Reflexões sobre os processos de ensino/aprendizagem na educação à distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050910

Palavras-chave:

Competências, metodologia a distância, TIC, processo de ensino / aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os processos de ensino em educação à distância. A metodologia utilizada é uma revisão teórica onde aspectos relevantes foram identificados no processo de ensino/aprendizagem na modalidade de educação à distância; um modelo que tem características que o diferenciam da educação presencial: como a exigência de maior autonomia por parte do estudante para o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem, sendo o estudante quem define seu próprio ritmo de
trabalho e o lugar de encontro entre os atores: professores/estudantes são mediados pelas TIC. Como constatação, verificou-se que as universidades na Colômbia, tanto públicas quanto privadas, enfrentam o desafio de elaborar um currículo que gere competências genéricas e específicas que garantam o exercício de um profissional capaz de contribuir para o desenvolvimento dos contextos em que operam. Pode-se concluir que o ensino à distância marca outros processos de acompanhamento e de assessoria pelo tutor e, em maior medida, com a gestão do processo de ensino-aprendizagem, principalmente o que visava fortalecer uma cultura de pesquisa como condição “sine qua non” do trabalho da academia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Álvarez, P. (2012). La función tutorial en la universidad: Una apuesta por la mejora de la calidad de la enseñanza. Editorial EOS Gabinete.

Arendt, H. (2005) ¿Qué queda? Queda la lengua materna, en Ensayos de comprensión. (A. Serrano-De Haro, trad.). Editores Madrid.

Bauman, Z. (2012). Daños colaterales. Desigualdades sociales en la era global. Fondo de Cultura Económica

Bloom (1956). Taxonomy of Educational Objectives, Handbook 1: Cognitive Domain. Longman

Brunner, J. (2005). Tendencias recientes de la educación superior a nivel internacional marco para la discusión sobre procesos de aseguramiento para la calidad. Editorial Universidad Adolfo Ibáñez https://www.utn.edu.ar/images/Secretarias/SACAD/ Planemiento/Reformulacion/TendenciasNacionales/Articulo-Brunner.pdf

Cabrero, J. (2016). ¿Qué debemos aprender de las pasadas investigaciones en Tec¬nología Educativa? RIITE. Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, 0, 23-33. http://revistas.um.es/riite/article/view/256741/195591

Cerda, M. (2011). Nosotros los maestros. Concepciones de los docentes sobre su que hacer. Editorial: Colección educación.

Coll, M. (2013). Aprender Contenidos, Desarrollar Capacidades. Editorial Edebé

Collison, G. (2000). Facilitating Online Learning: Effective Strategies for Moderators. Atwood Publishing.

Cruz, E. (2015). Las competencias del profesorado universitario: un enfoque desde la perspectiva del alumnado, análisis de un centro universitario. [Tesis doctoral, Uni¬versidad del país Vasco]. https://addi.ehu.es/handle/10810/18253

Decreto 1330 de 2019 [Ministerio de Educación Nacional]. Por el cual se sustituye el Capítulo 2 y se suprime el Capítulo 7 del Título 3 de la Parte 5 del Libro 2 del Decreto 1075 de 2015 -Único Reglamentario del Sector Educación. 25 de julio de 2019.

Díaz, L. & Blázquez, F. (2015). Are the Functions of Teachers in e-Learning and Face-to-Fa¬ce Learning Environments Really Different? Educational Technology & Society, 12(4), 331–343. https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.544.2836&re-p=rep1&type=pdf#:~:text=As%20a%20general%20conclusion%2C%20no,in%20 programming%20the%20learning%20process.

Freire, P. (1997). Cartas a quien pretende enseñar. Editorial siglo XXI. http://josemramon. com.ar/wp-content/uploads/Para-educadores-Paulo-Freire-Cartas-a-Quien-Pre¬tende-Ensenar-2002.pdf

Garrison, T. (2017). Critical thinking, cognitive presence, and computer conferencing in distance education. American Journal of Distance Education, 15 (1), 7-23.

Gómez, J. (2016). Caracterización de las prácticas evaluativas de los docentes de la Institución Educativa los Palmitos, Sucre – Colombia. Revista CECAR, (13), 96-106. http://revistasolds.cecar.edu.co/escenarios/article/viewFile/39/35

González, E. (2016). Formación del Tutor, para la educación a distancia y los ambientes virtuales de aprendizaje en la universidad colombiana. Fundación cultural Javeriana. https://www.redalyc.org/html/869/86900713/

Habermas, J. (1989). El Discurso Filosófico de la Modernidad. Editorial Taurus.

Hernandez, G. (1997). Módulo Fundamentos del Desarrollo de la Tecnología Educativa (Bases Psicopedagógicas) Editorial ILCE-OEA

Hoofer, E. (1983). Verdad imaginada. Hopewell Publications

Instituto internacional para la Educación superior en América Latina y el Caribe. (IE¬SALC, 2018). Informe de educación. https://www.iesalc.unesco.org/2019/07/17/ coleccion-cres-2018-tendencias-de-la-educacion-superior-en-america-lati¬na-y-el-caribe-2018

Ley 30 de 1992. Por la cual se organiza el servicio público de la Educación Superior. 29 de diciembre de 1992. D.O. No. 40700.

Marquéz, P. (2012). Los docentes: funciones, roles, competencias necesarias, formación. Editorial Universidad Autonoma de Barcelona. https://www.uaa.mx/direcciones/ dgdp/defaa/descargas/docentes_funciones.pdf

Martínez, A. (2012). Práctica pedagógica: historia y presente de un concepto. Perspectivas teóricas. Ecoe Ediciones.

Ministerio de Educación Nacional (MEN, 2014). Revolución educativa 2010 – 2012 acciones y lecciones. Centro Administrativo Nacional CAN. http://cms-static.colombiaaprende. edu.co/cache/binaries/articles-241342_memorias_RE.pdf?binary_rand=234

Nickerson, M. (1988). On improving thinking through instruction. Review of Research in Education, 15,3-57

Organización de las Naciones Unidas para la educación, la ciencia y la cultura. (UNESCO, 2014). Informe sobre la educación superior en America Latina y el caribe. https// Users/HOGAR/Downloads/informe_educacion_superiorAL2007%20(1).pdf

Ortíz, M. (2015). Prácticas docentes universitarias y la construcción de contextos para el aprendizaje [Tesis doctoral, Universidad Jesuita de Guadalajara] https://rei.iteso. mx/bitstream/handle/11117/1187/TESIS_II_Rosario_Ortiz.pdf?sequence=4

Park, Y. (2016). A pedagogical framework for mobile learning: Categorizing educational applications of mobile technologies into four types. The International Review of Research in Open and Distance Learning, 12 (2), 78-102.

Piaget, J. (1968). Psicología de la Inteligencia. Proteo.

Ramírez, D. (2013). Modelo de Acción Docente para el Desarrollo de Prácticas Pedagó¬gicas Con Medios informáticos y Telemáticos en el contexto Aula. [Tesis doctoral, Universidad Rovira i Virgili]. http:// acdc.sav.us.es/ojs/index.php/pixelbit/article/ download/537/343

Rodríguez, M. (2016). Análisis de la Gestión Educativa en Educación a Distancia con mediación Virtual en Educación Superior en Colombia [Tesis Doctoral, Universidad de Granada] http://hdl.handle.net/10481/45894.

Rojas, M. (2016). Determinación del perfil de competencias del docente universitario, desde la mirada del académico, en el marco de un modelo orientado al desarrollo de competencias de los estudiantes en la Universidad Santo Tomas (Chile) [Tesis doctoral, Universidad Santo Tomas]: file:///C:/Users/Uniminuto/Downloads/TD_ ROJAS_POLANCO_Maria_Priscila%20(1).pdf

Rolandi, A. (2015). Las buenas prácticas mediadas por tecnologías en la Educación Inicial. Universidad de Buenos Aires. http://repositorio.filo.uba.ar/xmlui/bitstream.

Romero, M. (2006). Filantropía y privatización en la cooperación al desarrollo. Revista Debates, 45), 28-31. https://issuu.com/periodicoalmamater/docs/debates_45_ septiembre-diciembre_200

Salgado, E (2015). La enseñanza y el aprendizaje en modalidad virtual desde la expe¬riencia de estudiantes y profesores de posgrado. [Tesis de Doctorado, Universidad Católica de Costa Rica] https://www.aacademica.org/edgar.salgado.garcia/2.pdf

Tobón, S. (2010). Las competencias en la educación superior. Políticas de calidad. Ediciones ECOE.

Tünnermann, C. (1998). La educación superior en el umbral del Siglo XXI. Ediciones Cresalc/UNESCO.

Vera, C. (2014). La Docencia como ciencia productiva en el marco de la responsabili¬dad social del profesor universitario. Escenarios, 12(1), 50-59 https://uac.edu.co/ images/stories/publicaciones/revistas_cientificas/escenarios/volumen-12-no-1/ articulo04.pdf

Zabalza, M. (2013). Competencias docentes del profesorado. Calidad y desarrollo profesional. Editorial Narcea.

Zamora, N. (2014). La formación investigativa de los estudiantes: un problema aún por resolver. Revista Escenarios, (12); 76-85.

Publicado

2021-10-07

Edição

Secção

Artículos de investigación

Como Citar

Reflexões sobre os processos de ensino/aprendizagem na educação à distância. (2021). Revista Electrónica En Educación Y Pedagogía, 5(9), 132-148. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050910

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>