A educação para a paz e os direitos humanos: um olhar desde a Cuba
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog17.09010106Palavras-chave:
Educação para a paz; direitos humanos; pedagogia; violência ; prevençãoResumo
Educar para a paz e os direitos humanos deve propiciar de forma consciente a crítica e eliminação do autoritarismo da escola tradicional, o desenvolvimento de um processo pedagógico que favoreça a participação, o diálogo, o vínculo da teoria com a pratica, o resgate da sabedoria popular, e a assunção da diversidade humana com a finalidade de formar uma cidadania que manifeste uma atitude uma atitude de verdadeira participação social, com ações concretas que contribuíam ao bem-estar de seus compatriotas. Para isso, se requer da atenção permanente das ciências sociais, e, em particular, das ciências da educação, para incidir e influir sobre o contexto, a consciência social e os sujeitos, a partir da sua participação nos processos de transformação sobre os quais refletem, devido a que a educação para a Paz e os Direitos Humanos (EPDH) constitui uma via para a prevenção da violência, o desenvolvimento da educação, a ciência e a cultura sobre a base da solidariedade humana. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os aspectos necessários para a compreensão da EPDH desde a perspectiva educativa e as condições atuais da Cuba. Para o objetivo proposto se requereu a utilização de métodos de investigação científica (analises documental, analises-síntese, indutivo- dedutivo), que possibilitaram sustentar as reflexões aportadas cujos resultados alcançados se declaram desde o ponto de vista teórico-metodológico toda vez, que se oferecem aspectos de interesse que possibilitam humanizar y democratizar o processo pedagógico, assim como aperfeiçoar a prática educativa.
Downloads
Referências
Acosta, T. (2002). Maltrato Infantil.La Habana, Cuba: Editorial Científico-Técnica.
Artiles, L. (1998). Violencia y sexualidad. La Habana, Cuba:Editorial Científico-Técnica.
Cartaya, C. (1998). El legado del Padre Varela. Obra Nacional de la Buena Prensa.México: AC.
Cruz,T., y Acosta, P. (2005). La Educación cubana, su papel en la formación y desarrollo de una cultura de paz. Curso pre evento Pedagogía 2005, IPLAC, La Habana, Cuba. Recuperado de http://biblioteca.uniss.edu.cu/sites/default/files/CD/pedagogia/cursos/pdfp2005/Curso61.pdf
Corsi, J. (1995). Violencia familiar: una mirada interdisciplinaria sobre un grave problema social. Buenos Aires: Paidós.
Díaz,T., Durán G., Chávez N., Valdés J., Gazmuri N., y Padrón D.(2006). Violencia intrafamiliar en Cuba. Aproximaciones a su caracterización y recomendaciones a la política social. Recuperado de http://www.cips.cu/wp-content/uploads/2013/02/3-Familia.pdf
García L, (2001). Estrategia participativa desde la comunidad educativa dirigida a eliminar manifestaciones de violencia en adolescentes.(Tesis doctoral). La Habana, Cuba: Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona.
García, L., y Rodney, Y. (2007). Aproximaciones teóricas para una conceptualización de la violencia en Educación para la paz y los derechos humanos en Cuba socialista. Selección de lecturas. La Habana, Cuba.
Hernández,O., y Vega, J. (1995). Historia de la educación latinoamericana. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo.
Infante, L., Cuenca, M., y Rivero R. (2005).La educación en la diversidad para una enseñanza desarrolladora.Curso pre evento Pedagogía 2005, IPLAC, La Habana, Cuba. Recuperado de http://biblioteca.uniss.edu.cu/sites/default/files/CD/pedagogia/cursos/pdfp2005/Curso30.pdf
Lauder, M., y Uries, R. (1996). La violencia en Venezuela.En Memorias VII Congreso Latinoamericano de Sexología y Educación sexual, I Congreso Cubano de Educación, Orientación y Terapia Sexual. La Habana, Cuba: Editorial Científico-Técnica.
Martí, J. (1975). Obras Completas.Tomo 3. La Habana, Cuba: Editorial Ciencias Sociales.
Martí, J. (1975). Obras Completas.Tomo 22. Editorial Ciencias Sociales: La Habana, Cuba.
Organización Panamericana de la Salud. (2002). Informe Mundial sobre la violencia y la salud. Recuperado de http://www.who.int/violence_injury_prevention/violence/world_report/es/summary_es.pdf.
Ortega,R., y Mora, J. (2000). Violencia Escolar Mito o realidad. Sevilla, España: Editorial Mergablum.
Partido Comunista de Cuba - PCC (2016). Conceptualización del modelo económico y social cubano de desarrollo socialista. Plan nacional de desarrollo económico y social hasta 2030: Propuesta de visión de la nación, ejes y sectores estratégicos. Recuperado de http://www.pcc.cu/pdf/congresos_asambleas/vii_congreso/conceptualizacion.pdf
Rodney, Y. (2001). La preparación del profesorado en la prevención de la violencia (Tesina de Diplomado de Pedagogía de la Sexualidad). Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, La Habana, Cuba.
Rodney, Y. (2005). Programa de preparación del profesorado en la prevención de la violencia escolar. (Tesis presentada en opción al grado académico de Master en Educación). Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, La Habana, Cuba.
Rodney, Y. (2010). La preparación del profesorado en la prevención de la violencia escolar(Tesis doctoral). Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, La Habana, Cuba.
Rojo, G. (1999). Educación y psicología para la Paz. Revista Temas(18), 39-43.
Trianes,M. (2000). La violencia en contextos escolares.Málaga, España: Ediciones Aljibe.
Tuvilla, R. (2009). La educación en derechos humanos en España.Cataluña, España: Amnistia Internacional España: AI Catalunya Grup d’educació. Recuperado de http://www.amnistiacatalunya.org/edu/2/edu/index.html
Varona, E. (1992). Mirando hacia delante en trabajos sobre educación y enseñanza. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.
Viciedo, D. (2005). Educación para la paz y los derechos humanos en Cuba. Movimiento Cubano por la Paz y la Soberanía de los Pueblos. La Habana, Cuba.
Viciedo, D. (2007). Educación para la paz y los derechos humanos en Cuba socialista. La Habana, Cuba: Sociedad económica de amigos del país
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png" />
http://purl.org/dc/terms/" property="dct:title">La educación para la paz y los derechos humanos: una mirada desde Cuba por http://creativecommons.org/ns#" property="cc:attributionName">Yoanka Rodrìguez,Nereyda Cruz Tejas se distribuye bajo una http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.