Experiências de professores avaliadores certificados no México. Reflexões sobre a avaliação do desempenho docente.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050908

Palavras-chave:

Desempenho docente; avaliação; reforma da educação (Tesauros); avaliadores certificados; experiências docentes (Palavras-chave do autor).

Resumo

Desde 2013, o México empreendeu uma grande reforma educativa na qual a ênfase foi colocada na melhoria da qualidade educacional através de processos de avaliação de professores, o que regularia a entrada, promoção, reconhecimento e permanência no ensino fundamental e ensino médio. O objetivo deste artigo é refletir sobre as experiências de alguns professores do ensino fundamental e médio que atuaram
como avaliadores dentro do processo implementado pelas instituições responsáveis pela avaliação da qualidade educacional em nosso país, tendo cumprido os requisitos para a certificação na avaliação do desempenho docente. Trata-se de coletar aquelas experiências que dão conta de uma das reformas educativas que foi realizada em 2013 e que foi eliminada com a reforma do terceiro artigo constitucional em 2019. Para este fim, foram realizadas entrevistas profundas com 10 professores avaliadores dos
estados de Chiapas, Yucatán, Coahuila e Veracruz. Estas experiências servem como base para apresentar propostas para orientar os processos de avaliação docente, em base às vantagens e desvantagens observadas pelos docentes avaliadores, que também estavam em serviço e estiveram em meio de um dos processos mais controversos no campo da educação no México. Alguns aspectos analisados giram em torno de questões tais como: motivações, coordenação entre autoridades, ética na avaliação de seus pares e o aprendizado alcançado no processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Alliaud, A. (2004). La experiencia escolar de maestros inexpertos. Biografías, trayec¬torias y práctica profesional. Revista Iberoamericana de Educación, 34(1), 1-11. https://doi.org/10.35362/rie3412888

Arias-Cardona, A. y Alvarado-Salgado, S. (2015). Investigación narrativa: apuesta metodológica para la construcción social de conocimientos científicos. CES Psi¬cología, 8(2), 171-181

Congreso General de los Estados Unidos Mexicanos (febrero 23, 2013a). Decreto por el que se reforman los artículos 3o. en sus fracciones III, VII y VIII; y 73, fracción XXV, y se adiciona un párrafo tercero, un inciso d) al párrafo segundo de la fracción II y una fracción IX al artículo 3o. de la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. Diario Oficial de la Federación. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle. php?codigo=5288919&fecha=26/02/2013

Congreso General de los Estados Unidos Mexicanos. (septiembre 11, 2013b). Decreto por el que se expide la Ley del Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. Diario oficial de la Federación http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/abro/ linee/LINEE_orig_11sep13.pdf

Congreso General de los Estados Unidos Mexicanos. (septiembre 11, 2013c). Por el que se expide la Ley General del Servicio Profesional Docente. Diario oficial de la Federación. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5313843&fecha=11/09/2013

Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2018). Convocatoria para la certificación de evaluadores del desempeño en Educación Básica y Media Superior. Diario oficial de la Federación. http://www.inee.edu.mx/images/stories/2014/ Normateca/CONVOCATORIA_CERTIFICACION_EVALUADORES.pdf

Edwards, V. (1992). Hacia la construcción del perfeccionamiento docente. En J. Assael y S. Soto (coords), Como aprende y como enseña el docente. Un debate sobre el perfeccionamiento docente. (pp.11-18). Programa Interdisciplinario de Investiga¬ciones en Educación (PIIE) y el Instituto de Cooperación Iberoamericana (ICI) PIIE http://biblioteca.clacso.edu.ar/Chile/piie/20170823052546/pdf_562.pdf

Fernández, R. (2001). La entrevista en la investigación cualitativa. Revista Pensamiento Actual, 2(3), 14-21. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/pensamiento-actual/article/ view/8017/11775

Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2006). Plan Maestro de Desarrollo 2007- 2014. INEE.

Manzi, J. (2015). A diez años de la práctica de la evaluación docente chilena: análisis e implicaciones futuras. En G. Guevara, M. Meléndez, F. Ramón, H. Sánchez. y F. Tirado, (eds.), La evaluación docente en el mundo (pp. 76-98). FCE

Navarro, A. (2013). La coordinación intergubernamental en las políticas de superación de la pobreza urbana en México. El caso del Programa Hábitat. MC editores

Ricoeur, P. (2006). La vida. Un relato en busca de narrado. Ágora, 25(2), 9-22

Schmelkes, S. (2015). Desempeño docente: estado de la cuestión. En G. Guevara, M. Meléndez, F. Ramón, H. Sánchez, y F. Tirado (eds.), (pp. 96-115). La evaluación docente en México. FCE.

Van Manen, M. (2003). Investigación educativa y experiencia vivida. Barcelona: Idea Books.

Publicado

2021-10-07

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Experiências de professores avaliadores certificados no México. Reflexões sobre a avaliação do desempenho docente. (2021). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 5(9), 100-115. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050908

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>