Treinamento corporal: fatores associados à pedagogia teatral para o desenvolvimento da criatividade motora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050804

Palavras-chave:

Criatividade; treinamento; habilidades motoras; pedagogia; teatro

Resumo

Este documento relata sobre o processo de pesquisa que buscou identificar os fatores do treinamento corporal associados à pedagogia teatral, que influenciaram no desenvolvimento da criatividade motora para a dramaturgia da encenação do Monólogo Marranadas, do dramaturgo procedente da cidade de Cali, Víctor Hugo Enriquez Lenis. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem metodológica qualitativa e com o desenho de  Método Comparativo Constante (MCC); a população foi o Bacharelado  em Arte Teatral de Belas Artes, Cali, Colômbia, entre 2006 e 2012; A amostra foi constituída por dez (10) programas analíticos de aulas práticas, os quais foram revisados documentalmente com o instrumento grade de repertório de análise de elaboração própria, e cinco (5) professores de  treinamento corporal aos quais foi aplicado o instrumento de entrevista estruturada com questões abertas. A análise das informações permitiu identificar que os fatores do treinamento corporal associados à pedagogia teatral que influenciaram no desenvolvimento da criatividade motora da aluna Luz Elena Muñoz Salazar foram: a contextualização, a diversidade na programação e a criatividade controlada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luz Elena Muñoz -Salazar, Bellas Artes, Institución Universitaria del Valle, Colombia

     

     

Referências

Aranda Muñoz, E., Marín Ibáñez, R. y De la Torre De la Torre, S. (1991). Manual de la creatividad: Aplicaciones educativas. Ediciones Vicens-Vives.

Araque Osorio, C. (2009). El entrenamiento como base para la formación actoral. Calle 14, 3(3), 114-121. https://doi.org/10.14483/21450706.1220

Arce Cabrera, Á. M. (2000). Pedagogía teatral: Los elementos del saber pedagógico en la didáctica de los lenguajes corporales. Pontificia Universidad Javeriana.

Ariza Fusting, N. F. (2010-2). Programa analítico, clase entrenamiento corporal VII, Semestre: VII . Instituto Departamental de Bellas Artes Cali.

Barba, E. y Savarese, N. (1988). Anatomía del actor: Diccionario de antropología teatral. Grupo Editorial Gaceta.

Brennan, M. A. (1982). Dance creativity test and the structure of intellect model. Journal of creative Behaviour, 185-190.

Cardona, P. (1989). Los principios de la pre-expresividad según la antropología teatral. Universidad Veracruzana, (21), 26-29. https://cdigital.uv.mx/bitstream/handle/123456789/3806/198921P26.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Castro, L. S. y Grajales, V. H. (2002). Estructura de entrenamiento corporal para el montaje: No tienes que hablar con nadie. Bellas Artes.

Cenizo Benjumea, J. M. y Fernández Truan , J. C. (2004). El desarrollo de la creatividad motriz como necesidad educativa. Escuela Abierta: Revista de Investigación Educativa, (7), 97-136. https://ea.ceuandalucia.es/index.php/EA/article/view/163/137

Chejov, M. (2006). Lecciones para el actor profesional: A partir de una recopilación de apuntes transcritos y ordenados por Deirdre Hurst du Prey. Alba Editorial.

De la Torre, S. (1997). Creatividad y formación: Identificación, diseño y evaluación. Trillas.

De la Torre, S. (2003). Dialogando con la creatividad: De la identificación a la creatividad paradójica. Octaedro.

Garaigordobil Landazabal, M. y Pérez Fernández, J. I. (2004). Un estudio de las relaciones entre distintos ambitos creativos. Nueva época, 8(15), 67-78. http://educacionyciencia.org/index.php/educacionyciencia/article/view/216/pdf

Garre, S. (2008). El cuerpo como punto de partida del actor. En S. Garre , e I. Pascual, Cuerpos en escena (pp. 27-37). Editorial Fundamentos.

Grotowski, J. (1992). Hacia un teatro pobre. Siglo XXI Editores. https://monoskop.org/images/5/5f/Grotowski_Jerzy_Hacia_un_teatro_pobre_1992.pdf

Gutiérrez Tabares, J., Giron Herrera, M. R. y Henao Rodas, M. V. (2011). La danza contemporánea en la experiencia del montaje teatral Ofelia o Madre Muerta de Marco Antonio de la Parra. Bellas Artes.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, M. D. (2014). Metodología de la investigación. McGRAW-HILL / Interamericana Editores. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf

Lara, E. (2009). La danza en la formación del actor. En S. Garre, & I. Pascual, Cuerpos en escena (pp. 135-143). Fundamentos .

López Teajada, A. (2005). La creatividad en las actividades motrices. Apuntes, Educaciòn Fìsica y Deportes, (79), 20-28. http://www.raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/viewFile/300977/390423

Maestu, J., Rey, C. y Trigo, E. (1996). Estudio de la vivenciación rememorada de sesiones de motricidad creativa y no creativa y sesiones de creatividad no motriz. INEFG. Universidad a Coruña.

Martínez Silva, A. (2003). El actor y la voz. Papel Escena (3). 31-35.

Moreno Bonilla, M. D. (2009). Evaluar la creatividad motriz en danza clásica. Conservatorio Superior de Danza de Málaga, 4(5), 88-94. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2955331.pdf

Muñoz Salazar, L. (2012). El entrenamiento corporal como espacio que desarrolla la creatividad motricia para la dramaturgia de la puesta en escena. Bellas Artes. https://sites.google.com/bellasartes.edu.co/repositoriofacultadartesescnic/p%C3%A1gina-principal/trabajos-de-grado

Pérez Fernández, J. I. (2000). Evaluacion de los efectos de un programa de educación artística en la creatividad y otras variables del desarrollo infantil. Editorial de la Universidad del Pais Vasco. http://www.sc.ehu.es/ptwpefej/publicaciones/Tesis_Doctoral.pdf

Reyes, J. (2012). Tejedores de sentido. La Tadeo, (77), 35-39. https://revistas.utadeo.edu.co/index.php/RLT/article/view/314/313

Schinca, M. (1989). Psicomotricidad, ritmo y expresión corporal (ejercicios prácticos). Editorial Escuela Española, S. A.

Simonton, D. K. (2019). Teaching Creativity: Current Findings,Trends, and Controversies in the Psychology of Creativity. Teaching of Psychology, 39(3), 217-222. https://www.researchgate.net/publication/275573692_Teaching_Creativity

Torrents Martín, C., Hristovski, R. & Balagué i Serre, N. (2013). Creativity and dance skills emergency. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (24), 129-134. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4482511.pdf

Torrents, C., Casals, M. y Castañer, M. (2015). Concepción de la creatividad motriz entre profesores de artes escénicas. Revista de Psicología del Deporte, 24(2), 249-257. http://www.rpd-online.com/article/view/v24-n2-torrents-casals-castaner/Torrents_Casals_Castaner

Varley, J. (2007). Piedras de agua: Cuaderno de una actriz del Odín Teatret. Editorial San Marcos.

Villegas Pacheco, J. (2012). Nueva Contribución a la Crítica de la Educación. Palibro.

Publicado

2021-04-27

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Treinamento corporal: fatores associados à pedagogia teatral para o desenvolvimento da criatividade motora. (2021). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 5(8), 44-61. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.04050804

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>