Fatores institucionais que constituem barreiras ao aprendizado para estudantes do ensino médio em Yucatán
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050907Palavras-chave:
prática pedagógica (Tesauros); barreiras de aprendizagem; barreiras institucionais; ensino médio superior; inclusão educativa (Palavras-chave do autor)Resumo
O objetivo desta pesquisa foi descrever, desde a perspectiva dos professores, os fatores institucionais que têm um impacto negativo no aprendizado dos alunos das Escolas Preparatórias Estaduais em Yucatán, constituindo-se como barreiras. Embora o projeto tenha sido baseado em uma metodologia mista, este artigo apresenta os resultados da fase qualitativa, baseada no desenvolvimento de grupos focais com 163
professores do primeiro ano das 12 escolas preparatórias pertencentes ao subsistema estatal, localizadas tanto em áreas rurais quanto urbanas de Yucatan, os dados coletados foram analisados com base em uma categorização aberta com o apoio de um software especializado. Entre os principais resultados, destacam-se as barreiras institucionais relacionadas ao Modelo Educativo, os aspectos pedagógicos e o trabalho dos professores, assim como os aspectos ligados ao contexto escolar, principalmente a infraestrutura e o serviço de tutoria. As conclusões apontam a responsabilidade das escolas preparatórias em prevenir e abordar os fatores que impedem o aprendizado dos alunos, como ponto de partida para a construção de ambientes que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e a igualdade de oportunidades para seus alunos. O valor agregado deste trabalho reside em seu potencial como diagnóstico para a tomada de decisões neste subsistema escolar, a fim de empreender ações de melhoria contínua em termos de qualidade educacional.
Downloads
Referências
Ainscow, M. (2007). Toward a more inclusive education. Where next for special school? En R. Cigman (ed.), Included or excluded? The challenge of the mainstream for some SEN children (pp. 128-139). London: Routledge.
Barret, P., Davies, F., Zhang, Y. y Barret, L. (2015). El impacto del diseño del aula en el aprendizaje de los alumnos: resultados finales de un análisis holístico de varios niveles. Building and Environment, 89(1), 118-133. https://www.sciencedirect.com/science/ article/pii/S0360132315000700
Booth, T. y Ainscow, M. (2015). Guía para la educación inclusiva. Desarrollando el aprendi¬zaje y la participación inclusiva. Organización de Estados Iberoamericanos, FUHEM.
CEPAL. (2002). Panorama social de América Latina 2001-2002. Organización de las Naciones Unidas. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/1213/ S026433_es.pdf?sequence=1
Corrales, A., Soto, V. y Villafañe, G. (2016). Barreras de aprendizaje para estudiantes con discapacidad en una universidad chilena. Demandas estudiantiles-desafíos ins¬titucionales. Actualidades Investigativas en Educación, 16(3), 1-29. https://www. redalyc.org/articulo.oa?id=447/44746861005
Covarrubias-Pizarro, P. (2019). Barreras para el aprendizaje y la participación: una propuesta para su clasificación. En J.A. Trujillo-Holguín, A.C. Ríos-Castillo y J.L. García-Leos (coords.), Desarrollo Profesional Docente: reflexiones de maestros en servicio en el escenario de la Nueva Escuela Mexicana (pp. 135-157), http:// ensech.edu.mx/pdf/maestria/libro4/TP04-2-05-Covarrubias.pdf
Cruz, F. y Quiñones, A. (2012). Autoestima y rendimiento académico en estudiantes de enfermería de Poza Rica, Veracruz, México. Uni-pluri/versidad, 12(1), 25-35. http:// aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/viewFile/13275/11894
Cruz, S. (2006). El rendimiento académico: Desde la práctica de la orientación educa¬tiva. Revista mexicana de orientación educativa, 4(9), 66-72. http://www.remo.ws
Echeita, G. (2006). Educación para la inclusión o educación sin exclusiones. España: Narcea.
Finkelstein, S., Sharma, U. & Furlonger, B. (2019). The inclusive practices of classroom teachers: A scoping review and thematic analysis. International Journal of Inclusive Education, 15(2), 1-28. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1572232
Garello, M. y Rinaudo, M. (2012). Rasgos del contexto para la promoción del desarrollo académico y la creatividad: estudio de diseño con estudiantes universitarios. REICE. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 10(2), 159-179. https://www.redalyc.org/pdf/551/55124596012.pdf
Heredia, Y. (2007) Factores que afectan el desempeño escolar: el caso de las escuelas primarias públicas de Nuevo León [ponencia]. Memorias del IX Congreso Nacional de Investigación Educativa. Mérida, México. http://www.ruv.itesm.mx/convenio/ catedra/recursos/material/cn_03.pdf
Ibarra, L., Fonseca, C. y Escalante, A. (2015). La tutoría en la educación media superior. Una tarea pendiente. Universidad Juárez Autónoma de Tabasco https://posgra-doeducacionuatx.org/pdf2015/B052.pdf
Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2010). Panorama Educativo de México. Indicadores del Sistema Educativo Nacional. INEE. https://www.inee.edu. mx/wp-content/uploads/2019/08/P1B117.pdf
Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2016). Evaluación de condiciones básicas para la enseñanza y el aprendizaje (ECEA). INEE http://www.inee.edu.mx/ index.php/publicaciones-micrositio
Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2019). Panorama Educativo de México 2018. Indicadores del Sistema Educativo Nacional. Educación Básica y Media Superior. INEE. https://www.inee.edu.mx/wp-content/uploads/2019/08/ P1B117.pdf
López, M. (2011). Barreras que impiden la escuela inclusiva y algunas estrategias para construir una escuela sin exclusiones. Innovación educativa, 21(1), 37-54. https:// minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/6223/pg_039056_in21_1.pdf?se-quence=1&isAllowed=y
Montes, R. (2017, 13 de marzo). Tras 58 años, cambia el Modelo Educativo. [Comunicado en prensa]. https://www.milenio.com/politica/tras-58-anos-cambia-el-modelo-educativo
Ortega, F. (2017). Principios e implicaciones del Nuevo Modelo Educativo. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, XLVII(1), 43-62. https://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=270/27050422003
Paredes, R. y Paredes, V. (2009). Chile: Rendimiento académico y gestión de la edu¬cación en un contexto de rigidez laboral. Revista CEPAL, (99), 119-130. https:// repositorio.cepal.org/handle/11362/11333
Rivera, N. (2011). Los factores urbanos y el rendimiento académico. Universidad Autó¬noma de Nuevo León.
Romo, A. (Coord.). (2010). Sistemas de acompañamiento en el nivel medio superior. Modelo para su construcción. ANUIES.
Ruíz-Ramírez, R., García Cué, J. y Pérez-Olvera, M. (2014). Causas y consecuencias de la deserción escolar en el bachillerato: caso Universidad Autónoma de Sinaloa. Ra Ximhai, 10(5), 51-74. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=46132134004
San Martín-Ulloa, C., Rogers, P, Troncoso, C. y Rojas, R.. (2020). Camino a la Educación Inclusiva: Barreras y Facilitadores para las Culturas, Políticas y Prácticas desde la Voz Docente. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 14(2), 191-211. https://dx.doi.org/10.4067/s0718-73782020000200191
Secretaría de Educación Pública (SEP, 2010). Programa Escuelas de Calidad. Guía para facilitar la inclusión de alumnas y alumnos con discapacidad en escuelas que participan en el PEC. Secretaría de Educación Pública.
Secretaría de Educación Pública (SEP, 2018). Estrategia de equidad e inclusión en la educación básica para alumnos con discapacidad, aptitudes sobresalientes y difi¬cultades severas de aprendizaje, conducta o comunicación. México: Secretaría de Educación Pública
Tejedor, F. y García, A. (2007). Causas del bajo rendimiento del estudiante universitario (en opinión de profesores y alumnos). Propuestas de mejora en el marco del EEES. Revista de Educación, 342, 443-473. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?co¬digo=2254218
Torres, L. y Rodríguez, N. (2006). Rendimiento académico y contexto familiar en estu¬diantes universitarios. Enseñanza e investigación en Psicología, 11(02), 255-270. https://www.redalyc.org/pdf/292/29211204.pdf
Vázquez, S., Noriega, M. y García, S. (2013). Relaciones entre rendimiento académico, competencia espacial, estilos de aprendizaje y deserción. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 15(1), 30-44. http://redie.uabc.mx/vol15no1/conteni¬do-vazqueznoriega.html
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.