Sociedade do conhecimento, revolução educacional e transformações dos paradigmas do modelo educativo
DOI:
https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog18.09020308Palavras-chave:
Estratégias educacionais; prática pedagógica; novo modelo educacional; sociedade do conhecimento; tecnologias da informação e comunicaçõesResumo
A sociedade do conhecimento tem envolvido a transformação das dinâmicas sociais em todas as ordens da ação humana; nestas, o eixo fundamental das mudanças centrou-se na forma como é concebida a educação e suas necessidades em um mundo globalizado e interligado pelas tecnologias da informação e das comunicações (TIC). Assim, o artigo reflete sobre as mudanças dos paradigmas que a incorporação das TIC tem introduzido no processo educacional, os papéis de seus atores, as necessidades de formação dos sujeitos, as estratégias pedagógicas e a prática pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores. A pesquisa foi de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, que se baseia em processos indutivos e gera uma perspectiva teórica do particular ao geral; apresenta o ponto de vista dos participantes com relação as suas emoções, experiências e sentimentos relacionados ao uso das TIC na sala de aula. Para a coleta de informações, foi realizada uma revisão bibliográfica, foram aplicados questionários semiestruturados aos alunos, professores e professores em formação dos ciclos I e II de uma Escola Distrital e da Corporação Universitária os Libertadores de Bogotá, foram revisados os diários de campo das práticas dos professores em formação. Nessa perspectiva, a análise propõe compreender uma realidade com argumentos teóricos que tentam explicar a importância dos professores em formação de conhecer e se apropriar de ferramentas tecnológicas e de linguagem técnica em seu trabalho pedagógico.
Downloads
Referências
Area, M. (octubre, 2007). Algunos principios para el desarrollo de buenas prácticas pedagógicas con las TIC en el aula. Comunicación y Pedagogía: Nuevas Tecnologías y Recursos Didácticos, 222, 42-47.
Boix, R. (1995). Estrategias y recursos didacticos en la escuela rural. Barcelona: Graó de Serveis Pedagògics. Recuperado de https://books.google.com.co/books?id=m0YBPSeCToIC&printsec=frontcover&dq=estrategias+y+recursos+didactica+en+la+escuela+rural+1995&hl=es&sa=X&ved=0ahUKEwjNm6Hf5NLWAhWJ5SYKHbb7BTUQ6AEIJDAA#v=onepage&q=estrategias y recursos didactica en la escu
Cabrero, J. (2003). Las nuevas tecnologías aplicadas a los procesos de orientación educativa. En B. Bermejo & J. Rodríguez (Coords.), La orientación educativa y la acción tutorial en enseñanza secundaria (pp. 7-27) Sevilla: GID.
Congreso de la República. (2009, 29 de julio). Ley 1341. Por la cual se definen principios y conceptos sobre la sociedad de la información y la organización de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones -TIC-, se crea la Agencia Nacional del Espectro y se dictan otras disposiciones. Recuperado de http://www.mintic.gov.co/portal/604/w3-article-3707.html.
Congreso de la República. (1994, 8 de febrero). Ley 115. Por la cual se expide la ley general de educación. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.
Departamento Nacional de Planeación. (2008, 23 de junio). Consejo Nacional de Política Económica y Social (CONPES) 3527. Politica Nacional de Competitividad y Productividad. Recuperado de http://www.cenired.org.co/images/PDF/CONPES_3527_230608.pdf
Coll, C. (2009). Aprender y enseñar con las TIC: expectativas, realidad y potencialidades. En R. Carneiro, J. Toscano & T. Díaz (Coords.), Los desafíos de las TIC para el cambio educativo (pp. 113-126). Barcelona, España: Fundación Santillana.
Coll, C., Mauri, T. & Onrubia. (octubre, 2007). Tecnología y prácticas pedagógicas: las TIC como instrumentos de mediación de la actividad conjunta de profesores y estudiantes. Anuario de Psicología, 38(3), 377-400. Recuperado de http://revistes.ub.edu/index.php/Anuario-psicologia/article/viewFile/8407/10382
García, F. & Ruiz, M. (2013). Las TIC en la escuela. Teoría y práctica. España: Editorial Club Universitario.
González, M. & Lucumi, P. (enero-junio, 2015). El ambiente digital en la comunicación, la actitud y las estrategias pedagógicas utilizadas por docentes. TED: Tecné, Episteme y Didaxis, 37, 109–129. Recuperado de http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3255
Harasim, L., Hiltz, S., Teles, L. & Turoff, M. (1997). Learning networks: A field guide to teaching and learning online. Cambridge, MA: MIT Press.
Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2003). Metodología de la Investigación. México: McGraw-Hill.
Hernández, S. (octubre, 2008). El modelo constructivista con las nuevas tecnologías: aplicado en el proceso de aprendizaje. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 5(2), 26-35. Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/RUSC/article/viewFile/253968/340755
Hoenhyan, M. (septiembre-diciembre, 2002). Educar para la sociedad de la información y de la comunicación: una perspectiva latinoamericana. Revista Iberoamericana de educación, 30, 187-217. Recuperado de wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/09/Hopenhayn-Educacipon-y-conocimiento-30.pdf
Joyanes, L. (1997). Cibersociedad: los retos sociales ante un nuevo mundo digital. Madrid: McGraw-Hill.
Karsenti, T. & Lira, M. (enero, 2011). ¿Están listos los futuros profesores para integrar las TIC en el contexto escolar? El caso de los profesores en Quebec, Canadá. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 13(1). Recuperado de https://redie.uabc.mx/redie/article/view/271
Köppel, A.; Suchodolski, M. & Zappalá, D. (2011). Inclusión de TIC en escuelas para alumnos con discapacidad visual. Buenos Aires: Ministerio de Eduación de la Nación. Recuperado de http://escritorioeducacionespecial.educ.ar/datos/recursos/pdf/m-visuales-1-48.pdf
Lepe, N. (2006). Incorporación de tecnologías de información y comunicación (TIC) en la praxis pedagógica en una escuela básica rural. (Tesis de maestría). Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile.
Lucas-Marín, A. (2000). La nueva sociedad de la información, una perspectiva desde Silicon Valley. Madrid: Trotta.
Ministerio de Comunicaciones. (Marzo, 2008). Plan Nacional de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Recuperado de http://eduteka.icesi.edu.co/pdfdir/ColombiaPlanNacionalTIC.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (s.f.). La práctica pedagógica como escenario se aprendizaje. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-357388_recurso_1.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (2008). Ser competente en tecnología: ¡una necesidad para el desarrollo! Orientaciones generales para la educación en tecnología. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-160915_archivo_pdf.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (2013). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-339097_archivo_pdf_competencias_tic.pdf
Organización de las Naciones Unidad para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2005). Hacía las sociedades del conocimiento. Recuperado de http://www. http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001419/141908s.pdf
Organización de las Naciones Unidad para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2013). Enfoques estratégicos para las TIC en educación en América Latina y el Caribe. Recuperado de http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/ticsesp.pdf
Organización de las Naciones Unidad para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2016). Tecnologías digitales al servicio de la calidad educativa: una propuesta de cambio centrada en el aprendizaje para todos. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002451/245115S.pdf
Sánchez, J. (1992). Informática Educativa. Santiago de Chile: Editorial Universitaria.
Sierra, R. (julio-diciembre, 2007). La estrategia pedagógica sus predictores de adecuación. Varona, 45, 16-25.
Spiegel, A. (1997). La Escuela y la Computadora. Buenos Aires, Argentina: Editorial Novedades educativas.
Steffens, K. (2001). Self regulation and computer based learning. Anuario de la Facultad Psicología de la Univeristat de Barcelona, 32(2), 77-94.
Tobón. S. (enero-diciembre, 2007). El enfoque complejo de las competencias y el diseño curricular por ciclos propedéuticos. Acción Pedagógica, 16, 14-28.
Vaillant, D. (2013). Integración de TIC en los sistemas de formación docente inicial y continua para la Educación Básica en América Latina. En UNICEF (Ed.), Programa TIC y Educación Básica. Recuperado de https://www.oei.es/historico/noticias/spip.php?article12869
Vera, F. (2008). La modalidad blended-learning en la educación superior. Recuperado de http://www.utemvirtual.cl/nodoeducativo/wp-content/uploads/2009/03/fvera_2.pdf
Yanes, J. (2007). Las TIC y la crisis de la educación: algunas claves para su comprensión. Recuperado de http://virtualeduca.org/documentos/yanez.pdf.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Uma vez que o artigo seja aceito pela Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia, os autores atribuem os direitos de publicar e distribuir o texto eletronicamente, bem como arquiválo e tornálo acessível on-line.
Os autores podem distribuir seu próprio material sem solicitar permissão ao periódico, desde que seja mencionado que a versão original pode ser encontrada em https://revedupe.unicesmag.edu.co/index.php/EDUPE/issue/archive
Todos os conteúdos da Revista Eletrônica de Educação e Pedagogia são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution 4.0 e podem ser usados gratuitamente, dando os créditos aos autores e à Revista, conforme estabelecido nesta licença.