A avaliação de professores no México: O caso do ensino médio

Autores

  • Andrés Lozano Medina Universidad Pedagógica Nacional México

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040706

Palavras-chave:

Professores; avaliação; política educativa (Tesauros); Ensino médio (palavras-chave do autor).

Resumo

A partir da criação do Serviço Profissional Docente (SPD) em 2013, à avaliação que é aplicada aos docentes de ensino fundamental e ensino médio foram agregados a mais três momentos laborais referentes ao ingresso, permanência e promoção de professores e diretivos, nesse sentido, o objetivo deste documento é apresentar avanços na sistematização dos resultados obtidos por professores do ensino médio por meio das diversas avaliações realizadas pela referida instância; o anterior, com base na revisão documental de diversas fontes para o tratamento da informação e sua avaliação. Os resultados encontrados referem que a profissionalização docente nos três espaços laborais em que é realizado apresenta sérias limitações ao que foi alcançado, considerando as diferentes avaliações; Com isso, é possível determinar que os resultados dessas avaliações não foram capazes de estabelecer indicadores que garantam que a melhoria da qualidade educacional, oferecida no ensino médio no México, seja possível nos termos indicados pela política educativa vigente porque o os professores não superaram os indicadores solicitados pelo SPD

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Auditoria Superior de la Federación. (s/f). Formación de docentes de la Educación Media Superior. México.

Diario Oficial de la Federación. (30 de septiembre de 2019). Ley General del Sistema para la carrera de las maestras y los maestros. México; México. Recuperado el 15 de noviembre de 2019

DOF. (2013). DECRETO por el que se crea la Coordinación Nacional del Servicio Profesional Docente. México: DOF.

Gaceta Parlamentaria. (18 de julio de 2019). Iniciativa con Proyecto de Decreto de la Ley Genaral de Educación. México; México.

Guzmán M.; F.; Díaz O.; G.y Soto M.; G.B. (2017). El desarrollo de la planta docente propuesto por la RIEMS. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos; XLVIII(2); 137-164. Recuperado el 12 de noviembre de 2019

INEE. (2015). Política nacional de evaluación de la educación. Mx: INEE.

INEE. (2018). La educación obligatoria en México. Informe 2018. México: INEE.

Leyva B. Y. y Guerra G.; M. (Septiembre-diciembre de 2015). Evaluación del desempeño docente. RED Revista de evaluación para docentes y directivos(2); 39-55.

Martínez R. S. I. y Lavín G. J.L. (2017). Aproximación al concepto de desempeño docente; una revisión conceptual sobre su delimitación. Ponencia de XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa (págs. 1-11). San Luis Potosí; México: COMIE.

SEP. (29 de Octubre de 2008). Acuerdo 447 por el cual se establecen las competencias docentes. Diario Oficial. México.

SEP. (2014). 2° Informe de gobierno. México: SEP.

SEP. (2015 a). Etapas; aspectos; métodos e instrumentos. Proceso de la evaluación al desempeño docente. EMS. México: Coordinación Nacional del Servicio Profesional Docente.

SEP. (23 de febrero de 2015 b). Sistema Nacional del Servicio Profesional Docente. Recuperado el 11 de junio de 2019; de http://servicioprofesionaldocente.sep.gob.mx/portal-docente-2014-2018/ba_e/ingreso/criterios_basicos/

Servicio Profesional Docente. (5 de febrero de 2019). Sistema Nacional de registro. Obtenido de Criterios básicos para calificar a los sustentantes: servicioprofesionaldocente.sep.gob;mx/portal-docente-2014-2018/ms/ingreso_2018/criterior_basicos/

Tuirán; R-. (2018). Avances en la educación media superior; 2012-2017. México: SEP.

Zorrilla; A.; J.F. (2012). La secretaria de Educación pública y la conformación histórica de un sistema nacional de educación media superior. En M. M. Espinosa; La educación media superior en México. Balance y perspectivas. (págs. 17-129). México: SEP-FCE.

Publicado

2020-11-16

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

A avaliação de professores no México: O caso do ensino médio. (2020). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 4(7), 67-77. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog20.11040706

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>