista Publicando, 3(9), 330-340. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5833540
Zawacki-Richter, O., Bedenlier, S., Buntins, K., Kerres, M. y Bod, M. (2020). Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application. https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.