Políticas universitárias no século XXI: o debate em direção as políticas de estado no México
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010105Palavras-chave:
Ciência; financiamento da educação; post-grado; tecnologia; políticas universitárias; qualidade- avaliaçãoResumo
Neste artigo se expõem os resultados de um trabalho inicialmente mais amplo, ligado ao estudo das políticaspúblicas educativas no nível superior na transição do Estado pelo período de 1989-2012, agregando-se como continuidade desse estudo, referências a uma valoração de médio termo (2012 a 2016) das políticas universitárias do governo dos últimos cinco presidentes de republica, 1989-2018 no México. Baixo um enfoque de analise político do discurso das ações educativas como políticaspúblicas universitárias, os resultados do presente incluíram entrevistas a personagens chave e revisão de informes de reitores de algumas universidades do Centro Sul do país. O objetivo é conhecer as propostas de políticas governamentais e dos sujeitos e atores universitários frente às ações do governo, com a finalidade de arribar a politicas universitárias de Estado.
Downloads
Referências
ANUIES. (2009). Anuario estadístico 2009 : población escolar y personal docente en la educación media y
superior : ciclo escolar 2008-2009. México: Editorial Anuies.
ANUIES. (2010). Anuario Estadistico 2010: Poblacion Escolar y Personal Docente en la Educacion Media
Superior y Superior, Ciclo Escolar 2009-2010. México: Editorial Anuies.
De Alba, A. (1998). Currículo: crisis, mito y perspectivas, México: Miño y Dávila editores S.R.L.
Freire, P. (2005). Pedagogía de la autonomía. México: Siglo Veintiuno Editores.
González, P. (2005). La universidad necesaria en el siglo XXI. México: Ediciones Era.
Gramsci, A. (1989). Notas sobre Maquiavelo, sobre política y sobre el Estado Moderno, T.1. México: Cuadernos
de la cárcel, Juan Pablos.
Lagos, R. (15 de octubre de 2005). América Latina requiere una política con dirección social. La Jornada, México.
Latapí P. (2010). La SEP por dentro. Las políticas de la Secretaría de Educación Pública comentadas por cuatro
de sus secretarios (1992-2004).México: Fondo de Cultura Económica.
Latapí, P. (1980). Análisis de un sexenio de educación en México. México: Nueva Imagen.
Laval, C. (2004). La escuela no es una empresa: el ataque neoliberal a la enseñanza publica. Barcelona, Paidos Ibérica.
Martínez, F. (2000). Nuevos retos para la educación superior. Funciones, actores y estructuras. Serie Ensayos.
México: Anuies.
Pérez R., y Rangel, J. (2005). Ciencia, Tecnología y Proyecto Nacional. México: Unam-Anuies.
Rodríguez, R. (2000). El financiamiento de la educación básica en el marco del federalismo. Perfiles educativos, 22(87), 101-104. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982000000100007&lng=es&tlng=es
Rubio, J. (2005), Acciones de transformación de las universidades públicas mexicanas, 1994-1999. México:
Anuies. Recuperado de http//www.anuies.mx
Secretaría de Educación Pública (2001). Programa Nacional de Educación 2001 – 2006. Recuperado de
http://www.lie.upn.mx/docs/Especializacion/Planeacion/Metod_SEPE.pdf
Universidad Autónoma de Chihuahua (UACh). (2006.) Portal Institucional. Recuperado dehttp://www.uach.mx/
Universidad Autónoma de Chihuahua (UACh). (2009.) Portal Institucional. Recuperado dehttp://www.uach.mx/
Vasconi, A. (1985). La educación Burguesa. México: Nueva imagen.
Victorino, L. (2006). Políticas educativas siglo XX y perspectivas. México: Castellanos Editores.
Victorino. L., y Lechuga L. (2007). El financiamiento de la educación superior: instituciones tecnológicas y
universidades públicas. EnYzaguirre L. y Núñez L. (Comp.), Apuntes y propuesta desde la academia.
Aproximaciones a la educación en México (pp. 201-212). México: Limusa.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png" />
http://purl.org/dc/terms/" property="dct:title">Políticas universitarias en el siglo XXl: el debate hacia políticas de estado en México. por http://creativecommons.org/ns#" property="cc:attributionName">Liberío Victorino Ramirez, Aeropagita Yesyka Bustillo Gómez,Rocío Ángeles Atriano Mendieta se distribuye bajo una http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.