Treinamento corporal: fatores associados à pedagogia teatral para o desenvolvimento da criatividade motora
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050804Palavras-chave:
Criatividade; treinamento; habilidades motoras; pedagogia; teatroResumo
Este documento relata sobre o processo de pesquisa que buscou identificar os fatores do treinamento corporal associados à pedagogia teatral, que influenciaram no desenvolvimento da criatividade motora para a dramaturgia da encenação do Monólogo Marranadas, do dramaturgo procedente da cidade de Cali, Víctor Hugo Enriquez Lenis. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem metodológica qualitativa e com o desenho de Método Comparativo Constante (MCC); a população foi o Bacharelado em Arte Teatral de Belas Artes, Cali, Colômbia, entre 2006 e 2012; A amostra foi constituída por dez (10) programas analíticos de aulas práticas, os quais foram revisados documentalmente com o instrumento grade de repertório de análise de elaboração própria, e cinco (5) professores de treinamento corporal aos quais foi aplicado o instrumento de entrevista estruturada com questões abertas. A análise das informações permitiu identificar que os fatores do treinamento corporal associados à pedagogia teatral que influenciaram no desenvolvimento da criatividade motora da aluna Luz Elena Muñoz Salazar foram: a contextualização, a diversidade na programação e a criatividade controlada.
Downloads
Referências
Aranda Muñoz, E., Marín Ibáñez, R. y De la Torre De la Torre, S. (1991). Manual de la creatividad: Aplicaciones educativas. Ediciones Vicens-Vives.
Araque Osorio, C. (2009). El entrenamiento como base para la formación actoral. Calle 14, 3(3), 114-121. https://doi.org/10.14483/21450706.1220
Arce Cabrera, Á. M. (2000). Pedagogía teatral: Los elementos del saber pedagógico en la didáctica de los lenguajes corporales. Pontificia Universidad Javeriana.
Ariza Fusting, N. F. (2010-2). Programa analítico, clase entrenamiento corporal VII, Semestre: VII . Instituto Departamental de Bellas Artes Cali.
Barba, E. y Savarese, N. (1988). Anatomía del actor: Diccionario de antropología teatral. Grupo Editorial Gaceta.
Brennan, M. A. (1982). Dance creativity test and the structure of intellect model. Journal of creative Behaviour, 185-190.
Cardona, P. (1989). Los principios de la pre-expresividad según la antropología teatral. Universidad Veracruzana, (21), 26-29. https://cdigital.uv.mx/bitstream/handle/123456789/3806/198921P26.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Castro, L. S. y Grajales, V. H. (2002). Estructura de entrenamiento corporal para el montaje: No tienes que hablar con nadie. Bellas Artes.
Cenizo Benjumea, J. M. y Fernández Truan , J. C. (2004). El desarrollo de la creatividad motriz como necesidad educativa. Escuela Abierta: Revista de Investigación Educativa, (7), 97-136. https://ea.ceuandalucia.es/index.php/EA/article/view/163/137
Chejov, M. (2006). Lecciones para el actor profesional: A partir de una recopilación de apuntes transcritos y ordenados por Deirdre Hurst du Prey. Alba Editorial.
De la Torre, S. (1997). Creatividad y formación: Identificación, diseño y evaluación. Trillas.
De la Torre, S. (2003). Dialogando con la creatividad: De la identificación a la creatividad paradójica. Octaedro.
Garaigordobil Landazabal, M. y Pérez Fernández, J. I. (2004). Un estudio de las relaciones entre distintos ambitos creativos. Nueva época, 8(15), 67-78. http://educacionyciencia.org/index.php/educacionyciencia/article/view/216/pdf
Garre, S. (2008). El cuerpo como punto de partida del actor. En S. Garre , e I. Pascual, Cuerpos en escena (pp. 27-37). Editorial Fundamentos.
Grotowski, J. (1992). Hacia un teatro pobre. Siglo XXI Editores. https://monoskop.org/images/5/5f/Grotowski_Jerzy_Hacia_un_teatro_pobre_1992.pdf
Gutiérrez Tabares, J., Giron Herrera, M. R. y Henao Rodas, M. V. (2011). La danza contemporánea en la experiencia del montaje teatral Ofelia o Madre Muerta de Marco Antonio de la Parra. Bellas Artes.
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. D. (2014). Metodología de la investigación. McGRAW-HILL / Interamericana Editores. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf
Lara, E. (2009). La danza en la formación del actor. En S. Garre, & I. Pascual, Cuerpos en escena (pp. 135-143). Fundamentos .
López Teajada, A. (2005). La creatividad en las actividades motrices. Apuntes, Educaciòn Fìsica y Deportes, (79), 20-28. http://www.raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/viewFile/300977/390423
Maestu, J., Rey, C. y Trigo, E. (1996). Estudio de la vivenciación rememorada de sesiones de motricidad creativa y no creativa y sesiones de creatividad no motriz. INEFG. Universidad a Coruña.
Martínez Silva, A. (2003). El actor y la voz. Papel Escena (3). 31-35.
Moreno Bonilla, M. D. (2009). Evaluar la creatividad motriz en danza clásica. Conservatorio Superior de Danza de Málaga, 4(5), 88-94. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2955331.pdf
Muñoz Salazar, L. (2012). El entrenamiento corporal como espacio que desarrolla la creatividad motricia para la dramaturgia de la puesta en escena. Bellas Artes. https://sites.google.com/bellasartes.edu.co/repositoriofacultadartesescnic/p%C3%A1gina-principal/trabajos-de-grado
Pérez Fernández, J. I. (2000). Evaluacion de los efectos de un programa de educación artística en la creatividad y otras variables del desarrollo infantil. Editorial de la Universidad del Pais Vasco. http://www.sc.ehu.es/ptwpefej/publicaciones/Tesis_Doctoral.pdf
Reyes, J. (2012). Tejedores de sentido. La Tadeo, (77), 35-39. https://revistas.utadeo.edu.co/index.php/RLT/article/view/314/313
Schinca, M. (1989). Psicomotricidad, ritmo y expresión corporal (ejercicios prácticos). Editorial Escuela Española, S. A.
Simonton, D. K. (2019). Teaching Creativity: Current Findings,Trends, and Controversies in the Psychology of Creativity. Teaching of Psychology, 39(3), 217-222. https://www.researchgate.net/publication/275573692_Teaching_Creativity
Torrents Martín, C., Hristovski, R. & Balagué i Serre, N. (2013). Creativity and dance skills emergency. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (24), 129-134. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4482511.pdf
Torrents, C., Casals, M. y Castañer, M. (2015). Concepción de la creatividad motriz entre profesores de artes escénicas. Revista de Psicología del Deporte, 24(2), 249-257. http://www.rpd-online.com/article/view/v24-n2-torrents-casals-castaner/Torrents_Casals_Castaner
Varley, J. (2007). Piedras de agua: Cuaderno de una actriz del Odín Teatret. Editorial San Marcos.
Villegas Pacheco, J. (2012). Nueva Contribución a la Crítica de la Educación. Palibro.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.