Jovens do ensino médio durante a COVID-19. ¿ Nativos digitais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061012

Palavras-chave:

divisão digital, estudantes, migração (Tesauro), ensino médio, deslo-camento digital, nativos digitais

Resumo

Desde o surgimento da pandemia COVID-19 gerada pelo vírus SARS-CoV-2, a população escolar mexicana ficou confinada em suas casas para continuar seu ciclo escolar através da virtualidade em um formato online. Este artigo, derivado de um projeto de pesquisa institucional, visa mostrar os problemas enfrentados pelos estudantes de uma escola de ensino médio técnico no México, relacionados à sua falta de competências e habilidades digitais para integrar-se nesta "escolarização remota emergente", o que, juntamente com as desigualdades no acesso a equipamentos e conectividade, não lhes permite integrar-se nesta modalidade como nativos ou migrantes digitais, se não como deslocados digitais. A população escolar investigada é uma amostra não-probabilística, o que impede a generalização dos resultados, que foram obtidos através da pesquisa "Jovens do ensino médio e pandemia", onde foram exploradas as dificuldades que enfrentam, suas emoções vividas tanto pelo próprio confinamento como pelo formato de trabalho atual. Entre os resultados, verificou-se que os estudantes, apesar de pertencerem ao ensino médio técnico, não adquiriram e/ou desenvolveram competências digitais para lidar com uma educação virtual. O projeto do qual este artigo deriva é desenvolvido em um contexto local no próprio momento do fenômeno, dando-lhe assim uma característica conjuntural.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abad-Salgado, A. (2021). Reflexiones sobre los procesos de enseñanza/aprendizaje en la educación a distancia. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(9), 132-148. doi: https://doi. org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050910

Botello, L. (5 de julio de 2017). Un análisis del enojo masculino. Letra S. https://letraese.jornada.com.mx/2017/07/05/un-analisis-del-201cenojo201d-masculino-7500.html

Dulcey-Ruiz, E. (2018). La perspectiva del transcurso de la vida: una mirada biográfica y contextual. En E. Dulcey-Ruiz, C. J Parales-Quenza y R. Posada-Giléde (Ed.), Envejecimiento. Del nacer al morir (29-53). Siglo del Hombre Editores.

García, M. y Núñez, P. (2010). Nativos digitales y redes sociales. Revista Internacional de Derecho de la Comunicación y de las Nuevas Tecnologías, (3), 1-10. http://www.derecom.com/component/k2/item/127-nativos-digitales-y-redes-sociales

Giddens, A. (2014). Sociología. Alianza Editorial.

Giddens, A. y Sutton, P. (2015). Conceptos esenciales de Sociología. Alianza Editorial.

MEJOREDU. Comisión Nacional para la Mejora Continua de la Educación (2020) Experiencias de las comunidades educativas durante la contingencia sanitaria por covid-19. Educación media superior. Informe ejecutivo 2020. MEJOREDU. https://www.mejoredu.gob.mx/images/publicaciones/resumen-ejecutivo-ems.pdf

MEJOREDU Comisión Nacional para la Mejora Continua de la Educación (2021). La gestión local de la educación en el marco de la pandemia por covid-19. MEJOREDU. https://www.mejoredu.gob.mx/images/publicaciones/gestion-local-informe-ejecutivo.pdf

Mora, M. (2005). Emoción, género y vida cotidiana: apuntes para una intersección antropológica de la paternidad. Espiral, 12(34), 9-35.

Morales, J. y Varela, M. (2015). El debate en torno al concepto de competencias. Investigación en educación. Médica, 4(13), 36-41. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-50572015000100007

Piscitelli, A. (2007). Nativos Digitales. Revista Contratexto, 16, 43-56. https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/contratexto/article/view/782

Plasencia-Díaz, A. (2021). ¿Hacia una nueva realidad educativa? Complejidad, educación y poscovid. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(9), 10-13. https://doi. org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050901

Prensky, M. (2010). Nativos e inmigrantes digitales. Institución Educativa SEK. https://marcprensky.com/writing/Prensky-NATIVOS%20E%20INMIGRANTES%20DIGITALES%20(SEK).pdf

Robles, M. (2008). Ciudadanía digital, una introducción a un nuevo concepto. Editorial UOC.

Secretaría de Gobernación (21 de octubre de 2008). Acuerdo 444 por el que se establecen las competencias que constituyen el marco curricular común del Sistema Nacional de Bachillerato. Diario Oficial de la Federación. SEGOB. http://www.sep.gob.mx/work/models/sep1/Resource/7aa2c3ff-aab8-479f-ad93-db49d0a1108a/a444.pdf

SEMS Subsecretaría de Educación Media Superior (2021). Criterios académicos generales para el semestre febrero-julio 2021, para los planteles de la DGETI, CECyTES y escuelas particulares con RVOE-DGETI. SEMS-DGETI.

Sitio Oficial de Andrés Manuel López Obrador (1 de junio de 2020). Tránsito a la Nueva Normalidad mejorará economía popular y nacional, asegura presidente. AMLO. https://lopezobrador.org.mx/2020/06/01/transito-a-la-nueva-normalidad-mejorara-economia-popular-y-nacional-asegura-presidente/

UNESCO (2021). Un año de educación perturbada por la COVID-19: ¿Cómo está la situación? Portal UNESCO. https://es.unesco.org/news/ano-educacion-perturbada-covid-19-como-esta-situacion

Velázquez –Cigarroa, E. y Tello –García, E. (2021). Prospección del sistema educativo mexicano a partir de las experiencias aprendidas por el COVID-19. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(8), 145-157. doi: https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050810

Vilches, L. (2001). La migración digital. Gedisa.

Publicado

2022-06-01

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Jovens do ensino médio durante a COVID-19. ¿ Nativos digitais?. (2022). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 6(10), 183-198. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog22.04061012

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>